Roupinha: a inimiga dos shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Roupinha: a inimiga dos shih tzu

Muitos tutores vestem seus shih tzu ao primeiro sinal de frio.

Fazemos isso pois pensamos que, se estamos com frio, eles também estão.

Será mesmo?

Temperatura máxima


Um dos diversos fatores que devemos levar em conta é a grande diferença de temperatura corporal que existe entre nós e nossos shih tzu.

Enquanto mantemos uma temperatura corporal entre 36,0 e 37,5 °C, nossos shih tzu possuem em média 3 graus a mais, ficando entre 38,5 e 39,5 °C, quando em repouso.

Por existir essa grande diferença, nem sempre nossos pets estão com frio quando nós estamos.

Pelos

O pelo dos shih tzu é um eficiente protetor térmico, seja para o sol ou para o frio.

Portanto, pets de pelagem média à longa possuem um “cobertor” natural, que deve ser levado em conta na hora de se optar pelo uso de roupinhas.

O uso desnecessário de roupas, além de poder levar o shih tzu à um superaquecimento, gera a formação de nós nos pelos, o que traz muito desconforto.

Saúde

Assim como os sapatos, usar roupinha sem necessidade pode gerar alguns problemas de saúde.

Por debaixo da roupinha podem surgir fungos e outros parasitas, desencadeando dermatites nos shih tzu.

Além disso, roupas utilizadas por muito tempo tendem a esconder lesões que, se não tratadas, podem infeccionar e gerar quadros graves.

Quando usar

Você deve estar se perguntando para que servem as roupinhas, afinal.

O uso de roupas é liberado no caso de animais sem ou com pouca presença de pelos que residem em regiões mais extremas, como no sul do país, por exemplo.

ATENÇÃO: Shih tzu idosos e filhotes costumam ser mais friolentos. Nessas condições o uso de roupinha é permitido, desde que seja trocada com frequência, devidamente higienizada, e retirada ao aumento da temperatura.

Lembre-se que nossos shih tzu não são brinquedos e não devem ser usados como adereços!

Fonte
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato