Como preparar seu shih tzu para o inverno - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como preparar seu shih tzu para o inverno

Quando os meses de inverno chegam, você quer ter certeza de que seu shih tzu será preparado adequadamente - para que eles fiquem aquecidos durante toda a temporada. No entanto, talvez você não tenha certeza de que tipo de cuidado é apropriado para o clima frio. Ou como cuidar do pelo do seu cachorro depois de um passeio na neve ou no gelo. Quando se trata de cuidados de inverno , aqui estão algumas dicas de cuidados para cães que você deve ter em mente.

Shih Tzus não gostam muito de frio e sentem frio nas noites de inverno. São raças sensíveis ao frio e também podem ficar mal quando a temperatura começa a cair. Na verdade, Shih Tzus podem pegar resfriados apenas os humanos podem.

No guia a seguir, explicarei tudo o que você precisa saber sobre Shih Tzus e o clima frio. Inclui dicas sobre como você pode manter seu Shih Tzu aquecido nos meses de inverno, além de conselhos sobre segurança para mantê-los saudáveis ​​e confortáveis.

Por que os Shih Tzu não toleram o frio

Você pode se perguntar; Shih Tzu sentem frio? A resposta seria sim, os Shih Tzu ficam com frio no inverno. Esta raça é braquicefálica o que contribui para que sejam mais sensíveis a temperaturas mais baixas. Seus corpos perdem calor rapidamente em comparação com outros cães, e eles têm problemas respiratórios devido ao palato mole alongado.

Seus pelos curtos também não ajudam, pois isso significa que eles sentem mais o frio sem tanta proteção no inverno quanto um cão de pelo mais longo teria.

Em termos simples, os Shih Tzu não foram criados para serem cães ao ar livre. Por serem sensíveis ao frio, podem ficar desidratados e sofrer de hipotermia em temperaturas perigosamente baixas. Eles são uma raça que você realmente precisa ter um cuidado especial nas temperaturas frias do inverno.

Sinais de que seu Shih Tzu está com frio

Existem alguns sintomas comuns que indicam que seu cão está sofrendo com o frio. Se você vir seu Shih Tzu sofrendo com algum desses sintomas, você deve aquecê-lo e, em alguns casos, procurar aconselhamento profissional.

  • Seu cachorro se recusa a sair de casa.
  • Seu cachorro começa a fazer um ninho, por exemplo puxando cobertores ou se enterrando na cama.
  • Seu cachorro tem calafrios.
  • Seu cão parece estar letárgico.
  • Seu cão levanta as patas do chão quando está fora de casa.
  • Seu cachorro está latindo ou ganindo.

Durante o tempo muito frio, Shih Tzu pode até sofrer queimaduras e hipotermia. Esta última é uma condição mortal que resulta em sangue não mais circulando pelo corpo do cão, fraqueza, músculos rígidos e eventual batimento cardíaco lento e insuficiência renal.

Quão frio é muito frio para um Shih Tzu?

Haverá um ponto em que o inverno ficará muito frio para um Shih Tzu. A temperatura muito fria para Shih Tzu é de cerca de 4 graus Celsius. Isso pode ser muito frio e, se combinado com tempo úmido ou com cães mais velhos ou filhotes, o perigo aumenta.

Se o seu Shih Tzu está levantando as patas do chão, obviamente está muito frio para ele. Neste ponto, é tarde demais, então confira o infográfico abaixo que mostra em que temperatura seu Shih Tzu deve ficar confortável.

Como manter seu Shih Tzu aquecido no frio

Veja o que você precisa fazer quando as temperaturas começarem a cair e como manter seu Shih Tzu aquecido no frio. Ele também inclui sugestões para caminhar no frio, na neve e no gelo, e quais itens você deve comprar para ajudar a manter seu Shih Tzu aquecido.

Mantenha-se em dia com a higiene do shih tzu durante o inverno

A preparação do shih tzu no inverno é a mesma que a preparação do seu cão em todas as outras épocas do ano - você deve manter sua rotina. Isso significa que você não deve esperar até a primavera para cuidar do seu cão. O pelo do seu shih tzu provavelmente começará a ficar emaranhado e ele ficará muito desconfortável. Quando a primavera chegar, você terá que lidar com todo aquele cabelo emaranhado. Em vez disso, certifique-se de levar seu filhote ao tosador de cães para cortar o pelo e manter o cronograma regular de banho.

Vista seu shih tzu para o clima de inverno

‌ Coloque botas nos pés do seu shih tzu antes de uma caminhada. ‌ Botinhas podem ajudar a proteger as patas do seu shih tzu de sais da estrada e produtos químicos poluentes. Se forem pisados ​​com as patas nuas, podem causar irritação ou ferimentos.

‌ Compre um casaco de cachorro. ‌ Um casaco pode manter um shih tzu aquecido e também diminuir ou evitar totalmente o emaranhamento de pelo causado pela neve e bolas de gelo.

Higiene do shih tzu após uma caminhada de inverno

Seque o seu shih tzu com uma toalha. ‌ É muito importante manter o seu shih tzu seco e quente durante o inverno para evitar que adoeça. Assim que seu cachorro chegar em casa, pegue uma toalha e seque rapidamente o pelo do seu shih tzu. Isso garantirá que eles tenham uma temperatura corporal saudável e não adoeçam.

Não escove o pelo molhado. ‌ Se o pelo do shih tzu estiver emaranhado e tiver muitas bolas de gelo, não escove. Você nunca deve escovar o pelo molhado de um cachorro. Fazer isso pode criar mais nós e emaranhados – e pode ser doloroso para os cães. Em vez disso, escove o pelo do seu cão quando estiver totalmente seco.

‌ Lave as patas do seu shih tzu. ‌ Você deve limpar as patas com um pano para remover quaisquer produtos químicos, como sais de estrada ou descongelantes. O descongelante pode fazer com que as almofadas das patas do seu cão fiquem doloridas. Também pode queimar as patas do seu shih tzu e causar irritação e ferimentos. Para começar a remover, encha uma tigela com água morna – mas não com água quente. Em seguida, mergulhe suavemente as patas do seu cão na tigela.

Tratar a pele seca. ‌ Se o seu shih tzu ficar com a pele seca no inverno, pergunte ao seu veterinário sobre suas opções. Eles podem sugerir dar ao seu shih tzu vitamina E ou óleo de peixe, ou podem ajudá-lo se o problema for mais grave do que isso.

Não faça caminhadas quando estiver muito frio- Seu Shih Tzu pode estar implorando para sair, mas tenha uma abordagem de bom senso. Se estiver muito frio lá fora, use um pouco de sua energia dentro de casa.

Não os deixe molhar- O maior risco para a saúde do seu Shih Tzu no frio é quando o frio se mistura com a umidade. Pode causar hipotermia ou, em casos menos graves, sintomas de resfriado.

Depois de uma caminhada ou brincadeira na neve, certifique-se de enxugá-los adequadamente, usando até mesmo um secador de cabelo, se eles permitirem.

Verifique se há neve presa em seus pelos e patas, pois isso se transformará rapidamente em água fria quando você voltar para dentro de casa, deixando a cama úmida também.

Com nosso cachorro, brincamos com ele usando uma caneta laser que ele persegue para cima e para baixo na cozinha até que esteja inchado. Isso mantém seus níveis de condicionamento físico e peso sob controle e significa que não precisamos sair quando está muito frio para ele.

Shih Tzu sintomas de resfriado

Como você já deve saber, os Shih Tzu podem pegar resfriados. Se você acha que seu Shih Tzu está doente durante o inverno frio e as baixas temperaturas, pode ser um leve resfriado.

Como os humanos, o primeiro sinal pode ser um pequeno espirro aqui e ali.

Mas, assim como nós novamente, os sintomas podem se transformar em uma doença mais grave se não forem tratados adequadamente.

Shih Tzu não lidam bem com o frio e o inverno. Como uma raça braquicefálica, as cavidades em seu crânio são menores do que em outros cães, o que significa que o muco pode bloquear a cavidade.

Quando isso acontecer, seu Shih Tzu pode ter uma doença de inverno mais grave, como desidratação, hipotermia ou até pneumonia. Com isso em mente, é importante reconhecer os sintomas de resfriado e gripe em seu Shih Tzu antes que se tornem muito graves.

Aqui está o que você deve estar sempre atento:

  • Coriza e corrimento nasal .
  • Olhos lacrimejantes ou lacrimejantes.
  • Espirrando.
  • Chiado ou tosse com som úmido.
  • Falta de apetite.
  • Tremendo.
  • Orelhas quentes.
  • Dificuldade para respirar normalmente.
  • Letargia geral.

Quase todo Shih Tzu terá um sintoma de resfriado uma vez na vida, sendo o inverno a estação principal para isso. No geral, alguns resfriados aqui e ali, ou nariz mais úmido do que o normal não é algo para se preocupar muito.

Como tratar um Shih Tzu com um resfriado

Veja como tratar um resfriado de Shih Tzu. Observe, porém, que isso não deve substituir o conselho do veterinário profissional e são apenas dicas que encontrei depois de pesquisar on-line, além de ler os comentários do veterinário em fóruns confiáveis ​​da web.

1. Incentive a ingestão de líquidos

A desidratação é um risco no clima frio do inverno, então seu Shih Tzu precisa ingerir líquidos suficientes para evitar qualquer risco. Mas é claro que, quando os cães estão doentes, às vezes é difícil fazê-los beber, então você pode tentar adicionar caldo de galinha à tigela de água.

2. Adicione nutrição extra à comida

Seu Shih Tzu também pode ter perdido o apetite devido ao frio e pode começar a perder força rapidamente. Tente transformá-los em algo como frango cozido com arroz integral para nutrição adicional.

3. Alimente suplementos dietéticos extras

Você também pode tentar adicionar alguns suplementos à comida para ajudar a curar os sintomas do resfriado. Isso pode incluir itens como óleo de coco, canela e mel. Os especialistas dizem que esses suplementos podem ajudar os Shih Tzus a se recuperarem de resfriados, pois ajudam a melhorar o sistema imunológico e também podem atuar como um remédio natural para a tosse.

4. Limite o tempo ao ar livre e maximize o descanso

Limite sua atividade física e não os deixe sair em temperaturas mais frias. A única razão pela qual eles devem sair é para ir ao banheiro - mas, se puder, mude para almofadas para cachorros dentro de casa.

5. Amor e carinho

Qual é a única coisa que fez você se sentir melhor quando teve um resfriado quando criança? Foram carinhos e carinhos de seus pais… e alguns Shih Tzus podem ser o mesmo. Veja se eles querem um amor próximo ou precisam de espaço - todos eles reagirão de maneira diferente.

6. Garrafa de água quente

Se eles não quiserem que você se aproxime deles, você pode aquecer uma garrafa de água e colocá-la na cama deles. Não muito quente, é claro, mas o suficiente para elevar a temperatura a um nível confortável.

7. Nebulizador para cães

Antes de escrever este artigo sobre Shih Tzus e clima frio, não sabia que você poderia usar nebulizadores em cães. No entanto, um veterinário me disse que alguns donos controlam o resfriado de seus cães usando um desses.

8. Vaporizador a vapor

Assim como nós, os vaporizadores a vapor podem ajudar a limpar os brônquios do seu Shih Tzu e ajudar a aliviar muitos sintomas de resfriado do Shih Tzu, fazendo com que respirem muito mais facilmente. Coloque-o perto da cama, mas não para que possam derrubá-lo.

9. Aplique bálsamo nasal Shih Tzu

Shih Tzus pode ficar com o nariz rachado e seco no inverno frio, ou pode ir para o outro lado, com o nariz começando a escorrer. Para pele rachada e seca, você deve experimentar manteiga ou bálsamo para nariz de cachorro na Amazon . É orgânico e irá acalmar e reparar quaisquer rachaduras.

Quando você deve chamar o veterinário

Há certas coisas a serem observadas que realmente exigem uma chamada ao seu veterinário. O resfriado do seu Shih Tzu pode piorar, com os seguintes sinais:

  • Seu Shih Tzu começou a tossir.
  • Seu Shih Tzu para de ingerir líquidos.
  • Seu Shih Tzu parece estar em constante dor.
  • Seu Shih Tzu tem um som de chocalho no peito.

Shih Tzus em clima frio não funcionam muito bem. Esses pequeninos precisam de calor no inverno, portanto, tenha cuidado nesta época do ano, quando a neve, o gelo e as temperaturas mais frias se tornam a norma.

Conclusão:

É importante dar atenção especial ao pelo e às patas do seu shih tzu no inverno. Certifique-se de manter a rotina regular de higiene. Considere comprar botas e um casaco de inverno para o seu shih tzu usar nas caminhadas de inverno - para mantê-los aquecidos e seguros. Investir em botas e um casaco pode proteger seu shih tzu. Quando você chegar em casa de uma caminhada, seque seu cachorro com uma toalha imediatamente. Limpe as patas e o pelo do seu shih tzu com um pano quente ou banho. Nunca escove o pelo do seu shih tzu quando ele estiver molhado. 

Se o seu shih tzu tende a ter uma pele seca no inverno, experimente calêndula ou vitamina E. Entre em contato com seu veterinário e tratador de cães para garantir que você está fazendo tudo o que pode pelo seu shih tzu durante todo o ano.

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato