Como treinar um cachorro da raça shih tzu passo a passo - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como treinar um cachorro da raça shih tzu passo a passo

Como treinar um shih tzu um shih tzu - Treinar um cachorro da raça shih tzu para aceitar comandos é muito útil. Isso permite que o cão shih tzu exiba boas maneiras quando as pessoas vem para visitar, enquanto você está jantando, e muito mais. Tal como acontece com a maioria dos comandos de obediência, ensinar um cão da raça shih tzu exige muita paciência, tempo e repetições contínuas, especialmente com cães da raça shih tzu.

Sempre use métodos de reforço positivo quando você está ensinando seu cão shih tzu, e tente transformar as lições em um jogo divertido para que seu cão shih tzu queira sempre participar.

5 técnicas para treinar seu shih tzu passo a passo!

  
Vale lembrar também que cachorros da raça shih tzu mais velhos podem exigir mais paciência e repetições do que cães shih tzu mais novos. Um passo a passo para qualquer treinamento pode ser bem útil, seja qual caso for, para o melhor treinamento.


Você vai precisar de uma sala tranquila com algumas distrações, mas muito espaço para se mover, petiscos, o cão shih tzu, e algum tipo de clique sonoro (vários pet shops vendem esse aparelho de treinamento.

Primeiro passo: ensinando o cão shih tzu a sentar

   

Ensinar o cão da raça shih tzu a outros comandos é mais fácil se o seu cão shih tzu já sabe como se sentar. Pode não parecer, mas é um dos comandos mais complexos para se ensinar a um cão shih tzu, e que vai exigir total atenção e orientação ao shih tzu para a ação. Dessa forma, você garante que o cãozinho irá seguir às instruções para outros comandos com mais facilidade.

Para ensinar um cachorro da raça shih tzu a sentar:


  •     Obtenha a atenção do shih tzu com um petisco, combinado com o som do clique.
  •     Em tom de conversa com o shih tzu, dê o comando “senta” ao shih tzu. Seja firme, mas não agressivo.
  •     Para ajudar o shih tzu a entender o comando, gentilmente baixe a parte traseira do shih tzu até ele se sentar.  Quando estiver nessa posição, elogie o cão “Muito bom, senta garoto”.
  •     Cada vez que o sih tzu sentar-se, dê um petisco e carinhos ao cão, ou brinque com ele cada vez que obedecer. Sempre associe os prêmios ao comando “Senta”.
  •     Repita essa atividade várias vezes ao dia.

Pode demorar um pouco, mas todo treinamento exige paciência. Se você não consegue treinar seu shih tzu, não há problema algum em procurar um adestrador ou centro de treinamento. A partir do momento que seu shih tzu aprender a sentar, é hora de passar para os próximos passos.

Treinar seu SHIH TZU não é tão difícil assim, mas vai exigir paciência e uma boa dose de repetições para o SHIH TZU absorver os comportamentos desejados.

Segundo passo: combinando comandos

     

Coloque alguns petiscos em seu bolso, ou esconda em sua mão. Diga ao seu SHIH TZU para se sentar, e quando seu SHI TZU se senta fique a alguns passos de distância, enquanto você dá outro comando. Quando o cão executar a ação desejada, dê um deleite e carinho a ele. Lembrando: comandos que exigem alguma ação física, como deitar ou dar a pata, podem tornar necessário que o dono ajude o shih tzu a chegar à posição com um pouco de carinho e manipulação com as mãos.

Um exemplo de treinamento: com o shih tzu sentado, dê alguns passos para trás e diga “Fica”. Se o seu shih tzu não se mover, diga ok, e chame ele pra perto de você, dando um petisco e carinho. Se o cão te seguir, diga não, leve-o de volta para a área do “sentar” e repita.

Combinar comandos é uma forma eficiente de colocar seu shih tzu na mentalidade de treinamento. Por isso, sempre comece com o comando sentar.

Terceiro passo: a repetição

      

Repita o passo dois várias vezes por dia até que seu shih tzu começa a associar o comando com a ação necessária. Usando nosso exemplo, o shih tzu deve associar o comando “fica” a não se mover. Deixe sempre seu cão saber quando ele pode parar a ação, dizendo “ok” e dando elogios a ele, seguido de uma recompensa.

Quarto passo: treine os comandos separadamente

    

Comece a dar os comandos separadamente, ao invés de sempre associar ao comando “sentar”. Aumente o tempo que o cão tem que ficar na posição do comando antes de quebrar a sequência. Faça isso assim que ele não errar mais os comandos associados. Se não der certo, volte às associações e repita até que você se sinta seguro de separar os comandos novamente.

Quinto passo: manutenção

   

Execute a lição do comando várias vezes ao dia, todos os dias. Uma vez que seu cão dominar o comando por longos períodos de tempo, pratique a lição em outras áreas que tenham mais distrações, como o seu quintal ou na rua. Siga recompensando seu cão com muitos elogios à medida em que as lições progridem, e vá removendo os petiscos pouco a pouco.

Cuidados importantes no adestramento

    

Não tente adestrar o seu shih tzu quando ele está ferido, doente, ou hiperativo. Sempre tente treinar o shih tzu após uma caminhada ou brincadeiras, ou depois que ele teve uma refeição. Você quer que seu cão esteja em um estado de espírito calmo enquanto ensinar os comandos. Lembre-se sempre de usar a palavra de liberação “ok” para deixar seu cão saber que ele pode sair da posição. Você não quer que ele pense que ele pode se levantar quando ele quiser. Se o seu shih tzu parece entediado ou desinteressado, pare as lições para o dia e tente novamente depois.

Você já treinou seu shih tzu? Como fez o treinamento? Quais passos acha mais importantes no treinamento de um cachorro da raça shih tzu?

Fonte do Texto: Estimacao
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato