4 Problemas de saúde mais comuns do Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

4 Problemas de saúde mais comuns do Shih Tzu

PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SAÚDE QUE O SHIH TZU PODE TER - Sabe-se que cada raça se predispõe á alguns específicos problemas de saúde devido ás suas características.
Os nossos Shih tzu não escapam disso e infelizmente também estão sujeitos a alguns desses males, veremos a seguir:


1. Problemas nos olhos


A forma que os olhos do Shih Tzu tem, lhe traz possibilidades de lacrimenjamento constante, causando manchas nos pelos ao redor dos olhos do shih tzu, além do próprio incômodo causado pelo excesso das lágrimas. E, quanto mais pelos ao redor dos olhos, que ficam entrando, grudados no globo ocular, maior será o lacrimejamento.

Atrofia progressiva de retina que pode reduzir a visão ou levar à cegueira.


A Atrofia Progressiva da Retina (PRA) é um processo lento de degeneração do tecido retinal, de fundo genético, transmitido por genes recessivos. Por isso, em diversos países as entidades de raças exigem que os futuros reprodutores sejam avaliados e os que possuem os genes para a PRA que sejam esterilizados, como forma de diminuir a incidência do problema.

É uma doença que não causa ‘dor’ ao shih tzu, e não provoca manifestações externas como vermelhidão ou aumento da produção de lágrimas. Por isso mesmo, a maioria dos donos de cães não nota nenhuma das etapas da evolução da doença.

Eventualmente, alguns podem notar um brilho anormal que dos olhos de seu cão, causados pela dilatação da pupila, que deixa de reagir de forma rápida aos estímulos.

Os pais de filhotes que quando apresentarem este problema (mesmo que adultos já) devem ser retirados da reprodução.

2. Insuficiência Renal


Aparece já bem cedo, após o desmame, alguns filhotes de shih tzu apresentam os primeiros sintomas, mas, podem se manifestar também mais tarde somente. Perda de apetite, aumento de consumo de água, indisposição, em alguns casos o shih tzu começa a beber a própria urina, a qual fica com coloração bem fraca.

Deve ser tratada o mais cedo possível, pois pode levar o shih tzu à morte, e há casos que o tratamento adequado e cedo reverteram o caso. Um cão com insuficiência renal leve ou moderada pode viver longos anos com acompanhamento adequado.

3. Displasia coxo-femural


Problema de má formação de articulações que fazem ligamento entre coxa, fêmur e bacia. é detectado pelo comportamento do shih tzu, se ele começar a apresentar dificuldade no andar e "queixar-se" devemos levá-lo ao médico veterinário para fazer radiografia ou uma ressonância magnética para o diagnóstico.

Caso você tenha adquirido um filhote que apresente esse problema, você deve por amor á raça comunicar aos proprietários dos pais, pois os mesmos devem ser excluídos da reprodução pois seus filhotes sempre apresentarão este problema que é passado geneticamente.

4. Alergias

Dermatites, são as alergias que mais acometem os Shih tzu. Coceira intensa, podendo aparecer feridas bem feias, mesmo estando limpinho e ele coça-se muito, já deve-se observar se não há pulgas, ou outro problema alérgico que pode ser do material usado em sua higiene.

A falta de secagem total dos pelos do shih tzu também pode ser a causa das coceiras e aparecimento de fungos que causam dermatites. Produtos que usamos na limpeza em casa também podem causar alergias, e podem não ser apenas dermatite, podem ocorrer alergias respiratórias.

Nunca devemos deixar de levá-lo á um veterinário em caso de alguma dúvida em relação á sua saúde pois pode ser fatal a demora.


OBS: Deixei de falar algo importante sobre carrapatos, em caso de você encontrar um carrapato em seu shih tzu, jamais o esprema, esmague-o, este ato pode espalhar ovos por sua casa ou local em que se encontram, ainda mais se não souber se é fêmea ou macho, na dúvida o melhor é pegar uma bolinha de algodão embebido em álcool colocar o carrapato nela e em um pratinho ou local seguro, atear fogo e destruí-lo e qualquer ovo que o nojento transporte.

Shih Tzu/Site:Dog Times
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato