As maiores diferenças entre ter SHIH TZU macho e fêmea - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

As maiores diferenças entre ter SHIH TZU macho e fêmea

Os machos são realmente mais turbulentos? E as fêmeas mais carinhosas? Vários pais argumentam que os meninos são mais energéticos e agitados do que as meninas. E para os PETS, isso também é igual?
Em termos de afabilidade e caráter geral, vários especialistas dizem que a partir do momento que eles são castrados, há pouca diferença entre os gêneros. Ao invés disso, genética e a socialização se feitos desde cedo têm um papel bem mais importante.

Quem lida melhor com crianças? Será que as cadelas são as mais indicadas?



Se você for misturar SHIH-TZU e crianças, é essencial que eles se deem bem. Mas será que um gênero lida melhor com a situação familiar do que outro? Por exemplo, alguns donos acreditam que as fêmeas têm um instinto materno quando o assunto é crianças.

‘Minhas cadelas se relacionaram com todos na família, e têm sido mais dóceis com crianças.’

“Essa crença é simplesmente uma extensão do nosso estereótipo societal de que as mulheres são mais cuidadoras e emocionalmente responsivas.”

Novamente, parece que a socialização é a chave. ‘SHIH-TZU de ambos os sexos que tiveram pouco ou nenhum contato com crianças podem se tornar medrosos, morder ou rosnar defensivamente ou até ficarem animados e tentar pegar o que eles enxergam como brinquedos grandes que se mexem,’ diz Marie Miller da Associação para Treinadores de Cachorros de Estimação.

Os machos geralmente são mais agressivos que as fêmeas?


Existe uma crença grande de que SHIH-TZU machos tendem a ser mais agressivos do que as fêmeas, mas será que é isso mesmo?

Não existem dúvidas: testosterona importa. Ela pode fazer uma grande diferença, induzindo os SHIH-TZU machos a marcarem o seu território, fugirem e brigarem mais. Até nos coelhos, vistos por algumas pessoas como tímidos e pacíficos, pode ser visto comportamentos agressivos entre machos.

Porém, as fêmeas não castradas também têm o seu momento de agressividade. As gatas podem proteger o seu território com vontade e, para coelhos, os sexualmente maduros podem começar a rosnar e morder.

A treinadora e comportamentalista em cães Carolyn Menteith diz: ‘O comportamento das cadelas pode ser mais mutável por conta dos seus ciclos hormonais. Quando cadelas que moram juntas se tornam agressivas umas com as outras, pode ser a agressividade mais potente que nós comportamentalistas lidamos.’

‘Não pode-se generalizar porém, na minha opinião, quando castrados, as diferenças entre os sexos se tornam mais foscas e o temperamento individual, a personalidade e a raça do cachorro se tornam fatores mais importantes do que o seu sexo.’

Quem é mais fácil de treinar? Os machos são mais desobedientes do que as fêmeas?


Se os machos ou as fêmeas são mais dóceis é algo bastante discutido. ‘Algumas pessoas enxergam as fêmeas como sendo mais fáceis de treinar – parcialmente por que os machos comumente são mais distraídos por cheiros e ficam procurando as meninas!‘Na minha experiência pessoal, eu sempre achei os machos mais fáceis de treinar por que eles são mais apegados.’

‘Sejam eles cães ou cadelas, os filhotes precisam ser bem socializados e treinados para eles se tornarem adultos bem equilibrados.’

Até mais tarde na vida, o treinamento pode transformar o comportamento de um SHIH-TZU mais velho e melhorar o seu caráter. Graham Thompson, vice-presidente da Associação de Conselheiros de Comportamento Pet, compartilha sua casa com três fêmeas adotadas.

Quando a Jess, uma Border Collie de um ano e meio entrou na sua vida, ela não confiava nas pessoas ou em outros cachorros.

‘Ela era muito agressiva sobre os recursos – parcialmente por conta da influência genética e parcialmente por conta da sua experiência aprendida de que agressividade funciona.

Ao longo to tempo, eu a ensinei que se ela fosse paciente e esperasse a comida, brinquedos ou atenção, ela conseguiria o que busca no final. Ela agora se dá bem com os meus outros cachorros e é mais carinhosa.’

– Fonte: Petplan UK
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato