CUIDADO: Doenças Respiratórias nos Shih Tzu agravam-se no Frio - Shih Tzu Brasil Pular para o conteúdo principal

CUIDADO: Doenças Respiratórias nos Shih Tzu agravam-se no Frio

 O período seco e as baixas temperaturas são a porta de entrada para diversas patologias. Ao primeiro sinal de problema, os tutores devem levar o SHIH TZU ao veterinário

Entre a primeira crise respiratória de Hemingway e o diagnóstico de sinusite passaram-se cinco anos

Assim como os humanos, gatos e cachorros também estão sujeitos a disfunções e patologias que comprometem o funcionamento pleno do sistema respiratório.

Raças mais propensas

Luck precisou se submeter a 15 dias de tratamento com medicações até se restabelecer completamente

A médica veterinária Selma Thamires Ferreira, da Clin Pet Águas Claras, afirma que as patologias que afetam o sistema respiratório são comuns não só em gatos, mas, também, em cachorros, principalmente os braquicefálicos ; condição caracterizada pelo crânio largo em relação ao seu comprimento ;, como shih-tzu, pug, buldogue inglês e francês, boston terrier, cavalier, bozer e gatinhos persa. Elas, também, acometem com frequência animais imunossuprimidos, com doenças crônicas, e gatos que têm o vírus da leucemia felina ou da imunodeficiência felina.

Cuidado

A profissional afirma que, neste período mais frio, recebe diversos animais com traqueobronquite, como foi o caso do paciente Luck. ;Sua tutora o levou à clínica assim que começaram os sintomas. 

Após a avaliação e os exames necessários, foi diagnosticada uma bronquite avançada, e o animal precisou se submeter a 15 dias de tratamento com medicações prescritas. 

Pedi, ainda, que os passeios não fossem realizados nos períodos mais frios do dia, no início da manhã e à noite. Depois de duas semanas de cuidados e realização de novos exames, Luck restabeleceu suas funções normais.;

Prevenção

Existem tratamentos para essas e outras patologias ligadas ao sistema respiratório dos cães. A depender do diagnóstico, o uso de remédios, como xaropes, colírios, antibióticos e até antivirais, pode ser recomendado. 

Em quadros mais graves, é necessária a internação para administração de medicamentos e oxigenioterapia. O prognóstico depende do estágio da doença. Quanto mais rápido o animal for encaminhado ao veterinário, maior a chance do tratamento ser efetivo.

Segundo a veterinária, hoje, temos vacinas para prevenir a maioria dessas patologias, tanto nos cães quanto nos gatos, porém, o mais importante para evitar qualquer doença é manter o shih tzu com a imunidade ativa. 

Para isso, é necessário o acompanhamento preventivo com médico veterinário, realizando checape periódico, manter uma alimentação saudável e verificar se o animal está ingerindo a quantidade recomendada de água diariamente.;

Sintomas comuns

Independentemente da estação do ano, doenças respiratórias podem atingir shih tzu aparentemente saudáveis e evoluir para quadros mais graves. 

Por isso, é importante não subestimar os sinais do seu shih tzu e procurar o auxílio veterinário o quanto antes para melhor prognóstico. 

Via: correiobraziliense


Recomendamos