Cachorros podem beber cerveja? A resposta curta é não. A criação da cerveja envolve o uso de certos ingredientes altamente tóxicos para os cães, como o etanol. A ingestão desta bebida alcoólica pode resultar em uma situação fatal.
Descubra os problemas de risco de vida que podem ocorrer se o seu cão beber cerveja.
Cerveja faz mal para cães? Sim. A cerveja é composta principalmente de ingredientes perigosos para os cães, tornando-a ruim para eles. A ingestão desta bebida alcoólica pode levar a resultados fatais porque contém o seguinte:
1. Etanol

Muitas vezes nos deparamos com a pergunta: "cachorros pode beber álcool?" A resposta é um grande não. A bebida, incluindo a cerveja, contém um líquido incolor e inebriante chamado etanol.
Os estômagos dos cães não podem metabolizar este composto, ao contrário dos humanos. Quando ingerido, pode resultar em envenenamento por álcool ou intoxicação.
A quantidade de etanol consumido determinará se haverá toxicidade. Segundo estudo , a dose letal oral dessa substância para cães é de 5,5 a 7,9 g/kg de etanol 100%. Um mililitro de etanol é igual a 0,789 g.
Observe que cada tipo de bebida alcoólica contém concentrações variadas de etanol. Cerveja artesanal, vinho e licor pertencem ao extremo superior do espectro.
Eles são muito propensos a induzir envenenamento por álcool grave em cães em comparação com a cerveja light, que tem menor teor de etanol.
2. Lúpulo
O lúpulo é um ingrediente básico na fabricação de cerveja, junto com grãos, fermento e água. A ASPCA alertou os donos de cães que adoram fazer cerveja caseira sobre a toxicidade da planta para os cães.
A ingestão pode levar a efeitos colaterais perigosos, como aumento anormal da temperatura corporal. Nos piores casos, podem ocorrer danos renais irreversíveis.
Os especialistas também observaram que algumas raças são mais suscetíveis ao envenenamento por lúpulo do que outras. Esses incluem:
- Akita
- Malamute do Alasca
- border collie
- chow chow
- doberman
- Springer Spaniel Inglês
- Golden Retriever
- galgo
- labrador retriever
- Ponteiro
- São Bernardo
- Samoieda
- Husky siberiano
Semelhante ao etanol, o número de lúpulo nas cervejas pode variar. IPAs e IPAs duplas tendem a conter mais lúpulo do que outros tipos de cervejas, como pale ale.
Cerveja sem álcool versus cerveja para cães
cães podem beber cerveja 3Cães podem beber cerveja sem álcool? Cerveja sem álcool ou cerveja sem álcool também é proibida para cães. Na maioria das vezes, esse tipo de cerveja contém vestígios de álcool, em torno de 0,5%.
A quantidade pode não parecer muito, mas ainda pode potencialmente induzir toxicidade em cães, especialmente raças menores.
Uma alternativa mais segura e melhor à cerveja sem álcool é uma cerveja para cães. Esta bebida é feita especificamente para o seu amigo peludo, por isso não contém álcool e lúpulo.
A cerveja para cães geralmente é feita com uma mistura de caldo de carne e malte de cevada. Ambos são seguros para cães. A bebida pode vir com adição de nutrientes como glucosamina e vitamina B, dependendo da marca.
A quantidade letal de cerveja para cães
Quanta cerveja um cachorro pode beber? Mesmo em pequenas quantidades, deve-se evitar oferecer cerveja ao seu cachorro. Permitir que ele experimente não vale os muitos perigos que isso pode causar. Portanto, mantenha a cerveja estritamente apenas para seu consumo.
“Será que um pouco de cerveja vai machucar meu cachorro?” é outra pergunta comumente feita pelos donos de cães. A resposta é sim.
Leva apenas pequenas quantidades de álcool para causar intoxicação e envenenamento em cães. Isto é especialmente verdadeiro para raças pequenas. Portanto, nunca deixe seu cachorro beber cerveja, não importa o motivo.
Sintomas de intoxicação por cerveja em cães
cães podem beber cerveja 4Os cães podem ficar bêbados quando bebem cerveja? Sim. O teor de etanol e lúpulo da cerveja pode embebedar os cães. Os sinais clínicos de intoxicação por cerveja ou álcool em cães dependem da quantidade que consomem.
Sinais precoces de envenenamento por álcool
- Desorientaçao
- Falta de coordenação
- inquietação
- Micção e defecação involuntárias
- respiração ofegante excessiva
- Sinais graves de envenenamento por álcool
- Vômito
- Diarréia
- Tremores
- Aumento da frequência cardíaca
- Pressão sanguínea baixa
- Baixo teor de açúcar no sangue
- convulsões
Os sintomas de envenenamento ou toxicidade da cerveja geralmente aparecem dentro de 30 a 60 minutos após a ingestão, se consumida com o estômago cheio. Eles se manifestarão mais cedo se seu cão não tiver comido nada.
Muitos pawrents preocupados perguntam: “Cachorros podem morrer bebendo cerveja?” Infelizmente sim. Casos graves de intoxicação por cerveja em cães podem resultar em morte, pois os órgãos vitais começarão a desligar.
Assim, se suspeitar que o seu cão bebeu cerveja, contacte imediatamente a Linha de Apoio ao Veneno de Animais e encaminhe-o imediatamente ao veterinário para exame e tratamento.
Tratamento para intoxicação por cerveja em cães
O que fazer se seu cachorro beber cerveja? Se você pegar seu cachorro bebendo cerveja, leve-o imediatamente ao veterinário. Eles induziriam o vômito se a ingestão acontecesse dentro de 40 a 60 minutos.
Nunca tente este método em casa sem assistência veterinária, pois pode fazer com que seu cão engasgue com o vômito.
Outras opções de tratamento para intoxicação por cerveja em cães envolvem cuidados de suporte. Fluidos IV serão usados para manter seu cão hidratado e também ajudar a eliminar o álcool de seu sistema. As convulsões induzidas pelo álcool são tratadas com medicamentos.
Alguns cães receberão oxigênio se seus sintomas de toxicidade causarem problemas respiratórios. Alguns casos de intoxicação grave exigirão que os cães tenham intubação traqueal.
O veterinário pode exigir que seu cão prolongue sua permanência na clínica para tratamento contínuo e monitoramento de perto.
Prevenção da intoxicação por cerveja em cães
cães podem beber cerveja 1Mantenha seu companheiro canino protegido dos perigos da cerveja tomando estas medidas preventivas:
Limpe imediatamente a cerveja derramada.
Alguns donos de cães se perguntam: “Cães podem lamber cerveja?” A resposta é um grande não, pois pode levar ao envenenamento. Portanto, se você encontrar qualquer derramamento de cerveja, deve ser feita uma limpeza instantânea para evitar que seu cão os lamba.
Coloque todas as bebidas alcoólicas em um local seguro.
Guarde a cerveja dentro da geladeira ou em um armário com trava para evitar que seu cão a derrube acidentalmente no chão da cozinha.
Nunca deixe seu cão sem supervisão perto da cerveja.
Não arrisque colocar cerveja em bancadas ou mesas sem vigilância. Mesmo que seja apenas um curto período de tempo, seu cão pode ver isso como uma boa oportunidade para provar. Descarte sua cerveja ou coloque-a em uma área inacessível antes de sair.
Informe aos convidados que a cerveja está proibida para o seu cachorro.
A curiosidade pode levar algumas pessoas em reuniões sociais a deixar seu cachorro beber cerveja. Evite que isso aconteça, dizendo-lhes com antecedência que a cerveja é perigosa para ele.
Para a segurança do seu amigo peludo, considere colocá-lo em uma sala segura se os convidados ficarem muito bêbados e esquecerem seu conselho.
Referencia: