Tudo sobre a coprofagia (Comendo fezes) - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Tudo sobre a coprofagia (Comendo fezes)


Você sabe o que é a coprofagia? Antes de ver as dicas, é preciso que você saiba do que se trata. A coprofagia é um hábito que alguns shih tzu desenvolvem de comer as próprias fezes ou a de outros animais. Seu shih tzu pode estar tendo esse comportamento por diversos motivos, por isso, é preciso prestar muita atenção.


Possíveis causas da coprofagia:

  • Necessidade de atenção
  • Estresse
  • Simples curiosidade
  • Deficiências na produção de enzimas digestivas
  • Verminoses
  • Consumo de ração de baixa qualidade
  • Realização de poucas refeições ao dia.


1. Seu cão pode ter algum problema de saúde


A coprofagia pode estar associada a problemas no aparelho digestivo ou à falta dos nutrientes necessários em sua alimentação.
Quando perceber que o seu shih tzu anda comendo fezes, faça uma visita ao veterinário, para que ele possa examiná-lo e ter certeza de que tudo está certo com a saúde do seu amigo.Caso haja algo fora do comum, como verminose ou problemas digestivos, o veterinário poderá receitar um remédio que ajude o seu shih tzu a melhorar.

2. Coprofagia por problemas comportamentais


Descartado qualquer problema de saúde, podemos partir para os aspectos comportamentais. O shih tzu pode estar agindo dessa forma por algumas razões, entre elas, para chamar a atenção dos donos. Se essa for identificada como a razão do problema, evite broncas. As correções são uma forma de dar atenção ao cachorro, que é exatamente o que ele deseja, ou seja, ele se sentirá recompensado pelo comportamento indesejado, o que agravará a situação.

3. Você pode ser o problema


Infelizmente, esse problema pode, sim, estar sendo causado por você. Muitas vezes, quando o shih tzu faz as necessidades no local errado, acaba levando uma baita bronca do dono. Assim, ele pode associar as fezes a algo ruim e, em uma tentativa de esconder o que fez de “errado”, comer o que não deve. Procure mostrar ao shih tzu que se aliviar na sua frente não é um problema e que ele não precisa ter medo disso. Assim, você evitará que ele tente esconder a sujeirinha.




4. Mude o foco 


Procure controlar melhor os horários da alimentação do seu shih tzu. Geralmente, os animais fazem as suas necessidades meia hora após a refeição, por isso, quando perceber que ele terminou de se aliviar, interaja com ele. Assim, ele esquecerá das fezes e você poderá fazer com que ele mude de ambiente, para então recolher os dejetos. Repita esse treino até que ele perca o interesse pelas fezes completamente.

5. Não transforme isso em uma competição


Geralmente, os donos querem limpar a sujeira antes que o pet possa chegar perto, porém, isso pode se tornar uma disputa para o seu peludo. Se você limpar as fezes enquanto o amigo ainda está perto, ele poderá entender que está competindo para ver quem chega primeiro, então, sempre limpe o local depois que o seu amigo não estiver mais presente. É sempre muito importante contar com a ajuda de um profissional de comportamento animal, caso a situação se agrave.

Para mudar o comportamento

  1. Uso de medicamento para alterar o sabor das fezes;
  2. Acompanhamento de um adestrador;
  3. Aumentar a distância entre o local de refeições e o “banheiro”;
  4. Durante os passeios, não deixar o cachorro ter contato com fezes.







Fonte:Cao cidadao
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato