3 Motivos para seu SHIH TZU ficar lambendo as patas - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

3 Motivos para seu SHIH TZU ficar lambendo as patas

Lamber faz parte do comportamento canino, sinalizando várias coisas. Mas nem sempre isso é uma atitude comum.
A lambedura de forma excessiva nas patas é uma atitude que merece atenção dos tutores. O que leva o shih-tzu a lamber a pata?

Presença de parasitas

Pulgas podem causar irritação ao pet, por isso, é importante cuidar da higiene do seu melhor amigo, dando banhos com frequência, limpando os locais que ele costuma ficar e ter atenção nos passeios.

Caso perceba que seu shih-tzu esteja com pulgas, você pode utilizar shampoos, sabonetes e talcos anti-pulgas, além de higienizar o ambiente com produtos adequados para eliminar esse tipo de parasita. Carrapatos e ácaros também podem atacar seu shih-tzu. Fique de olho!

Alergias

Reações alérgicas também podem fazer com que seu shih-tzu tenha coceira nas patas. Pólen e grama, por exemplo, podem causar alergia. Após passear com seu shih-tzu em um gramado, observe se ele passa a coçar as patas.

Isso pode ser um sinal da alergia. Algumas vezes o problema também pode estar ligado à alimentação, vindo de substâncias presentes na ração que o shih-tzu come.

Dor

A lambedura também pode ser uma forma do cão aliviar a dor. Fraturas, luxações, desgaste ou até mesmo problemas na coluna e displasia no quadril podem fazê-lo lamber as patas. É importante que o tutor fique atento ao desconforto do animal, pois ele não consegue falar o que está acontecendo e a lambida é uma forma de sinalizar que algo está errado.

Tédio

Caso o shih-tzu passe longos períodos sozinho, ficando entediado, pode desenvolver atitudes compulsivas, como lamber-se o tempo todo. Esse comportamento pode vir acompanhado de latidos, uivos e coceiras prolongadas.

Para evitar que o shih-tzu passe por isso, evite que ele fique confinado por muito tempo, passeie, faça companhia e, quando não estiver por perto, deixe brinquedos para distraí-lo. Uma peça de roupa do tutor também pode auxiliar, já que ele se sentirá melhor ao sentir seu cheiro.

Para evitar que o shih-tzu se machuque pelo hábito de se lamber, lembre-se: ao menor sinal de incômodo e mudanças no comportamento, procure a ajuda de um veterinário. Ele poderá dar um diagnóstico mais preciso e ajudar a evitar que problemas ainda mais graves tirem a saúde e o bem-estar do seu melhor amigo!

Fontes: Geração Pet
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato