10 Sintomas de que seu Shih Tzu Está com Verme - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

10 Sintomas de que seu Shih Tzu Está com Verme

 De repente, seu shih tzu, que era alegre, comilão e cheio de energia, ficou tristonho, amuado e sem fome? 

Tais sintomas costumam aparecer em boa parte das doenças e também podem indicar quando é um caso de shih tzu com verme.

“A verminose é um problema muito comum nos cães. E, mesmo que o shih tzu seja vermifugado corretamente, ele sempre está suscetível a novas infestações ao passar por determinadas situações”.

  • Entre esses hábitos, ele cita:
  • Frequentar lugares com grande fluxo de animais, como parques, creches ou canis;
  • Ingerir as próprias fezes ou as fezes de outros animais (coprofagia);
  • Morar ou viajar para região litorânea;
  • Estar com infestação de ectoparasitas (pulgas e carrapatos). 
  • Se o seu shih tzu anda apático e passou por uma dessas situações, ele pode estar com uma verminose.

Quais os sintomas que seu Shih Tzu Esta com Verme?

Além do histórico, alguns sinais podem indicar que seu SHIH TZU está com parasitas no organismo. Entre eles, o especialista cita:

  1. Diminuição do apetite;
  2. Sangue nas fezes;
  3. Presença de vermes nas fezes;
  4. Mudança na textura das fezes;
  5. Perda anormal de peso;
  6. Pelagem fraca e opaca;
  7. Fraqueza;
  8. Abdômen distendido;
  9. Vômito;
  10. Cachorro com o hábito de esfregar o bumbum no chão.

Como visto, alguns sintomas são comuns a diversas outras doenças. Já outros, como a presença de vermes nas fezes, são bastante específicos.

Nesse sentido, é importante destacar que quando um shih tzu elimina vermes pelas fezes, é porque a infestação está em estágio avançado.

Por isso, não espere chegar a esse ponto! Ao perceber qualquer mudança no comportamento do seu filho de quatro patas, leve-o o quanto antes ao veterinário.

Os principais tipos de verminose canina

Ancilostomíase (Ancylostoma caninum)

A infestação ocorre por meio da ingestão de água e de alimentos contaminados ou pela penetração através da pele, de onde o parasita atinge a corrente sanguínea e vai para o intestino.

Essa infestação também é uma das principais causas de anemia em cachorros adultos. E, entre os sintomas estão sangue nas fezes, além de fezes escuras e diarreia.

Toxocaríase (Toxocara canis)

Os ovos desses vermes de formato chato são eliminados nas fezes do animal hospedeiro. Quando ingeridos por um cão saudável, viram larvas no intestino dele e podem atingir a corrente sanguínea.

A verminose é mais comum em cadelas prenhes e em filhotes. Além disso, pode ser transmitida para seres humanos.

Dirofilariose (Dirofilaria immitis)

Trata-se do parasito também conhecido como “verme do coração”, já que é nesse órgão que ele se aloja. A transmissão ocorre pela picada de um mosquito (Aedes ou Culex) que tenha picado, previamente, outro hospedeiro infectado.

Por isso, o uso de repelentes e de vermífugos é especialmente indicado para pets que vivem na região litorânea.

Giardíase (Giardia lamblia)

Não se trata exatamente de uma verminose, já que é causada por protozoários e o cachorro com verme tem remédio indicado pelo especialista.

A transmissão ocorre por meio da eliminação de cistos nas fezes do pet contaminado. Esses cistos são muito resistentes e podem sobreviver por meses nos ambientes.

Diagnóstico e tratamento de cachorro com verme

Não existe um único exame capaz de identificar qualquer tipo de verminose e que aponte como curar cachorro com verme.

Daí a importância de apresentar ao veterinário um histórico completo do shih tzu, para ajudá-lo a chegar mais rápido a um diagnóstico.

Como não é sempre que o organismo libera cistos ou vermes pelas fezes, o exame deve ser feito de forma seriada, coletando-se três amostras em um intervalo de 3 a 5 dias, evitando um falso negativo.

Já para outros tipos de verminose podem ser solicitados exames sorológicos, que identificam, por exemplo, a dirofilariose (verme do coração).

Diagnosticado o problema, o tratamento varia de acordo com o tipo de verminose. E, pode ser administrado apenas um antiparasitário, em dose e frequência recomendadas pelo veterinário.

Somente um médico-veterinário é capaz de identificar o problema e a oferecer um diagnóstico de cachorro com verme mais preciso.

Via:Petz


Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato