Traços de personalidade do shitzu: O que esperar dessa raça? - Shih Tzu Brasil Pular para o conteúdo principal

Traços de personalidade do shitzu: O que esperar dessa raça?

Os Shihtzus podem ser pequenos em tamanho, mas são grandes em personalidade. Querendo nada mais do que ser seu melhor amigo, este cãozinho é um companheiro afetuoso, alegre e de temperamento doce. Este artigo vai detalhar a personalidade do shitzu e o temperamento que você deve esperar dessa raça.

A maioria dos criadores concorda que o shihtzu é originário da China antiga, onde, por mais de mil anos, a realeza considerava esses cães como animais de estimação queridos.

Hoje, o shihtzu é consistentemente um dos cães mais populares. Mas o shihtzu é certo para você? Leia para saber mais sobre as características adoráveis e às vezes não tão adoráveis dessa raça.

História do ShihTzu


ShihTzus é uma das 15 raças de cães mais antigas existentes. Apesar de não sabermos a época exata, o que se sabe é que ShihTzus acabou por se integrar ao estilo de vida da realeza chinesa.

Durante séculos e séculos, estes pequenos cães, semelhantes a leões eram bens valorizados entre a nobreza.

Embora ShihTzus seja uma raça orgulhosa, real e digna, de maneira alguma são arrogantes ou pomposos.

Quando as pessoas descrevem ShihTzus como indiferentes, sarcásticos ou agressivos, eles estão fazendo referência a um cão que não foi criado corretamente, foi um produto de criação irresponsável, ou ambos.

Na realidade, o temperamento e a personalidade do shitzu estão longe do que você esperaria de um cachorro que pudesse ser considerado “elegante” ou “mimado”.

Sua história tem um grande papel na construção de sua reputação atual, mas deve-se saber que uma representação mais próxima das características da raça é leal, amorosa e atenciosa.

Personalidade do shitzu


A personalidade do shitzu é uma mistura dinâmica do cachorro de colo atencioso e afetuoso e do companheiro digno.

Dentro de casa, esses bichinhos só querem fazer parte da família. Embora a confiança deles possa ser bastante proeminente, isso não quer dizer que eles sejam arrogantes.

Com isso dito, esses pequenos caninos são encantadores. A personalidade do shi tzu é grandemente influenciada por sua inteligência, pois eles processam o mundo ao seu redor em um ritmo mais rápido do que a maioria dos cães, e eles adoram aprender.

Este é um cão que passa pela vida com a confiança de um leão. É cauteloso, mas entusiasmado com estranhos e ambientes desconhecidos, e expressa o amor por toda a casa.

Enquanto o ShihTzu não é necessariamente tão brincalhão, eles estão sempre prontos para um rápido passeio pela vizinhança ou algumas rajadas de energia dentro de casa. Uma das coisas que fazem do Shih Tzu um animal tão cobiçado é a sua adaptabilidade.

Eles podem viver em praticamente qualquer ambiente e com a maioria das famílias. Eles podem ser um cão de uma pessoa, ou o companheiro da família amável.

Eles são naturalmente confiantes, dignos e afetuosos. Para uma raça de brinquedo, o Shih Tzu expressa uma das personalidades mais completas.

A vida é um jogo. E o shihtzu adora brincar com você!


Se a atividade do dia é brincar de esconde-esconde, o shihtzu está pronto pra isso!

Não deixe que seu tamanho pequeno e sua boa aparência enganem você, achando que são apenas aquecedores de colo e cães de show. Esses pequenos leões gostam de fazer caminhadas e, gostam de passar o tempo correndo na casa.

Não importa qual jogo você escolheu jogar, contanto que você goste, seu shihtzu provavelmente vai gostar também.

Ao treinar seu shihtzu, a consistência e a paciência são fundamentais


A única desvantagem de um ShihTzu é que eles podem ser cães teimosos. Criada para ser a companhia perfeita, quando se trata de treinar essas características, pode tornar o processo um pouco mais difícil.

Quando se trata de aprender comandos básicos, como sentar, ficar e descer, o shihtzu não é rápido em aprender. Os entusiastas da raça culpam a tendência independente do cão.

Mas no livro do autor Stanley Coren “The Intelligence of Dogs”, mais de 200 juízes de obediência profissional classificaram as raças com base em sua treinabilidade como um indicador de QI, e o shihtzu não se saiu tão bem.

De acordo com os juízes, o shihtzu e várias outras raças precisavam de 80 a 100 repetições de um comando antes de finalmente obedecerem apenas 25% do tempo.

O border collie, por outro lado, dominava novos comandos rapidamente, em menos de cinco repetições e os obedecia pelo menos 95% do tempo.

Portanto, ao treinar seu shihtzu, a consistência e a paciência são fundamentais. E esteja preparado para levar mais tempo do que o esperado.

O ShihTzu não é barulhento

O shihtzu não foi criado para ser um cão de guarda, então ele não tagarela, embora ele possa latir para avisar que o carteiro está na porta da frente. Além disso, você não ouvirá muito barulho dele.

Alguns shihtzus podem ser um pouco mais barulhentos do que outros. Mas muitos latidos? Bem, essa é uma história diferente, e geralmente decorre de cães não serem socializados adequadamente.

O Shih Tzu pensa que seus visitantes são visitantes deles

Quando amigos e familiares chegam à sua porta, o shih tzu pensa que o visitam, não você. Ser extrovertido e amigável está em seus genes, é claro, e ele não vê mal em espalhar o amor por aí.

Dê-lhe um presente, esfregue sua barriga ou jogue-lhe um brinquedo estridente e você terá um novo melhor amigo.

Agora conhecendo a personalidade do shitzu, ele pode ser um cão ideal para você adotar. Contanto que você mostre a ele amor, ele o devolverá.

O Shih Tzu é muito companheiro

O shihtzu foi originalmente criado para ser um companheiro, e é aí que ele se destaca. Quando você chegar em casa do trabalho, ele abanará o rabo descontroladamente e seguirá você pela casa com devoção. E quando você se acalma para assistir televisão, ele vai se enroscar alegremente no seu colo.

Ele pode exaltar uma arrogância natural, com a cabeça minúscula erguida e curvada delicadamente sobre as costas, mas quem pode culpá-lo? Se seus antepassados ​​viveram dentro do palácio imperial, descansando em travesseiros de seda bordados o dia inteiro, ele pensaria que você é muito especial também.

Mas não se preocupe. É apenas um ato. O shih tzu realmente pensa que você é o rei ou a rainha em seu mundo.

Verdade seja dita, apesar de quão digno o Shih Tzu pode ser, quão belo na aparência, ou tenha seu lugar na história (tendo sido criado para a realeza chinesa), esses cães são pequenas bolas que só querem amar e ser amadas em troca.

Via: Portal do dog
Tabela

Recomendamos