Meu shih tzu se Coça muito mas não tem Pulga - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Meu shih tzu se Coça muito mas não tem Pulga

Shih tzu Sem pulgas, mas com coceira- Na maioria das vezes, o coçar excessivo é sinal de problema dermatológico. O shih tzu pode estar sendo vítima de alergias desencadeadas por fungos e bactérias

Uma coceirinha inocente pode significar mais problemas do que se imagina. Geralmente, os donos de shih tzu associam a coceira a pulgas e carrapatos. Mas não é bem assim. 

“Esse comportamento pode ter vários motivos: alergia, alimentos, fungos, bactérias, dermatites etc.”, explica o veterinário Carlos Muniz. 

Segundo o profissional, a coceira excessiva pode ferir a pele do shih ztu . Uma vez abertas, as feridas são porta de entrada para fungos e bactérias, com consequências perigosas.

Fungos podem deixar o shih tzu  com cheiro ruim e confundir os donos. Um dos mais comuns em cães é a malassezia. “Esse fungo ataca principalmente no ouvido e provoca um cheiro forte. 

As pessoas pensam que o odor é no shih tzu inteiro, mas ele se concentra somente no ouvido”, explica Carlos Muniz. 

De acordo com o veterinário, são necessários banhos terapêuticos, remédios e xampus especiais para recuperar o bem-estar da mascote.

Outro problema muito comum é a dermatite atópica

 “Acomete cães e gatos geneticamente predispostos. Por uma deficiência na barreira cutânea, o animal fica vulnerável a invasão de agentes ambientais, microorganismos e irritantes”, explica o médico veterinário Emanuel Quintela. 

A doença provoca hiper-reatividade da pele, com aparecimento de coceira e lesões secundárias. A dermatite atópica ainda pode vir acompanhada de uma asma ou de rinite alérgica. CUIDADO! A doença não tem cura.

Voltei a trabalhar depois disso minha shih tzu começou a se coçar muito 

Pode ser algo ligado a stress,ansiedade da separação, uma alergia alimentar... uma alergia ao shampoo, produto de limpeza. Você precisa leva-lo ao veterinário para ser examinado, fazer alguns exames, se necessário.

Prevenção para o shih tzu não coça

  • *Manter o shih tzu limpo.
  • *Não deixar o SHIH TZU molhado (eles podem ser alvo de fungos).
  • *Limpar o ambiente com produtos apropriados.
  • *Observar se o shih tzu está se coçando em excesso.
  • *Cuidado com o que você oferece para o seus Shih tzu comer
  • *Visitar periodicamente o veterinário.

Redação: Correio Braziliense

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato