Coprofagia: Por que meu Shih Tzu come cocô? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Coprofagia: Por que meu Shih Tzu come cocô?

Saiba os motivos pelos quais seu shih tzu come cocô e como resolver esse problema.

A Coprofagia é o hábito que muitos shih tzu adquirem de ingerir suas fezes, o que deixa os tutores bastante preocupados, por questões de higiene e também por questão de saúde. Mas por qual motivo os cães adquirem este hábito?

Temos vários motivos para que os shih tzu desenvolvam este habito, pode ser por imitação, por falta de enriquecimento ambiental, problemas no aparelho digestivo, entre outros.

Quando filhotes, a mãe do cãozinho costuma lamber o xixi e comer o cocô do filhote, para manter o ambiente mais agradável para o shih tzu, alguns cães ao verem essa prática passam a acreditar que isso é correto e que é assim que devem agir.

Alguns shih tzu passam muito tempo sozinho em casa, paramos pra pensar é um tempo bem entediante, sabemos que por causa da rotina do dia a dia, é impossível ficarmos 24 horas com o shih tzu, para isto precisamos enriquecer o ambiente ao máximo, evitando que o cão se sinta entediado. Existem vários brinquedos que servem para deixar o cão bastante distraído como, por exemplo, brinquedos interativos.

Algumas rações de marcas menos conhecidas, ou que não sejam ao menos uma ração premium, elas possuem poucos nutrientes e muitas vezes estes nutrientes não são totalmente absorvidos pelo sistema digestivo do cãozinho, e costumam sair junto das fezes, isto faz com que o cãozinho sinta a necessidade de se alimentar delas.

Algumas raças têm tendências a adquirir este habito, a exemplo os Shih-Tzus, Maltês e os Lhasa-Apso.

Lendo os motivos para os shih tzu adquirirem este hábito, podemos chegar a solução, ou melhor, podemos chegar a um novo hábito que irá eliminar o hábito coprófago.

As soluções para evitar que o seu shih tzu coma cocô são:




1) Manter o ambiente do shih tzu sempre limpo;

2) Melhorar o ambiente do shih tzu, com brinquedos interativos;

3) Melhorar a parte física e cognitiva do shih tzu;

4) Procurar um veterinário para avaliar se tem a ver com a ração que o shih tzu se alimenta.


Texto: Petiko
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato