Shih tzu é a segunda raça de cães mais querida do Brasil - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih tzu é a segunda raça de cães mais querida do Brasil

Brincalhão, companheiro, irresistível, de pelo sedoso, focinho achatado e ainda, dono de um olhar dócil. Muitas são as características que fizeram do Shihtzu, uma das raças de cães mais amadas pelos tutores de pets nos últimos anos. 


Eles são e sempre foram muito populares na China. A raça é muito antiga, e o nome Shih Tzu, de origem chinesa, significa "pequeno leão". 


Como citado nas lendas, os Shih Tzu dormiam nos pés dos nobres chineses e, até hoje, o propósito de suas vidas é amar e ser amado pelos seus tutores, servindo como um incrível cão de companhia.



O resultado do PetCenso 2021, revela que o charmoso Shih Tzu lidera a preferência (2º lugar) por raças de cães em todas as regiões do Brasil e ocupa seu lugar no ranking (Top 10) nacional (12%).


A pesquisa, desenvolvida pela DogHero, maior empresa do segmento de serviços para animais de estimação da América Latina, que integra o grupo Petlove&Co, reúne uma base de mais de 1,9 milhão de pets cadastrados na plataforma, em mais de 750 cidades do Brasil.

Confira o Top 10 das raças favoritas


  1. Sem raça definida (SRD) - 40%
  2. Shih-tzu - 12%
  3. Yorkshire terrier - 5%
  4. Poodle - 4%
  5. Spitz alemão - 4%
  6. Lhasa apso - 3%
  7. Buldogue francês - 3%
  8. Pinscher - 3%
  9. Golden Retriever - 3%
  10. Dachshund - 2%


O PetCenso apresenta ainda um recorte especial com nomes  populares para  Shih Tzu (fêmeas e machos), são eles:


  1. Mel e Thor (1º lugar)
  2. Nina e Luke (2º lugar)
  3. Luna e Theo (3º lugar)
  4. Amora e Bob (4º lugar)
  5. Meggie e Fred (5º lugar)
  6. Lola e Billy (6º lugar)
  7. Cacau e Nick (7º lugar)
  8. Belinha e Ted (8º lugar)
  9. Maya e Chico (9º lugar)
  10. Jully e Pipoca (10º lugar).


O Shih tzu é um pet que traz alegria e diversão para a casa e se dá bem com todo mundo, incluindo outros animais, pessoas desconhecidas e crianças. Está sempre disposto a brincar ou a ficar no colo - o importante é estar por perto da família.


Brincalhão e companheiro, esse cachorro não precisa de muito espaço para se exercitar e, por isso, vive muito bem em pequenas residências, como apartamentos, mas também se adapta em uma casa grande.


Shih Tzus podem possuir até 19 combinações de cores na pelagem. Os filhotes nascem com a pelagem escura, que vai clareando à medida que eles crescem. No quesito cor, é uma raça sem um padrão definido: preto, cinza, marrom, vermelho, prata, branco e malhado são as tonalidades mais frequentes.


Quando bem cuidados, os cães da raça Shih Tzus podem viver entre 10 e 15 anos. Visitas periódicas ao médico veterinário são recomendadas, principalmente para um bom acompanhamento realizando exames de fezes e urina para verificar a função renal.


Redação Terra

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato