Mudança de dentes do Shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Mudança de dentes do Shih tzu

Você sabia que os shih tzu também trocam seus dentes? Essa fase acontece do quarto ao sexto mês de vida do shih tzu, quando os dentes decíduos caem e dão lugar aos permanentes. 


“Os dentes decíduos são dentes finos e pontiagudos e de aspecto frágil, que machucam com mais facilidade quando os filhotes de shih tzu mordem em suas brincadeiras. Já os dentes permanentes são maiores e mais brilhantes que devem durar toda a vida do shih tzu e, por esse motivo, requerem cuidados de conservação na Mudança de dentes no Shih tzu”, explica a médica veterinária Carla Alice Berl.


Quando o shih tzu começa a trocar os dentes?

Durante essa fase de troca, o shih tzu pode ficar seletivo para os alimentos ou até mesmo sem apetite, pois o desconforto causado pelo nascimento dos novos dentes é muito grande. 


“Nessa fase, é normal a presença de mau hálito e eventual sangramento gengival. Todas as alterações não têm significado clínico relevante, já que são temporárias”, esclarece a veterinária.


Dificilmente é possível notar os dentes trocados em shih tzu. Normalmente eles são engolidos pelos pets durante a mastigação dos alimentos. Porém, algumas vezes, podem ser encontrados pelo chão da casa. Mas existem também aqueles shih tzu que não efetuam a troca totalmente.


“Isso acontece quando observamos a presença de dentição dupla, principalmente nos caninos superiores e inferiores, nos incisivos, que são raros, ou em ambos. 


Em outros filhotes, observamos dentição dupla nos incisivos, conhecidos por dentes de tubarão, o que normalmente é observado em animais de pequeno.


Isso pode favorecer o acúmulo de restos alimentares e, consequentemente, cálculo dentário (tártaro) e mau hálito. “A pior consequência da dentição dupla é o desvio de mordedura, que deverá ser corrigida com a extração dos dentes decíduos o quanto antes para evitar que o desvio se acentue ou perpetue”, acrescenta.


É aconselhável, mesmo antes da troca dos dentes decíduos, condicionar o shih tzu – à escovação periódica dos dentes, evitando o acúmulo de cálculo dentário e a perda precoce dos dentes.


Fonte: Site Bagarai

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato