Com o que os shih tzu sonham? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Com o que os shih tzu sonham?

Da mesma forma como os humanos, os shih tzu também sonham. No período de sono, os shih tzu precisam descansar para seu sistema imunológico funcionar melhor. Se o shih tzu dormir de forma regular, seu metabolismo e sistema nervoso funcionarão de forma correta.

Os shih tzu dormem em média nove horas por dia, mas podem aumentar esse tempo se ficarem sozinhos sem a companhia do dono.

Os shih tzu têm duas fases de sono: 



Superficial e movimento rápido dos olhos (REM). Na fase superficial o shih tzu fica quieto e alerta, tem uma respiração profunda e ritmada, sua pressão sanguínea, seu metabolismo e atividade cerebral diminuem. Nessa fase, o shih tzu pode acordar em função de estímulos. Esse período leva de 10 a 20 minutos.

Já no segundo período, os olhos do shih tzu se mexem, daí vem o nome "rápido movimento dos olhos". Nessa fase a respiração é considerada mais irregular, rápida e superficial. As vezes eles mexem as orelhas, patas e até fazem alguns barulhos esquisitos.

Sonho do shih tzu




Segundo pesquisas realizadas, cientistas descobriram ondas elétricas no cérebro dos shih tzu parecidas com as dos humanos, sendo possível assim afirmar que os shih tzu provavelmente também sonham. O conteúdo dos seus sonhos ainda é um mistério. Uma das possibilidades é que o shih tzu sonhe com o seu relacionamento com o mundo e com o que acontece no seu cotidiano.

Durante o sono do shih tzu é comum notar as patas contraídas, que podem ser indicar que o shih tzu esta sonhando que esta brincando e se divertindo com o dono ou outro cachorro. Outro tipo de comportamento muito comum é o latido, que pode representar uma lembrança de alguém diferente que entrou na residência. Assim, alguns estudos e pesquisas relatam esse tipo de comportamento e seus significados conforme já foi descrito.

Os shih tzu também podem ter alguns distúrbios do sono como a apnéia que  devido aos seus focinhos achatados. Outra doença é a narcolepsia na qual o shih tzu repentinamente entra em sono profundo.

Fonte do Texto: Cachorro Ideal
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato