Shih tzu: guia completo da raça - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih tzu: guia completo da raça

Shih tzu: carinhoso, brincalhão e encantador. O olhar dócil, o focinho achatado e o longo pelo sedoso, típicos do shi tzu, são irresistíveis e conquistam fãs há séculos!

Brincalhão e companheiro, esse cachorro não precisa de muito espaço para se exercitar e, por isso, vive muito bem em pequenas residências, como apartamentos, mas também se adapta em uma casa grande.

O shitzu adora colo e segue o tutor pela casa. Os cachorros dessa raça não gostam de ficar sozinhos por muito tempo e precisam de atenção. São cães que alertam quando estranham algo – o que pode acontecer com certa frequência, dependendo da quantidade de ruídos que ele consegue ouvir de casa.

Educar um shitzu é um desafio que requer muita paciência e amor: ele sabe o charme que tem e abusa disso para tentar conseguir que as coisas sejam feitas do jeito dele.

Guia completo sobre os shitzu:


História dos shitzu
Cores dos shitzu
Temperamento dos shitzu
Convivência dos shitzu
Shitzu Late muito?
Shitzu É destruidor?
Shitzu É agitado?
Saúde dos shitzu
Exercícios dos shitzu
Cuidados com os shitzu
Curiosidades dos shitzu
Preço dos shitzu
Nomes para shitzu

Origem: China
Peso: 4-7 kg
Altura: 20-28 cm
Expectativa de vida: 10-16 anos
Censo Canino

Ranking de popularidade: o shih tzu é a 2ª raça mais popular no Brasil

Nomes mais comuns:


Mel Ted
Cacau Bob
Lola Chico
Bela Nick
Belinha Theo
Nina Toddy
Luna Fred
Maggie Thor
Amora Billy
Julie Luke

Média de idade: a maioria dos shitzu do Brasil tem até 1 ano

Cidades do Brasil com mais shih tzu*:


Anápolis – GO 2,6%
Goiânia – GO 2,1%
Águas Claras – DF 1,9%
Valparaíso de Goiás – GO 1,8%
São José do Rio Preto – SP 1,7%

*A porcentagem foi calculada em relação ao total de cachorros cadastrados na mesma cidade na base da DogHero

História do shitzu


As informações mais antigas sobre o shitzu remetem a documentos, pinturas e objetos de arte datados de 624 a.C. Há duas principais teorias sobre suas origens.

Uma delas afirma que seus ancestrais foram um presente provavelmente comprado no império bizantino e dado por K’iu T’ai, rei de Viqur, para a corte chinesa.

Outra defende que ela descende de cachorros vindos do Tibet. De qualquer forma, foi na China que o shitzu como conhecemos hoje foi desenvolvido.

Durante a maior parte da Dinastia Ming, que governou a China entre 1368 e 1644, esse cachorro foi adotado como animal doméstico e era muito querido pela família real.

Com a Revolução Comunista no país, a raça quase foi extinta. Hoje, todos os shih tzus descendem de 14 cachorros (sete machos e sete fêmeas).

Alguns deles foram importados para a Inglaterra, onde a sua criação começou em 1930. Lá, a raça foi inicialmente categorizada como lhasa apso, mas depois o Kennel Club inglês separou o lhasa apso do shitzu em duas raças distintas.

Cores da raça


Os filhotes de shitzu nascem com a pelagem escura, que vai clareando à medida que eles crescem. No quesito cores, é uma raça bem democrática e não há um padrão definido: todas as combinações são aceitas! Preto, cinza, marrom, vermelho, prata, branco e malhado são as tonalidades mais frequentes.

Temperamento do shitzu


Charmoso, o shitzu traz alegria e diversão para a casa. Está sempre disposto a brincar ou a ficar no colo – o importante é estar por perto da família!

É um cachorro que costuma latir para as novidades, o que faz dele um verdadeiro cão de alerta. O adestramento pode ajudar a diminuir a frequência dos latidos.

Aliás, o cachorro dessa raça costuma ser fácil de treinar, mas também pode apresentar certa teimosia e perder o foco com facilidade. Isso pode dificultar um pouco o processo.

Como às vezes pode ser teimoso, ele é conhecido por ser um desafio para educar – o que requer muito amor e paciência. Como é comum, os melhores resultados são obtidos quando o shitzu é elogiado e recompensado ao acertar.

A raça com crianças, estranhos e outros animais


O shitzu se dá bem com todo mundo, o que inclui outros animais, pessoas estranhas e crianças. A socialização desde filhote é muito benéfica não somente para ele, mas também para qualquer cachorro.

Em se tratando de crianças muito pequenas, é preciso tomar cuidado para que elas não machuquem os olhos do shitzu, ainda mais se o cachorro for um filhote.

O shitzu late muito?


O shitzu late para avisar quando nota algo diferente. É um cão de alerta e para ele muitas coisas podem ser novidade, inclusive a voz de um vizinho.

Por isso, controlar a frequência e intensidade do latido do cachorro é importante, especialmente para quem vive em apartamento, para não incomodar outras pessoas. Para essa missão, o adestramento é o melhor aliado.

A raça é destruidora?


Não. É uma raça tranquila, contanto que diariamente tenha atenção e atividades suficientes. Afinal, é um cão de companhia e adora passar o tempo com a família!

O shitzu é agitado?


Como não tem tanta energia quanto outras raças, o shitzu tem pouca exigência de atividade. Não é um cão agitado e prefere ficar no colo do tutor. O shitzu faz parte das raças de cachorro com focinho achatado, o que quer dizer que ele tem dificuldades para respirar e não pode fazer exercícios muito longos ou intensos.

Ao mesmo tempo em que é fã de brincadeiras, também pode ficar tranquilo e satisfeito no canto, dormindo esparramado em algum canto da casa.

Saúde do shitzu


O shitzu é saudável e não tem grandes problemas de saúde. Nesse aspecto, os principais destaques são a tendência à coprofagia (quando o cachorro come o próprio cocô ou de outros cachorros) e o focinho “amassado”.

Como outras raças de cachorro, pode sofrer alguns problemas de saúde. Confira os principais:

– Focinho achatado: assim como o buldogue francês, o buldogue inglês, o pug e outros, o shitzu faz parte do grupo de cachorros que tem focinho achatado (síndrome braquicefálica).

Isso dificulta a respiração e o deixa mais sensível ao calor, frio e umidade intensos. Pelo mesmo motivo, ele não pode fazer exercícios físicos muito intensos (como corridas vigorosas).

– Comer cocô: o Shih tzu é propenso à coprofagia, nome dado ao ato de comer cocô. Os motivos são os mais diversos, mas o problema tem solução.

– Dentes: o cuidado com os dentes de um shitzu não é diferente do que deve com todos os cachorros: o hábito de escovar os dentes os protege do tártaro e de infecções, além de afastar o mau hálito.

– Unhas: devem ser cortadas regularmente para evitar que cresçam demais e atrapalhem a locomoção do cachorro.

Nível de exercícios do cachorro


O shitzu mantém a forma com exercícios que devem ser realizados em curtos períodos, uma ou duas vezes ao dia. É um cachorro que precisa ser estimulado para se manter ativo; por isso, brinque com ele!

Pouco mais de 1 km por dia em caminhadas, ou 9 km por semana, são suficientes. A sugestão é de 30 minutos de atividades diárias, incluindo brincadeiras. Lembre-se de que o focinho amassado causa dificuldades na respiração do shih tzu, por isso ele não deve ser exposto a exercícios muito intensos ou por longos períodos.

Cuidados com o shitzu


Os longos pelos do shih tzu demandam grande parte dos cuidados com a raça. É importante dizer que ele não solta muito pelo, mas ao atingir a maturidade, a queda se acentua por um curto período de tempo, para que os pelos jovens sejam substituídos pelos de um adulto.

– Colo: é sempre bem-vindo, mas é melhor não abusar muito. O hábito pode provocar problemas de coluna no cachorro e comportamento inapropriado, como latir sem motivo para outras pessoas e animais.

– Banhos: devem ser semanais.

– Olhos: os olhos proeminentes do shitzu não devem ter contato com o topete, para evitar irritações. Além disso, a combinação desse aspecto com o focinho curto deixa os olhos expostos.

Cuidado com os lugares em que ele vai farejar, para que os olhos não sejam feridos em quinas ou mesmo em um galho de planta. Mantenha os olhos dele limpos e seque bem quando fizer a higienização.

– Pelos: como o pelo da raça shitzu é longo, a escovação deve ser diária para evitar nós e reduzir o acúmulo de sujeira. O alto nível de manutenção dos pelos exigido pela raça faz com que muitos tutores optem pela tosa.

Para quem prefere manter a pelagem longa, a tosa higiênica é uma opção que ajuda a mantê-lo limpo por mais tempo.

Curiosidades sobre a raça shitzu


– Nome: o nome shitzu significa “leão” em chinês. Eles também são chamados de “the chrysanthemum-faced dog” (cachorro com cara de crisântemo, em português) porque o pelo do rosto cresce em todas as direções.

– Variações: é possível encontrar na internet algumas formas alternativas de grafia, como chitson, cheetos, sitzu, shiatsu, xitsu, chips, chitsu, schutz, shitizu e muitas outras. Todas estão incorretas. Só existe uma forma de escrever o nome dessa raça: shih tzu.

Shitzu: preço e adoção


Quem adorou a raça e quer ter um desses cachorros na sua casa deve se perguntar: quanto custa um shih tzu? O preço de um filhote de shih tzu pode variar de R$ 500 a R$ 4.500 — o valor foi calculado com base no preço dos principais sites de venda do país.

Doghero

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato