7 Coisas que os shih tzu não suportam que os humanos faça! - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

7 Coisas que os shih tzu não suportam que os humanos faça!

Criar um shih tzu é uma das coisas mais gratificantes que podemos fazer. Eles são amigos, fieis, carinhosos e não tem maldade, retribuindo todos os nossos cuidados com muito amor e companheirismo.

Cuidar de um shih tzu exige alguns cuidados muito importantes, tempo e dedicação. E é importante saber que nós, humanos, temos hábitos que os cães não gostam, e que acabam deixando esses fofos estressados ou tristes. Veja abaixo 11 hábitos que as pessoas têm, e que costumam irritar muito os shih tzu.

1 – Usar mais as palavras do que gestos

Os shih tzu não conseguem entender a maioria das coisas que nós falamos. O que eles conseguem compreender mais facilmente é a nossa linguagem corporal.

Eles até podem compreender algumas palavras, se estivermos fazendo gestos ao mesmo tempo. Isso é realmente muito importante, principalmente quando eles fazem algo de errado e queremos dar uma bronca. Se não demonstrarmos isso com o corpo e só reclamar, eles nunca vão entender que fizeram algo errado.

2 – Acariciar o rosto


A maioria dos shih tzu não gostam muito de receber carinho no rosto, principalmente de estranhos. Assim como nós, eles encaram isso como uma invasão de espaço, e costumam inclinar a cabeça para trás e se afastar quando tentamos acariciar o rosto deles.

Outra coisa que eles não gostam é de tapinhas leves na cabeça – isso é realmente irritante e de mau gosto.

3 – Forçar o shih tzu a interagir com cães ou pessoas que ele claramente não gosta


Os shih tzu têm seus melhores amigos, algumas pessoas e outros cães que eles costumam se apegar mais. Por outro lado, eles também têm suas inimizades e costumam demonstrar isso claramente.

É importante não forçar o seu bichinho a ter um convívio que ele não deseja, por exemplo, levar seu shih tzu a uma praça e forçá-lo a brincar com outro shih tzu que ele claramente não gosta.

Uma coisa é incentivar cachorros tímidos ou medrosos a ter um convívio social, outra é forçar uma situação que ele não quer.

4 – Ter pressa na hora do passeio


Sim, às vezes, um simples passeio costuma ser irritante, isso por que os cãezinhos costumam parar várias vezes na rua para cheirar as coisas.

É fundamental não sair puxando o cachorro sem dar oportunidade para ele explorar os caminhos e sem deixá-lo à vontade para fazer suas necessidades, pois a hora do passeio é um momento importante do dia deles.

5 – Manter a guia curta demais


Ao deixar a guia da coleira curta demais, os cães têm a ideia de que estamos tensos, nervosos. Muitas pessoas têm esse hábito, pois, às vezes, os cães puxam demais a guia na hora do passeio.

Mas não é nada bom mantê-la extremamente curta, pois isso acaba deixando os cães com medo, agoniados e desconfortáveis.

6 – Ser estressado demais


O comportamento e a personalidade do dono influencia diretamente na vida do animal. Uma pessoa instável, nervosa e estressada pode deixar o shih tzu agitado, agressivo e com medo, pois eles sentem quando estamos nervosos e são muito sensíveis aos nossos sentimentos. Quanto mais estressado é o dono, mais estressado é o seu shih tzu.

O melhor que podemos fazer é manter a calma durante situações ruins e procurar não transmitir isso para os nossos bichinhos.

7 – Gritar quando ele late


Latir é a forma que os shih tzu têm de expressar suas vontades e seus sentimentos. Muitas vezes é chato ficar ouvindo os latidos dos cães, mas é natural que eles queiram latir, assim como as pessoas precisam falar. É importante ser mais tolerante com os latidos dos cães e não reprimi-los demais.


Fonte: Mother Nature Network

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato