Quantas vezes uma Shih-tzu pode engravidar? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Quantas vezes uma Shih-tzu pode engravidar?

As cadelas shih-tzu são animais monoéstricos, ou seja, apresentam apenas um ciclo éstrico por época reprodutiva. O número de épocas reprodutivas depende sobretudo da raça.Quantas vezes uma shih-tzu pode engravidar? em média uma cadela da raça Shih-tzu pode engravidar 2x por ano.

O que é o ciclo éstrico?

Quantas vezes uma Shih-tzu pode engravidar?
Mamãe do shih tzu: Maira Bianchi

Designamos por ciclo éstrico o período reprodutivo de cada cadela. É composto por quatro fases, nas quais existe oscilação hormonal e ocorrem vários processos que preparam o útero e a cadela shih-tzu para uma possível gravidez. 

Caso a gravidez não ocorra num ciclo, a cadela só poderá ficar gestante no ciclo seguinte. Em média, uma cadela shih-tzu cicla cada 6 meses, ou seja, faz “cio” duas vezes ao ano. E

m cada “cio” ocorre uma ovulação, permitindo que fiquem gestantes caso ocorra cópula com um macho. Desta forma, em média, uma cadela tem dois períodos reprodutivos anuais, podendo gerar duas ninhadas por ano.

Quais as fases do ciclo éstrico e a sua duração?

Pro-estro: fase inicial em que o macho se sente atraído pela fêmea, mas não é correspondido. Tem uma duração média de 9 dias.

Estro: período em que ocorre a ovulação e a fêmea está recetiva para o macho. 

É nesta fase que, caso haja cópula, o espermatozoide é capaz de fecundar o óvulo e gerar um embrião. A ovulação ocorre apenas uma vez em cada ciclo reprodutivo, por isso as cadelas shih-tzu têm oportunidade de engravidar só durante uma curta janela temporal. 

O “cio” que os tutores descrevem como período de corrimento vaginal sanguinolento é exatamente o estro! Pode durar, em média, 9 dias.

Diestro: período que se segue ao estro e que dura 2 meses. Caso haja fecundação do óvulo, é durante este tempo que ocorre a gravidez.

Anestro: fase de repouso e inatividade sexual. O útero, ovários e o organismo das cadelas estão a preparar-se para o novo período reprodutivo que ocorre, aproximadamente, 4 meses mais tarde.

Existe algum problema se a cadela shih-tzu ficar grávida em todos os ciclos reprodutivos?

Como referido anteriormente, a cadela está preparada fisiologicamente para ter, em média, duas ninhadas por ano. Contudo, isso não é de todo aconselhado! 

É preciso dar tempo ao seu sistema reprodutivo e organismo para “descansar” entre ninhadas. O indicado é que cada cadela repouse um ciclo éstrico entre ninhadas, ou seja, ter um “cio” de intervalo entre cada reprodução. 

Além disso, existem fatores que devem ser respeitados para que tudo corra bem, como iniciar a sua vida reprodutiva após o 3º cio (aproximadamente aos 2 anos de idade) e terminá-la até aos 5 anos.

Estes cuidados tornam-se fundamentais se queremos evitar situações futuras que possam por em risco a saúde, não só da cadela shih tzu, mas também das suas ninhadas. 

Ao respeitarmos o ciclo reprodutivo das patudas conseguimos evitar doenças como piómetras, mastites/mamites e tumores de mama e/ou ováricos. As gravidezes são também mais seguras se as cadelas tiverem tempo para se “preparar”!

Quero que a minha cadela shih-tzu engravide, devo consultar um Médico Veterinário?

Siiim! Se quer que a sua cadela tenha filhotes é de extrema importância que seja avaliada previamente em consulta Médico-Veterinária. Poderá mesmo haver necessidade de planear a sua gravidez através de exames complementares de diagnóstico!

Redação: barkyn

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato