Como fazer o shih tzu parar de marcar o território? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como fazer o shih tzu parar de marcar o território?

Existem diversas motivações que levam o shih tzu a fazer isto. Conheça quais e como solucionar o problema. Marcar território é um hábito dos shih tzu que pode ter diversas motivações e entender o porquê deste tipo de comportamento é importante e pode ser de grande auxílio para evitar o problema.

Além disso, é necessário que o dono saiba a resposta para a seguinte pergunta: o shih tzu está marcando território ou urinando? As duas coisas são bastante parecidas, porém, para achar uma solução adequada, antes é preciso identificar em qual dos dois casos o seu shih tzu se enquadra.

Uma das principais características da marcação territorial é que a urina é liberada pelo shih tzu em pequena quantidade, ao contrário de quando ele está apenas realizando as suas necessidades fisiológicas.

Razões para a marcação de território



Como já foi dito, existem diversas motivações que levam o shih tzu a ter o hábito de marcar território. Além das razões como o envio de mensagem para mostrar o seu domínio sobre um determinado ambiente, a marcação de território também pode acontecer por motivos psicológicos, como insegurança do animal ou a necessidade de mais atenção por parte dos donos.

Outras razões que podem fazer com que o seu shih tzu marque território são as seguintes: ansiedade, estresse, medo, entusiasmo, territorialidade, socialidade, construção da autoconfiança, emoções e sentimentos de ameaça (que podem ser desencadeados por um novo animal, bebê, visitante, móvel novo, mudança na rotina ou cheiro de outros animais na roupa).

Os shih tzu que passam muito tempo sozinhos em casa também podem desenvolver este comportamento.

Para o shih tzu parar de marcar território



Para fazer com que o seu shih tzu pare de marcar o território dentro de casa, você pode seguir as seguintes dicas:

  • Primeiramente, tente identificar a intenção do seu shih tzu. 
  • Se ele levanta a perna e urina em um objeto (normalmente um móvel, a porta ou a perna de cadeiras), ele está marcando território;
  • A castração de cães não é garantia do fim deste tipo de comportamento, mas pode ajudar no processo de educação do shih tzu que marca território. 
  • Cerca de 60% dos shih tzu castrados mostram uma melhora neste caso e o processo deve ser realizado antes que ele atinja a maturidade sexual. 
  • Se o cachorro for mais velho, castrá-lo não mudará a situação; Quando o shih tzu começar a cheirar, andar em círculos e levantar a perna, assuste-o (batendo palmas bem alto, gritando “ei!” ou balançando uma lata com moedas), mas não deixe que ele o veja fazendo isso;

Ensinar regras e impor limites é essencial, podendo ser feito por um adestrador contratado ou pelo próprio dono.

Fonte do Texto: Clube para Cachorros
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato