9 Tipos de Tosa para Shih tzu Macho - Shih Tzu Brasil Pular para o conteúdo principal

9 Tipos de Tosa para Shih tzu Macho

 A tosa faz parte de um dos cuidados mais importantes voltados aos para os shih tzu. Diferente do que muitas pessoas pensam, a tosa não é focada somente na estética, mas possui uma importância grande. Conheça os tipos de Tosa para Shih-Tzu macho.

No caso da raça Shih-Tzu, tosar é bom para cuidar dos pelos lisos, já que costumam embaraçar facilmente. 

Assim, iremos mostrar algumas formas de corte e a importância deste procedimento para a saúde desta raça, além da diferença na aplicação entre Tosa no Shih-Tzu macho ou na fêmea.

É importante tosar cães da raça Shih-Tzu?

A tosa é algo indicado para todas as raças de cães, mas principalmente para aqueles que possuem pelos maiores, como é o caso do Shih-Tzu. 

O pelo deles têm fios muito finos que podem causar desconforto ao animal. É importante tosar esta raça para que a troca de pelos seja eficaz, além de evitar que embole.

Um fator importante é que também ajuda na locomoção do shih tzu, já que pelos muito grandes podem atrapalhar o movimento, fazer escorregar e causar a impressão de que ele esteja flutuando.

Diferença entre tosa de Shih-Tzu macho e fêmea

9 Tipos de Tosa para Shih tzu Macho

Tosa para shih tzu macho- A tosa no Shih-Tzu masculino é aquela que mantém os pelos do rosto pouco mais baixos, mesmo que não seja uma regra. Existem pessoas que deixam os pelos do rosto mais longos, de forma natural. Isto é, as tosas são as mesmas, mas o cuidado para o macho é diferente.

Tosa para shih tzu fêmea- As tosas para as fêmeas são aquelas que deixam os pelos da cabeça maiores, visando dar liberdade para colocar lacinhos ou coques.

Ao todo, a diferença de uma tosa para a outra é mínima. É importante ressaltar que as mesmas tosas feitas em um macho, podem ser feitas em uma fêmea, com diferentes cuidados e detalhes na hora de fazer. Por isso, a tosa no Shih-Tzu masculino também é realizada na fêmea.

Tipos de tosas para Shih-Tzu -

É inegável que os pelos longos do Shih-Tzu são lindos, e que por conta disso, você pode experimentar diversos penteados que combinam com a aparência dele. A cada tosa seu Shih-Tzu vai parecer um novo.


Tosa no Shih-Tzu macho: estilo leão


Nesta tosa, o corpo do cão é aparado em cerca de 3 a 6 centímetros, enquanto que na cabeça, o corte parece uma juba de leão. 

E o porquê disso? O motivo é que o nome “Shih” significa leão e “Tzu” significa filho, Logo, o corte se baseia em um leão.


Tosa longa com coque

Outro estilo maravilhoso para o seu lindo Shih Tzu é manter o pelo longo com coque. Neste penteado, escovar e aparar os pelos de igual comprimento é necessário. 

Mas observe e procure para garantir que não tenha nada embaraçado. Para conseguir um nó bem prático, o comprimento do pelo deve ser longo. Na parte do rosto, deixe os pelos até o peito.


Tosa no Shih-Tzu masculino: estilo Teddy Bear


Esta tosa é bem fácil, prática e fará com que seu cãozinho pareça um ursinho pela casa. Esse corte combina perfeitamente com a personalidade deles. O pelo é cortado por cerca de 2 a 5 centímetros enquanto o rosto tem 10 centímetros.


Tosa no Shih-Tzu macho: Tosa bebê

A tosa bebê ou Puppy CUt é um dos cortes mais populares aqui no Brasil, mantendo os pelos mais curtos. É feito principalmente em dias quentes, para que não cause desconforto ou calor excessivo no animal.


Seu objetivo é deixar o Shih-Tzu com aparência de filhote. Até 1 anos de idade, os filhotes passam por diversas mudanças estruturais nos pelos e, por acabarem embaraçando, esta tosa pode ajuda na transição.


Tosa higiênica

Esta é focada somente na limpeza e na higiene do seu shih tzu. É uma tosa básica, focada em limpar os pelos, patas e genitálias. Todos os cachorros deveriam fazer.


Tosa shih tzu macho verão

Geralmente é uma tosa pedida em tempos mais quentes, pois os tutores acreditam que manter volumes grandes podem atrapalhar na qualidade de vida, portanto, foi criada a Tosa verão. 

Tal que consiste em deixar o pelo do corpo mais curto, enquanto os pelos do rosto se mantem pouco mais longos.


Tosa no Shih-Tzu masculino: Tosa japonesa

Esta é uma tosa para quem prefere estilo diferente, mas ainda mantendo a beleza. Não é específico para o Shih-Tzu, pois pode ser utilizada em algumas raças como:

O estilo não é muito comum, sendo bem difícil ver por aí. Usa-se em cães com personalidade forte.

A tosa consiste em diminuir os pelos do focinho, deixando liberdade para fazer qualquer outro corpo na região. as patas do shitzu ficam com maior quantidade de pelo dando a impressão de uma bota. 

Algumas pessoas têm preferência por deixar o pelo da orelha mais comprido para fazer alguns penteados, mas isso fica a critério do proprietário.

A tosa japonesa não possui muitos segredos mesmo que seja diferente do comum. O tipo de corte no focinho é feito para que ajude a evitar fungos e problemas na pele.


Tosa média com coque

Este tipo de tosa é bem semelhante a tosa longa com coque, mas com um volume menor. É um estilo de rabo de cavalo curto, com os pelos aparados. 

Pode ser bom quando feito no verão, o que ajudará regular a temperatura do corpo.


Tosa shih tzu macho com acessórios

Caso você queira dar uma aparência diferente e enfeitar o seu Shih-Tzu, a tosa com acessórios pode ser uma ótima escolha. Trata-se de deixar os pelos um pouco maiores para ser mais fácil de enfeitar.

Assim, vale ressaltar que é importante escovar a região, além de dar volume. Nunca estique de mais, pode acabar deixando os pelos quebradiços e repuxar a pele do cão.


Tosa shih tzu macho de inverno

Como a pele do Shih-Tzu é bem sensível, a tosa de inverno serve para manter o pelo aparado durante o inverno, além de não pasar frio.


Tosa no Shih-Tzu masculino: tosa longa

A tosa longa é uma das mais tradicionais e comuns entre os donos de Shih-Tzu, mas claro, para aqueles que preferem manter os pelos desde o nascimento.


A base desta tosa é cortar as pontas para que fiquem perto do chão, deixando uma aparência natural e bonita. 

O problema é que manter assim requer ainda mais cuidados. Geralmente é preciso prestar atenção nos nós formados, sempre desfazendo com os dedos, usando condicionador canino nas mãos. Depois, use um lancinho para pentear cuidadosamente.

Tome cuidado para não puxar e acabar irritando o cão, sempre tome o máximo de cuidado possível.


Via: portaldodog

Tabela

Recomendamos