Pular para o conteúdo principal

Você vai nos agradecer - 8 Curiosidades sobre o SHIH TZU que você precisa saber

Quem tem um shih-tzu recebe muito carinho, amor sincero e diversão. Apesar de ser clichê, eles viram mesmo parte da família. E, então, conhecer um pouco sobre suas origens, traços e personalidade é um desejo e, praticamente, um dever dos tutores. Por isso, neste conteúdo, vamos falar das curiosidades sobre o Shih-Tzu

Se você está pensando em adotar um animal dessa raça ou quer saber mais sobre o cachorro que já tem em casa, continue lendo abaixo!

Curiosidades sobre o Shih-Tzu: conheça a raça

Instagram:unibowie

Dócil, inteligente e apegado ao dono. Essas são algumas das características do shih-tzu originário da China e que é o nosso foco de hoje. 

É uma das raças mais populares no Brasil, além de se adaptar bem a diferentes cenários. Seja em um apartamento, uma casa pequena ou um grande quintal, o pet estará feliz e pronto para aquela soneca ou para uma brincadeira divertida.

Mas não é só isso! O shih-tzu tem uma série de traços interessantes e que você pode conferir nos próximos tópicos. Vamos lá?

1. É uma das raças mais antigas

Nossa primeira curiosidade sobre o Shih Tzu é muito interessante! Você sabia que essa é uma das poucas raças que existem há muito tempo? Isso mesmo! 

Acredita-se nessa informação porque foram encontradas pinturas e objetos de milhões de anos atrás em que ele aparece. Legal, não é mesmo? Além disso, alguns documentos trazem descrições com sua presença no Império Bizantino, na China.

2. Seu pelo pode ter até 19 cores

O pelo do shih-tzu chama atenção por ser longo e bonito. Mas, além disso, ele pode trazer inúmeras combinações de cores, chegando até a 19. 

Encontra-se em branco com preto, com dourado ou com marrom. Também existem aqueles com tons escuros por toda a pelagem, assim como vermelho, chocolate e cinza. 

Outro ponto relevante é que eles costumam ter uma faixa branca na parte da frente da cabeça ou no rabo.

3. Possui os olhos sensíveis

Essa raça faz parte das braquicefálicas. Para quem não sabe o que significa, são aqueles animais que possuem o focinho achatado. 

Apesar de parecer somente uma particularidade estética, essa condição exige uma série de cuidados de saúde. Um deles é a cautela com os olhos. 

Por serem grandes e expostos, precisam de atenção redobrada com ressecamento e ceratite, uma inflamação na córnea que, se não cuidada, pode gerar feridas graves. Para evitar esse problema, é essencial mantê-los sempre limpos.

4. A inteligência é uma característica forte

Esse pet não é somente um focinho bonito, não! O Shih Tzu é considerado um dos cães mais inteligentes, estando na 70º posição no ranking de inteligência canina. 

Ele ocupa esse lugar porque é capaz de emitir sinais de alerta. Sem contar que é atento à presença de estranhos ou movimentações indesejadas em uma residência. O legal é que isso não o impede de socializar e conviver com várias pessoas.

5. Companheirismo também faz parte da personalidade do animal

Seja com outros cães ou com os tutores, o Shih Tzu é companheiro e amável. Então, se você está procurando um amigo fiel, ele é uma ótima opção.

Além disso, se sua casa já possui outros cachorros, a integração com essa raça deve ser fácil.

6. Amigável, mas teimoso

Uma de suas características não tão positivas é a teimosia, como outros cães de origem chinesa. Para evitar problemas por esse traço de personalidade, é interessante investir no adestramento desde cedo.

 Procure um bom profissional e ensine seu cãozinho os melhores hábitos. Mas não esqueça: é importante ter paciência!

7. Energia não é seu ponto forte

Uma das curiosidades sobre o Shih-Tzu é que ele até gosta de brincar, porém, tudo tem limite, viu? O pet vai curtir caminhadas e diversão, só que, provavelmente, não por muito tempo. 

Logo ele procura sua caminha e tira aquela soneca para descansar. Então, não force muito! O ideal é encontrar um equilíbrio entre os passeios essenciais para cuidar da saúde e o que ele suporta. 

Também é possível tentar alguns estímulos, como bolinhas e outros brinquedos que incentivem o exercício.

8. Ansiedade pode ser um problema para o shih-tzu

Por ser muito ligado aos tutores, ficar longe deles costuma deixar o Shih Tzu nervoso. É a chamada ansiedade de separação, uma condição que aparece frequentemente nessa raça. 

Por isso, nunca deixe ele fora de casa. O bichinho precisa ficar próximo ao dono. Além disso, desde filhote, crie ele para ser independente, assim, esse tipo de situação deve ocorrer com menos frequência.

Redação wayve