Saiba por que o nariz do seu Shih Tzu é úmido e gelado - Shih Tzu Brasil Pular para o conteúdo principal

Saiba por que o nariz do seu Shih Tzu é úmido e gelado

Você sabe por que o nariz do seu shih tzu é gelado e úmido? Os donos de cães da raça shitzu geralmente concordam que o nariz fresco e úmido de um cão é um sinal de boa saúde, mas por que exatamente esse nariz canino está sempre molhado?

Por que o nariz do shihtzu é gelado e úmido?


O sentido do olfato é importante para um cão. Por isso, o nariz é muito respeitado na comunidade canina. Ao contrário dos humanos, que dependem principalmente da visão para sobreviver no mundo, os cães usam a visão e o olfato para avaliar o ambiente e se comunicar.

O sentido da visão é de extrema importância para os seres humanos, portanto, o cérebro humano passa mais tempo interpretando dados visuais do que informações olfativas. Os cérebros de cães são exatamente o oposto, concentrando-se no que o cão cheira mais do que no que vê.

O fato é que um nariz em funcionamento é essencial para a sobrevivência dos cães – e o molhado funciona melhor do que o nariz seco.


Os cães têm mais de 100 milhões de locais de receptores sensoriais na cavidade nasal, em comparação a 6 milhões em pessoas. Além disso, a área do cérebro canino dedicada à análise de odores é cerca de 40 vezes maior que a parte comparável do cérebro humano.

De fato, estimou-se que os cães podem cheirar de 1.000 a 10.000 vezes melhor do que as pessoas, em parte devido à presença de uma ferramenta olfativa adicional chamada órgão de Jacobsen que aumenta sua capacidade de cheirar.

O órgão de Jacobsen está localizado dentro da cavidade nasal e se abre no céu da boca atrás dos incisivos superiores. Este órgão incrível serve como um sistema olfativo secundário projetado especificamente para comunicação química.


Os narizes dos shih-tzu funcionam melhor quando úmidos, porque as partículas do perfume grudam melhor nas superfícies úmidas.

Narizes molhados são mais frios


Narizes molhados têm outra vantagem. Eles ajudam a manter um cachorro fresco. Os shih tzu dissipam um pouco de calor através dos pés e ofegam, mas também utilizam as passagens nasais como mecanismo de resfriamento.

Como o nariz fica molhado?


O nariz molhado, portanto, ajuda os cães a cheirar e a ver o mundo melhor. Mas como o nariz fica molhado?

Narizes secretam muco. O revestimento interno do nariz do shih tzu ão contém glândulas especiais que produzem muco para manter os canais nasais úmidos. Uma fina camada de muco se agarra às narinas. Isso melhora a absorção de produtos químicos e melhorando a capacidade de cheirar o cão.


As glândulas mucosas especiais dentro das narinas também produzem um líquido claro e aquoso. Ele auxilia o processo de resfriamento por evaporação.

Shih Tzu lambem o nariz. Parece que alguns cães estão constantemente lambendo o nariz e são muito bons em mantê-los cobertos de saliva. Os cães têm línguas longas que podem chegar facilmente à ponta do nariz, mesmo em raças como Collies que têm narizes muito longos.

Por que eles lambem o nariz?


Os SHIH TZU lambem o nariz para mantê-los limpos, pois essa parte dos cães fica muito sujo. Os cães cheiram tudo, seja comida da tigela ou pólen de uma flor, bem como a poeira embaixo do sofá. É por isso que os narizes de cachorros ficam sujos e precisam de muita lambida para ficarem limpos novamente.

Os shih tzu também lambem o nariz para reunir algumas partículas de perfume dentro da boca. O muco do nariz, carregado de partículas é transportado para o céu da boca, onde o órgão de Jacobsen está localizado.

Lamber o nariz melhora o olfato, facilitando a função deste órgão. A umidade é tão importante para o olfato canino que os cães aprendem a mantê-los úmidos e lambem automaticamente o nariz quando secam!

Via: Portal do dog
Tabela

Recomendamos