7 cuidados para ter um shih tzu feliz - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

7 cuidados para ter um shih tzu feliz

Dicas simples para garantir a saúde e o bem-estar do seu shih tzu para sempre. Ele merece! Seu shih tzu precisa de cuidados especiais para continuar saudável e feliz Ter a companhia de um animal de estimação é mesmo uma delícia. Fiéis e companheiros, eles não poupam alegria para nos receber, brincar e oferecer carinho. Mas, para fazer tudo isso, precisam estar saudáveis e limpinhos.

Cuidados para ter um shih tzu feliz

 

A veterinária Ivana Carvalho, de São Paulo, selecionou 7 cuidados muito simples que você deve ter com um cachorro da raça shih tzu, para livrá-lo de pequenos desconfortos e até de grandes encrencas. Confira esses cuidados:

1. Limpe bem as orelhas do shih tzu

  
Para prevenir a otite no shih tzu – Uma inflamação no canal auditivo, você deve remover os pêlos do ouvido pelo menos uma vez por mês. Além disso, deve fazer a limpeza do excesso de cera semanalmente, com soluções vendidas em pet shops, e colocar um protetor auricular ou uma bolinha de algodão bem firme na hora do banho do shih tzu.

2. Mantenha o bumbum do shih tzu cheiroso

  

As fezes que ficam grudadas na região do rabo do shih tzu podem disseminar verminoses, doenças de pele, pulgas, carrapatos, que podem causar até anemia no shih tzu. Capriche na limpeza dessa região e faça a tosa higiênica no shih tzu uma vez por mês para diminuir os pêlos do bumbum e da barriga.

3. Fique de olho no pet shop


  • Na tosa do shih tzu, a tesoura e a lâmina devem estar limpas e em bom estado.
  • A escova não deve ter pêlo nenhum. Fungos escondidos ali causam micoses.
  • A temperatura do secador deve ser morna. Fria pode causar gripe e quente, queimadura.
  • O secador não deve apontar para os olhos do bicho. O vento forte pode causar o ressecamento da córnea. Além disso, o secador deve ficar a 30 cm de distância.

4. Corte as unhas das patinhas do shih tzu

      

Se tem habilidade, pode bancar a manicure. Para isso, é preciso ter alicate canino e gel hemostático (encontrado em pet shops). Caso sangre, passe o gel na hora. Tome cuidado com cortes muito rentes. Se não sentir segurança, peça a um tosador para fazer isso.

5. Alimente o shih tzu com ração e lave bem a tigela

    

Hoje em dia, as rações estão cada vez mais elaboradas e nutritivas. Por isso, você pode confiar! Depois da refeição, lave e seque bem o pratinho. A umidade é um prato cheio para fungos e bactérias, que causam uma dor de barriga infernal.

6. Deixe a caminha em ordem

    
Além de acabar com odores desagradáveis, caprichar na limpeza da caminha do shih tzu evita pulgas. A sugestão é lavar a casinha semanalmente com água e sabão.

7. Mande o shih tzu já para o banho

  

Cada shih tzu tem a sua necessidade. Aqueles que vivem em apartamento não se sujam tanto quanto os que ficam no quintal. Em geral, a média é da banho no shih tzu com intervalos de sete a quinze dias.



Fonte do Texto: M de Mulher
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato