O que fazer para o Shih Tzu NÃO recusar a comer ração? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

O que fazer para o Shih Tzu NÃO recusar a comer ração?

Normalmente os shih tzus adoram comer, eles gostam tanto que vivem pedindo comida na hora das refeições do dono, e se não tomar muito cuidado o cão acaba engordando demais e correndo o risco de ficar obeso.

Mas existe o oposto também, e shih tzu que se recusam a comer são muito comuns. Pular uma alimentação é comum, mas passar mais de um dia sem comer já é algo para se preocupar e procurar entender as razões que fazem seu amiguinho não estar comendo.

Nem sempre a razão é alguma doença, e se esse for o único problema apresentado então é provável que ele não esteja doente. Entenda as causas da falta de apetite, o que pode ser feito e como lidar com situações assim. 

Determine os horários das refeições do shih tzu


Shih tzu que não quer comer: Você pode até achar injusto o shih tzu comer apenas naqueles horários, mas na verdade é ótimo para o organismo do canino.

O shih tzu não pode comer a toda hora ou isso pode deixa-lo obeso. O correto é perguntar ao veterinário o que ele acha sobre os horários da ração e da quantidade, de acordo com raça e porte do animal. shih tzu menores não precisam comer tanto.

Determine esses horários, e quando o shih tzu não comer a ração deve ser retirada, ele deve entender que aquele é o momento de se alimentar e que ele não pode simplesmente comer quando desejar. Mantenha a rotina, é ótimo para o organismo do shih tzu.

Não dê sachês e petiscos para melhorar o sabor  

   
Shih tzu comendo petisco
Shih tzu comendo petisco: Muitos cães aprendem que se eles não comerem o humano deles vai se desesperar e colocar um sachê diferente na alimentação, dar uns petiscos ou colocar um pouquinho do almoço de gente pra ele.

Então, o shih tzu muito esperto para de comer pra receber agrados.  Nesses casos persista com a ração nos horários corretos. Nunca dê comida humana ao seu shih tzu sem ter entrado em um acordo com o veterinário sobre o que ele pode ou não pode comer.

Shih tzu quer comida humana

     
Ração para shih tzu
Esteja atento para a qualidade da ração, se tem todos os nutrientes necessários. Shih tzu não tem o paladar tão bom quanto o nosso, o que faz eles quererem comer é o olfato, por isso eles gostam tanto dos petiscos, sachês e do nosso almoço. Por causa do cheirinho.

Mas comida humana, sachês e petiscos ou biscoitinhos não tem os nutrientes que devem estar presentes na alimentação do seu shih tzu. Apenas uma boa ração nos horários corretos pode satisfazer o organismo do seu shi tzu com tudo que o corpo dele precisa.

Essa é comida mais importante de todos os dias, mas assim como uma criança que adora doces e não gosta de alface, ele não sabe do bem que a ração faz a ele.

Shih tzu triste

    
Tristeza afeta o apetite
Tristeza afeta o apetite: Você passa muito tempo fora de casa? Seu o seu shih tzu sente muito a sua falta? Tristeza e até uma depressão podem afetar o apetite do canino. Muitos shih tyzu sentem tanto a falta de seu dono que param de se alimentar, as vezes eles são shih tzu felizes, mas param de comer porque isso chama a atenção do dono.

E uma vez que seu shih tzu não come, você vai ver se tem algo errado com ele, ou seja, um ótimo método para conseguir mais atenção. Tente sempre ter um momento do dia só para vocês dois, brincar muito, correr, passear. 

Uma boa maneira é fazê-lo associar a hora da refeição como algo positivo, um momento dos dois, mexer na ração, dar a comida na mão, ou apenas estar por perto para dar mais segurança, aumenta o laço entre o cão e o dono.

Shih tzu estranha a ração

     
Mudança de ração
Mudança de ração: Se a ração do shih tzu foi trocada por algum motivo, essa pode ser a razão da falta de apetite. Ele pode estar estranhando a nova comida, por isso trocas de ração, seja por indicação do veterinário ou outra razão, devem ser feitas com cuidado.

Nunca de uma vez só, comece colocando 10% da ração nova e 90% da antiga e vá aumentando a nova e diminuindo a antiga a cada dia. Assim o shih tzu se acostuma aos poucos.

As vezes o shih tzu realmente enjoou da ração, nesses casos tente junto ao veterinário uma forma de fazê-lo se alimentar, pode ser que seja realmente necessário trocar a ração, mas sempre fique atento a qualidade do alimento, tente manter a marca que ele está acostumado, variando o sabor.

Shih tzu quieto

    
Doenças caninas
Doenças caninas: Os casos acima são as razões mais comuns para os cães estarem se recusando a comer, é muito mais provável que alguma situação acima esteja acontecendo, do que ele de fato ter alguma doença. Mas fique atento, se depois de tudo isso seu shih tzu ainda não quiser comer significa que ele pode sim ter alguma doença.

E muitas podem ser as doenças que façam o animal perder o apetite, mas esse não será o único indicativo, então procure perceber se ele tem algum outro sintoma como dores, febre ou barriga inchada.

Seu shih tzu pode ter algum problema no olfato, por isso não sente vontade de comer, uma virose ou cinomose, muitas outras doenças podem estar presentes.

Leve-o ao veterinário com urgência e relate todos os sintomas que ele apresentou. Nos casos de doença apenas um profissional especializado poderá dizer o que fazer para a melhora do seu shih tzu.

Fonte do Texto: Web Cachorros
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato