Shih tzu podem ter hipotermia? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih tzu podem ter hipotermia?

A temporada de inverno traz festas, brincadeiras e aconchego sob cobertores e outros momentos divertidos apreciados por humanos e shih tzu. No entanto, é importante garantir que seu melhor amigo peludo permaneça seguro e aquecido no tempo frio.

Se você sentir frio, seu shih tzu provavelmente também. E as baixas temperaturas podem colocar os animais em risco de hipotermia, congelamento e outras condições graves de saúde. Em casos graves, a hipotermia pode ser fatal - mas, felizmente, é totalmente evitável!

Aqui estão algumas coisas importantes que você deve saber para manter seu shih tzu aquecido, confortável e seguro neste inverno…

SHIH TZU PODEM TER HIPOTERMIA?

Sim, os shih tzu podem ter hipotermia, que é uma queda perigosa da temperatura corporal. A condição em si - e as consequências de saúde associadas - podem variar de leve a grave por natureza.

A causa mais comum é a exposição prolongada a temperaturas frias. Enquanto alguns shih tzu se saem melhor no frio do que outros, qualquer cão pode estar potencialmente em risco.

O QUE É HIPOTERMIA EM SHIH TZU?

Hipotermia significa diminuição da temperatura corporal. 

Uma diminuição na temperatura corporal central pode afetar o cérebro, o coração e os pulmões. A princípio, o corpo tenta proteger esses órgãos vitais desviando o sangue das extremidades (orelhas, rabo, patas ). Isso pode causar congelamento, além de hipotermia. 

A hipotermia grave pode ser fatal. Felizmente, conhecer os sintomas de hipotermia em shih tzu, juntamente com a forma de prevenir a doença, pode ajudar muito a manter seu filhote seguro.

O QUE CAUSA HIPOTERMIA EM SHIH TZU?

Clima frio ou exposição prolongada a um ambiente frio é a causa mais comum. O risco aumenta com o vento frio , bem como a exposição à água (natação, chuva, neve, pelo molhado antes de sair, etc.) que podem prejudicar o isolamento natural de um animal de estimação.

Aqui estão alguns fatores de risco adicionais

Passar muito tempo ao ar livre. Com exceção de certas condições de saúde e idade, ou falta de energia / aquecedor, os animais de estimação normalmente não correm risco de hipotermia enquanto estão dentro de uma casa aquecida.

Condições meteorológicas severas. Mesmo as raças amigas do inverno, como os Huskies, podem enfrentar nevascas ou temperaturas frias extremas.

Idade jovem ou velhice. Filhotes recém-nascidos correm o maior risco, pois são incapazes de regular sua própria temperatura corporal. Eles exigem uma fonte de calor segura para cachorros, mesmo em ambientes fechados. Além disso, animais de estimação idosos geralmente são menos capazes de lidar com condições climáticas extremas, incluindo o frio. Sem mencionar que o frio pode aumentar os sintomas da artrite.

Tamanho corporal e peso. As raças grandes são geralmente mais tolerantes ao frio do que os cães pequenos, embora haja alguma variação individual e racial. A gordura corporal extra também pode fornecer um “tampão” para o calor; mas, por outro lado, a obesidade vem com seus próprios problemas sérios de saúde.

Tipo e comprimento do pelo. Como você pode imaginar, casacos longos e grossos são mais adequados para o clima frio. Cães de pelagem curta e fina (como os Chihuahuas) são muito mais suscetíveis à hipotermia quando comparados a um Husky ou Pastor Alemão, por exemplo.

Saúde geral. Alguns problemas de saúde - como doenças renais, cardíacas, desequilíbrios da tireoide etc. - podem tornar um cão menos tolerante ao frio.

Alguns medicamentos. Se seu shih tzu foi anestesiado recentemente ou está tomando algum tipo de sedativo, ele pode ser menos eficiente na regulação da temperatura corporal. Peça ao seu veterinário instruções especiais sobre o tempo ao ar livre em climas mais frios. 

SINAIS DE HIPOTERMIA CANINA A SEREM OBSERVADOS EM CLIMA FRIO

Os sintomas iniciais que indicam que seu shih tzu está ficando resfriado podem incluir…

  • Tremendo.
  • Desacelerando.
  • Tentando se manter aquecido enrolando-se, agachando-se e diminuindo-se para conservar o calor, ou mesmo ficando perto de você para se aquecer. 
  • As patas , orelhas ou cauda do seu filhote podem parecer frias ao toque.

À medida que a hipotermia piora (o que pode acontecer rapidamente), os sintomas pioram (veja abaixo). 

OS SINTOMAS DA HIPOTERMIA EM SHIH TZU

  • Na hipotermia leve ou precoce, um shih tzu pode apresentar alguns dos sintomas listados acima.
  • À medida que a condição piora, sinais adicionais de hipotermia em shih tzu podem incluir…
  • Lentidão mais pronunciada, letargia ou mesmo confusão.
  • Respiração superficial.
  • Frequência cardíaca diminuída.
  • Os tremores param.
  • Rigidez muscular.
  • Pele ou gengivas pálidas.
  • Perda de consciência.
  • Pupilas fixas e dilatadas.

TRATANDO A HIPOTERMIA EM SHIH TZU

Leve seu shih tzu para um ambiente mais quente imediatamente e ligue para o consultório de um veterinário para obter orientação. Se o seu shih tzu apresentar sintomas graves, é necessária uma visita de emergência ao veterinário. 

Em casos leves, seu veterinário pode recomendar aquecimento e monitoramento em casa. Leve seu shih tzu para dentro. Enrole seu cão em toalhas ou cobertores quentes e secos (jogue-os na secadora para aquecê-los). Se o pelo estiver molhado, tente secá-lo com toalhas ou até mesmo com um secador de cabelo baixo e a um palmo de distância da pele do cão. Você também pode segurar seu shih tzu perto de você para aquecê-lo.

Garrafas de água quente ou mesmo almofadas de aquecimento podem ser úteis, mas tenha cuidado para evitar queimar a pele do seu shih tzu. Coloque uma camada grossa de toalhas ou cobertores entre a fonte de calor e a pele do seu cão, e apenas coloque-os diretamente ao lado do seu shih tzu se ele estiver consciente e puder se afastar se ficar desconfortável.

Se você tiver um termômetro para shih tzu, monitore a temperatura do seu filhote. 

QUANDO CONSULTAR O VETERINÁRIO

Em caso de dúvida, é melhor procurar atendimento veterinário se suspeitar que seu shih tzu está com hipotermia. Os sintomas podem piorar rapidamente e seu cão pode precisar de procedimentos especiais de aquecimento ou cuidados de suporte que você não pode fornecer em casa.

Mantenha o carro aquecido a caminho do veterinário e comece a aquecer seu filhote no caminho, se puder.

O veterinário começará verificando os sinais vitais, como temperatura, frequência e ritmo cardíacos, frequência respiratória e pressão arterial do seu shih tzu. Uma temperatura corporal baixa ajuda a confirmar a hipotermia. 

No entanto, existem outras causas de baixa temperatura corporal, incluindo choque, baixo nível de açúcar no sangue e condições crônicas de saúde. Seu veterinário pode recomendar diagnósticos adicionais para descartar problemas de saúde subjacentes, especialmente se seu filhote não tiver histórico de exposição prolongada ao frio.

Se houver suspeita de hipotermia, seu veterinário ainda pode recomendar testes de diagnóstico para avaliar danos aos órgãos internos, o que pode acontecer devido a alterações no fluxo sanguíneo durante a hipotermia. Ou, eles podem decidir que testes adicionais precisam esperar até que seu filhote esteja estabilizado e sua temperatura corporal seja elevada a um nível mais seguro.

Dependendo da gravidade, os esforços de aquecimento podem incluir cobertores isolados, secar o pelo do seu shih tzu e dispositivos de aquecimento ativo. Em alguns casos, fluidos intravenosos aquecidos ou enemas de água morna podem ser necessários para ajudar a aquecer seu animal de estimação de dentro para fora.

Felizmente, a hipotermia geralmente pode ser tratada com sucesso com cuidados veterinários imediatos. Em alguns casos, o dano é muito grave. Mas muitos shih tzu se recuperam muito bem. 

Depois que um shih tzu se recupera, geralmente não há necessidade de cuidados contínuos, a menos que haja danos aos órgãos, queimaduras ou sintomas contínuos.

PREVENÇÃO DA HIPOTERMIA EM SHIH TZU

A boa notícia é que a hipotermia é totalmente evitável!

Aqui estão algumas dicas e medidas de segurança a tomar…

Não deixe seu shih tzu do lado de fora sem supervisão em clima frio, especialmente durante a noite ou durante avisos de frio extremo ou clima severo. Abaixo de 45 graus Fahrenheit deve definitivamente desencadear cautela. Algumas raças e indivíduos podem ter um corte de temperatura mais alto para quando começarem a sentir frio, portanto, lembre-se de seu filhote individual. 

Ofereça ao seu shih tzu uma cama aconchegante em uma parte da casa sem correntes de ar.

Compre um casaco ou suéter para seu shih tzu usar com supervisão. Pense à prova d'água se eles estiverem na neve. 

Experimente botas de cachorro para proteger os pés do seu shih tzu durante as caminhadas - não apenas do frio, mas também da exposição ao gelo derretido e para evitar a formação de bolas de gelo entre os dedos.

Pense em comida e água. Seu shih tzu pode precisar beber mais devido ao ar seco, ou até mesmo comer um pouco mais para manter o calor do corpo durante as atividades de inverno (mas não tanto que ganhe peso). Certifique-se de que a água potável esteja sempre disponível e peça ao seu veterinário conselhos sobre alimentação se não tiver certeza.

Conheça os limites do seu shih tzu. Algumas raças e indivíduos não aguentam nem mesmo tempos curtos em temperaturas congelantes. Eles podem se dar bem com um penico interno durante os meses de inverno.

Comece pequeno com o tempo ao ar livre. Volte para casa depois de sua caminhada antes que seu shih tzu mostre sinais de cansaço ou desaceleração, não depois. Em seguida, aumente gradualmente o tempo ao ar livre se o seu shih tzu gostar, conforme você aprende suas capacidades e nível de conforto.

É sempre melhor trazer seu cão para dentro antes que ele apresente sintomas. É muito mais fácil manter-se aquecido do que aquecer uma vez frio.

Com um pouco de planejamento, você e seu amigo peludo podem aproveitar o inverno com segurança e conforto. Lembre-se de dar a eles alguns aconchegos extras para mantê-los aquecidos (e apenas por diversão!).

Referencia:

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato