Qual a cor do nariz do shih tzu? - Shih Tzu Brasil Pular para o conteúdo principal

Qual a cor do nariz do shih tzu?

 Há muitos mitos populares por aí que envolvem o nariz de um shitzu, mas nem sempre esses mitos são verdadeiros.  

O nariz de um shitzu não é o indicador de seu estado de saúde, são vários fatores que contribuem para indicar que o shihtzu possa estar doente.

Úmido, quente, seco, gelado, várias são as possibilidades do estado de um focinho de cachorro. Ele também pode variar a cor, e isso traz vários outros mitos sobre o que a cor do focinho do cão representa. Entenda o que o nariz do shitzu quer dizer.

Não se define a saúde do shitzu pelo nariz

Qual a cor do nariz do shih tzu?
Foto:Leiva Ribeiro
Normalmente, o focinho de um shih-tzu costuma ser úmido porque os cães transpiram por ele e pela boca. 

É assim que os shitzu liberam o calor do corpo e equilibram a sua temperatura corporal, por isso sempre parecem ofegantes. 

O ar quente sai pelo focinho, se condensa, vira líquido, e consequentemente acaba ficando mais frio, por esse motivo se sente o focinho do cão geladinho ao toque.

É importante saber que o nariz de um shih tzu varia durante o dia e a época do ano. Quando o clima está muito quente, ou o shih-tzu não está em um lugar com muita circulação de ar, seu focinho tente a ficar mais ressecado, é um fator comum. 

Qual a cor do nariz do shihtzu?

Todos os filhotes de shitzu nascem com o nariz rosa (trufa despigmentada). Se o shitzu possui o focinho escuro, ele também pode sofrer com os efeitos do sol. 

Às vezes pode acontecer de o shitzu aparecer com o focinho mais avermelhado que o normal, e isso causa estranheza e preocupação nos donos. 

De fato, se o shih-tzu está com o focinho avermelhado, não é algo normal. Queimaduras solares ou exposição ao calor excessivo podem avermelhar o nariz do shi tzu, causando irritação e dor. 

Quando isso acontecer, é indicado a consulta a um veterinário para ele poder indicar um bom remédio para ser usado e aliviar o desconforto do shihtzu.

O nariz do shitzu é uma parte delicada do corpo

Alguns donos tem dúvidas quanto ao banho, os procedimentos certos e como proteger o nariz do shih tzu ao dar banho em casa.

  • O focinho, as orelhas e os olhos do cachorro são partes extremamente delicadas que precisam de cuidado extra na hora do banho. 
  • Em primeiro lugar é importante procurar um produto hipoalergênico para passar no animalzinho na hora do banho, para não correr o risco de ele desenvolver alergias. 
  • Depois, durante o banho, deve-se procurar manter os ouvidos e os olhos do cão afastados de qualquer sabão ou água, pois pode machucar e causar uma verdadeira irritação.
  • Alguns donos deixam o shitzu cheirar e esfregar o focinho no sabão, mas isso não é apropriado. 
  • Ao secar com secador, é importante também o dono manter o ar longe do nariz do shitzu, para não ressecar e causar desconforto. 
  • O pelo da frente da cabeça do shitzu seca mais rápido que o do corpo, então não é uma preocupação secar aquela área. Sem falar que é extremamente irritante para o cão receber vento quente ou frio nos ouvidos ou no nariz.

É importante cuidar do focinho dos cães e mantê-lo sempre limpo, pois os bichinhos necessitam muito dele para manter a temperatura do seu corpo estável e para transpirar na hora de se divertir com seu dono.

Via: CachorroGato

Recomendamos