8 sinais que o seu shih tzu dá quando sente frio - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

8 sinais que o seu shih tzu dá quando sente frio

Você conhece os perigos que vêm com o frio e como saber se seu shih tzu está com frio? Nossos cães domesticados dependem de nós para mantê-los protegidos do meio ambiente, o que envolve fornecer calor a um cão.

Quando o seu shih tzu estiver com frio, ele mostrará sinais para que você saiba que precisa ser aquecido.

Ao contrário da crença popular, os shih tzu ficam resfriados com muito mais frequência do que muitos donos de animais supõem. Só porque o shih tzu tem muito pelo não significa que ele está completamente protegido das temperaturas frias.

Eles podem lidar com o frio leve por um curto período de tempo, mas, eventualmente, seu shih tzu ficará com frio e você precisa estar atento aos sinais para evitar mais complicações.


Veja como saber se seu shih tzu está com frio e os riscos de permitir que seu cão chegue a esse ponto.


Riscos associados ao clima frio


Independentemente da quantidade de pelo que seu shih tzu tenha, ele ainda é suscetível ao clima frio. Os cães ficam com frio, perigoso para cães menores ou cães com pelos curtos e finos.

Hipotermia. Na maioria das vezes, quando os shih tzu são expostos ao frio por muito tempo, correm o risco de hipotermia.

A hipotermia ocorre quando a temperatura do seu shih tzu cai muito abaixo da temperatura normal do corpo.

A temperatura corporal normal do shih tzué de cerca de 38 a 39 graus Celsius.

Quando um cão shih tzu tem hipotermia, sua temperatura cai entre 35 a 37 graus. A hipotermia pode ser mortal para os shih tzu, por isso é importante ter cuidado e estar atento aos seus sinais, e saber se o seu cão está com frio.

Queimadura por frio. Este é outro risco associado ao clima frio. A queimadura por frio ocorre quando o corpo redireciona o fluxo sanguíneo para os órgãos mais importantes do corpo.

Doença. Os shih tzu podem ficar doentes com o frio. O clima frio em si não deixará seu cão doente, mas cria um ambiente para os germes se prenderem ao seu cão.

A maioria dos shih tzu apresenta resfriado com espirros, fraqueza e secreção dos olhos e do nariz. Esses são sinais de resfriado ou gripe canina, ou outra doença.

8 sinais claros de que seu shih tzu pode estar com frio

Aqui estão algumas das coisas a serem observadas, como saber se seu cão está com frio nessas condições e a melhor maneira de evitar que seu cão fique com frio.

1) Clima

A coisa mais importante a observar é como está frio lá fora. Se estiver muito frio para você ficar do lado de fora, está muito frio para o seu shih tzu ficar do lado de fora.

Mesmo com pelos, alguns shih tzu ainda sentirão muito frio ao ar livre. Independentemente disso, seu shih tzu não deve ser deixado do lado de fora sozinho durante o tempo frio.

2) Tremedeira

Os shih tzu mostram uma reação visível ao frio. Se o seu shih tzu está tremendo, é provável que esteja frio demais para ficar do lado de fora.

A agitação excessiva é outra maneira de seu shih tzu mostrar sinais de que pode estar com muito frio. Não deixe seu cão ficar com frio no minuto em que você o vir tremendo; você deve trazê-lo para o calor.

3) Orelhas frias

Mesmo quando os shih tzu estão com frio, seu corpo pode ficar quente ao toque devido ao pelo. Se você não sabe como saber se o seu cão está com frio ou não tem certeza se está, apalpe suas orelhas.

Quando as orelhas estiverem frias, principalmente nas bordas, é hora de trazer seu shih tzu para dentro.

Se o corpo deles estiver frio ao toque, eles definitivamente estão frios e devem ser trazidos para dentro imediatamente. Seria ideal para oferecer ao seu cão um cobertor quando ele estiver dentro.

4) Movimentos lentos

Outra boa dica de como saber se seu shih tzu está com frio é observar os movimentos dele. Seu shih tzu parecerá que não quer ficar do lado de fora quando estiver com frio. Você verá seu cão andando devagar.

Se você estiver do lado de fora com seu shih tzu e perceber que ele está tentando se esconder atrás ou embaixo de objetos diferentes, é provável que ele esteja tentando se proteger do frio.

5) Enrolando-se

Quando os shih tzu estão com frio, eles tentam se aquecer com o calor do corpo.

Se você notar que seu shih tzu se enrola em uma bola quando está do lado de fora ou está curvado com o rabo dobrado, é muito provável que ele esteja com frio.

Quando você perceber isso, seria aconselhável levar seu shih tzu para dentro de casa para se aquecer o mais rápido possível.

6) Mancando

As patas de um cão são suscetíveis ao clima frio e você deve sempre tomar precauções para cuidar das patas do seu shih tzu.

Se as patas do seu cão estiverem desprotegidas e o chão estiver mais frio do que o ar, o seu shih tzu ficará com frio muito mais rápido.

Quando seu shih tzu começa a mancar, eles estão tentando lhe dizer que suas patas estão com muito frio, e é um sinal de que seu cão está com muito frio.

7) Choramingar

Quando os shih tzu ficam desconfortáveis devido ao frio, eles tentarão avisá-lo. Eles podem fazê-lo choramingando ou latindo.

Se o seu shih tzu começar a se comportar de forma anormal sem qualquer motivo claro, considere se ele pode ser exposto a muito frio ou vento frio.

Shih tzu com frio pode parecer agitados ou ansiosos. Você deve ajudar seu cão a se aquecer se notar esses sinais.

8) Sonolência/letargia extrema

Finalmente, outro sinal claro de como saber se o seu shih tzu está com frio é se o seu cão shih tzu parece estar extremamente sonolento ou letárgico, e isso pode ser muito sério.

Este é provavelmente um sinal de hipotermia, não apenas o seu cão shih tzu estar com frio. Outro sinal de hipotermia é a falta de jeito.

Quando você perceber isso, você precisa trazer seu cão shih tzu para dentro imediatamente para que ele possa se aquecer.

Leve seu shih tzu ao veterinário ou chame um veterinário imediatamente se ele estiver rígido, tiver dificuldade para respirar ou mal estiver se movendo. Tomar medidas rápidas pode salvar a vida do seu shih tzu.

Como saber se meu shih tzu está com frio em casa?

Alguns sinais de um shih tzu frio incluem uma postura curvada e rabo dobrado, tremores, busca de abrigo, não querendo andar e choramingando ou latindo.

Os shih tzu ficam resfriados à noite?

Alguns shih tzu podem sentir frio à noite, especialmente aqueles com pelagem fina. Se você está preocupado com isso, dê ao seu shih tzu um cobertor em que ele possa se aconchegar.

Redação top do gtips


Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato