Como saber a idade do shih tzu(a maneira mais utilizada é pelos dentes) - Shih Tzu Brasil Pular para o conteúdo principal

Como saber a idade do shih tzu(a maneira mais utilizada é pelos dentes)

Como saber a idade do shih tzu- O que fazer quando você resgata ou ganha um shih tzu ou adota um shih tzue não sabe a sua idade? A maneira mais utilizada para saber a idade do cachorro é através dos seus dentes. Confira aqui neste post como descobrir a idade canina.

Como saber a idade do shih tzu


Normalmente, quanto mais novo o cachorrinho for, mais brancos serão os seus dentes. Filhotinhos de shih tzu nascem sem os dentes, sendo que eles começam a nascer quando eles têm entre seis e oito semanas.

Dentes permanentes


Logo em seguida, quando eles têm entre três e sete meses de idade, os seus dentes começam a cair. Lá pelos oito meses de idade, o filhote de shih tzu terá todos os seus dentes permanentes.

Além disso, os filhotes de shih tzu possuem menos dentes do que adultos. Enquanto um filhote possui, 28 dentes em média, um cachorro adulto tem por volta de 42 dentes. É importante considarar que quantidade de dentes pode variar dependendo da raça canina.

Com isso, utilizando a quantidade de dentes na boca do cachorro, é possível estimar a idade aproximada do cachorro. Um cachorro com mais dentes tem a tendência de ser adulto, enquanto que outro cãozinho com aproximadamente 28 dentes, normalmente trata-se de um filhote.

Evidências da idade do shih tzu



Entre 1 e 3 anos
Com um ano de idade, os dentes do cachorro começam a perder o branco. Aos dois anos, eles vão estar mais amarelos, sendo que os dentes traseiros são os que começam a amarelar primeiro.

De 3 a 5 anos
De três a cinco anos, os dentes amarelados começarão a se desgastar. Com essa idade o cachorro terá bastante energia e uma pele com bastante elasticidade. Por isso, ele gostará de brincar e fará questão de fazer o seu exercício diário.

Mais de 5 anos
Com 5 anos de idade, o cachorro pode apresentar sintomas de algumas doenças bucais, como mau hálito e gengivas inflamadas. Os seus olhos podem começar a ficar esbranquiçados a partir dos 6 anos. Isso é o resultado de um tipo de esclerose lenticular. No entanto, isso não é catarata e sim um enrijecimento do cristalino, que é mais um sinal da velhice canina.

Shih Tzu é idoso
Entre 10 e 15 anos de idade, os cãezinhos podem começar a perder alguns dentes. O pelo do cachorro estará bastante acinzentado. Ao mesmo tempo, ele terá pouca energia para brincar e passear, preferindo passar a maioria do seu dia descansando e dormindo. Os cachorros idosos vão perdendo sua energia com o passar do tempo. Eles vão começar a dormir mais, além de se movimentar mais devagar.

Para estimar a idade do cachorro você ainda pode verificar mais alguns detalhes importantes, como aumento de peso, doenças caninas que indicam a velhice, como artrite canina. Você precisa saber se o cãozinho teve algum tratamento dentário alguma vez, pois isso pode fazer com que faça uma estimativa equivocada da idade do cachorro.

O gasto nos dentes e nas suas gengivas é afetado pelos hábitos e pela alimentação do cachorro. Além disso, o crescimento dos dentes de filhotes varia entre as raças. É importante entender que essas características variam muito de acordo com a raça e pelo tamanho do cãozinho e que elas serão responsáveis pela expectativa de vida dele. Uma boa opção para saber com mais precisão a idade do seu cãozinho, é levá-lo ao veterinário, pois ele possui mais recursos para uma estimativa correta.

E então, o que achou do post? Deixe seu comentário logo abaixo! Curta nossa fanpage, siga-nos no Instagram e receba dicas e notícias nas redes sociais.

Texto:portaldoscaesegatos
Tabela

Recomendamos