10 problemas comuns de saúde do Shih Tzu que você provavelmente não sabe - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

10 problemas comuns de saúde do Shih Tzu que você provavelmente não sabe

Com o nome que significa "pequeno leão", talvez não seja de admirar que os Shih Tzu sejam populares tanto com as famílias quanto com os donos de cachorros.

No entanto, apesar da imagem bastante machista, o pensamento de um leão pode muito bem surgir na mente, certamente não há nada de agressivo nessa adorável raça de cães.

Na verdade, pelo contrário, o Shih Tzu é um amante, não um lutador e você normalmente os encontrará seguindo seu dono de sala em sala, com cauda abanada e muito carinho para compartilhar!

Dito isto, como acontece com qualquer raça de cachorro, o Shih Tzu também vem com certos problemas de saúde hereditária e aqui nós olhamos para os 10 principais problemas de saúde que você pode não saber!

Síndrome das vias aéreas braquicefálicas


Infelizmente, esta raça em particular é propensa a síndrome das vias aéreas braquicefálicas - e, de fato, alguns filhotes simplesmente nascem com ela.

Isso basicamente significa que eles têm problemas respiratórios relacionados principalmente à estrutura geral do corpo e podem incluir pelo menos um dos quatro principais problemas:


  • Narinas estenóticas (onde a abertura das narinas é efetivamente 'beliscada')
  • Palato mole alongado (envolvendo crescimento anormal do tecido do problema na parte de trás da garganta)
  • Laringe desmoronada (em que as cartilagens do pescoço estão enfraquecidas) e
  • Problemas de traquéia (que podem ser anormalmente pequenos ou completamente colapsados)


Normalmente, cerca de metade dos Shih Tzu sofrem desta síndrome particular e talvez seja desnecessário dizer que o tratamento (que geralmente pode envolver cirurgia) pode ser extremamente caro.

Doença do disco intervertebral

Porque eles têm pernas mais curtas, o Shih Tzu é também um alvo principal para IVD (ou "doença do disco intervertebral") em que o disco de trás do cão escorrega e pressiona a medula espinhal. Infelizmente, se drogas anti-inchaço e relaxantes musculares se mostrarem ineficazes, isso pode levar à paralisia total.

Patela de Luxação

Particularmente problemática para cães com peso inferior a 25 quilos, a luxação da patela é uma condição na qual a rótula inteira sai do lugar.

Enquanto filhotes podem nascer com esta condição, pode ocorrer a qualquer momento durante a sua vida útil e em casos mais graves pode levar à deformidade.

Na maioria dos casos, a medicação com esteroides muitas vezes pode levar a uma grande melhora, embora em outros casos a cirurgia seja necessária para aliviar ainda mais o estresse na região do joelho. Em casos como esses, o prognóstico geralmente é bom e o cão pode levar uma vida normal e saudável.

Displasia do quadril

Além de problemas no joelho, o Shih Tzu também pode sofrer de displasia da anca. Isso é basicamente uma anormalidade envolvendo tanto a esfera quanto a articulação do soquete ao redor do quadril, o que pode fazer com que ela saia do lugar.

Esta condição pode começar tão cedo quanto 4 ou 5 meses, embora, uma vez que é principalmente uma doença degenerativa, sinais claros podem não aparecer até os últimos anos do cão.

O tratamento básico pode muitas vezes necessitar de controle de peso básico, exercício controlado e aplicação de calor à área afetada. Se isso não provocar sinais de melhora, a cirurgia pode ajudar, embora com um preço.

Prolapso da Glândula Harderiana

Outra doença comum, que muitas vezes aparece antes de o Shih Tzu atingir os dois anos de idade, é o prolapso da glândula endurecida.

Esta condição particular afeta os olhos do cão, que podem levar ao inchaço, corrimento excessivo e conjuntivite. Se não for tratada, isso geralmente causa cegueira temporária no olho afetado, por isso é importante consultar um médico o mais rápido possível. Na maioria dos casos, o problema pode ser corrigido com cirurgia.

Glândulas Tireóide Irregulares

Infelizmente, o Shih Tzu também é propenso a glândulas tireóides irregulares - o termo comum para o qual é "hipotireoidismo".

Esta condição particular é mais comum em cães mais velhos e pode resultar em ganho de peso, perda de cabelo e fraqueza. Se detectada precocemente, a condição é facilmente controlada por medicação, embora, se não for tratada, pode levar à fatalidade.

Cataratas

Como o Shih Tzu naturalmente tem olhos maiores e órbitas bastante rasas, isso os torna propensos a todos os tipos de condições - não apenas a inflamação, infecções, úlceras da córnea, cataratas e entrópio.

No caso das cataratas, infelizmente não é incomum que o Shih Tzu perca a visão e possa até resultar em cegueira permanente se não for tratada prontamente.

Porque eles têm um rosto tão curto, esta raça particular também é propensa a 'wet eye' (ou 'epiphoria') que simplesmente significa que os canais lacrimais não conseguem drenar corretamente.

A condição também pode ser causada por outros problemas oculares, no entanto, o que significa que eles devem ser verificados regularmente para detectar qualquer sinal de infecção.

Insolação

Devido à sua forma de rosto braquicéfalo, o Shih Tzu facilmente sofre de insolação, por isso é imperativo manter seu cão fora do sol por qualquer período prolongado de tempo.

Urolitíase

Tal como acontece com algumas outras raças de cães, o Shih Tzu também é bastante propenso a urolitíase - ou pedras de cristal e bexiga, que quase sempre levam à infecção.

Isso geralmente é detectado com bastante facilidade, uma vez que os cães com esta condição têm uma necessidade freqüente de urinar e podem apresentar sinais de esforço ao fazê-lo.

Mais uma vez, é aconselhável procurar aconselhamento médico sobre este assunto, uma vez que também pode levar a mais problemas a longo prazo.

Alergias

Finalmente - e tão fofinho quanto eles podem parecer - o Shih Tzu também é propenso a uma série de alergias que, por sua vez, podem levar à dermatite e outras condições de pele.

As alergias podem vir de uma ampla variedade de fontes (e algumas delas podem não ser óbvias), como pólen, sabão em pó, mordidas e até mesmo trigo.

Outro problema importante da pele, literalmente "infecção da pele", é o "pioderma". Isso geralmente é causado por bactérias, micose ou leveduras.

Felizmente, a maioria dos distúrbios de pele é facilmente tratada usando vários métodos (que geralmente são necessários a longo prazo) e pode certamente ajudar a aliviar qualquer desconforto para o seu cão.

Felizmente, em geral, o Shih Tzu é um cão saudável e tem uma expectativa de vida de mais de 10 anos, então, embora você certamente não deva deixar essas condições de lado, é aconselhável saber o que procurar e, mais importante, quando procurar aconselhamento veterinário ou especializado.

Via: shihtzudaily
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato