Enquanto algumas pessoas afirmam que SHIH TZU sente frio, outras acreditam que ele não precisa se proteger das baixas temperaturas por causa da pelagem. Afinal, existem raças que até moram na neve.
O fato é que o shi tzu sente frio igual aos humanos, apesar de algumas raças sentirem mais e outras menos. Continue a leitura para saber como ajudar o shi tzuno inverno!
Sim, shi tzu sente frio

Os shi tzu possuem características diferentes das dos humanos. A sensibilidade ao clima segue essa lógica. Porém, não significa que eles sejam insensíveis ao frio — pelo contrário.
Shi tzu sente frio igual humano, pois possui “sangue quente”. Quando a temperatura externa do corpo diminui, ele se adapta ao clima, mas sente a mudança — e pode sofrer com isso.
Por outro lado, a sensação térmica do shi tzu é diferente da dos humanos. A temperatura normal de um cão saudável fica acima de 38ºC, resultado que indica febre nas pessoas. Isso altera os graus em que o cachorro sente frio em relação aos humanos.
Por que alguns cães são mais tolerantes ao frio que outros?
A partir de quantos graus o cachorro sente frio varia, assim como acontece com as pessoas. Isso pode estar relacionado ao tipo de pelagem. Raças de regiões frias possuem pelagem longa e densa, composta por pelos e subpelos, que toleram temperaturas extremamente baixas.
Os pelos do pet estão relacionados à sua capacidade de termorregulação, que ajuda tanto no calor, quanto nas temperaturas baixas. Portanto, cachorro peludo sente frio, mas de forma menos intensa que o de pelo mais curto ou menos denso. As raças mais resistentes às baixas temperaturas são:
- Akita Inu;
- Spitz Alemão;
- Golden Retriever;
- Samoieda;
- Husky Siberiano;
- Chow Chow;
- São Bernardo.
Como saber se o shi tzu está com frio?
É difícil saber a partir de quantos graus o shi tzu sente frio. Geralmente, quando a temperatura está baixa para os seres humanos, também está para o pet. Porém, o animal pode apresentar alguns sinais reconhecidos facilmente pelo tutor.
Caso ele esteja encolhido em um canto da casa, é provável que precise de um cobertor para se aquecer. Os tremores também são característicos de shi tzu que precisam de aquecimento. Normalmente, isso acontece quando os pets saem de casa, já que a temperatura é ainda menor do lado externo.
Outros sinais apresentados por shi tzu com frio são:
- patas e orelhas geladas;
- sono longo e postura encolhida;
- preferência por ficar deitado e abrigado;
- busca por locais mais isolados para se abrigar;
- busca por locais mais aquecidos da casa;
- permanência ao sol;
- costume de dormir junto a outro pet da casa.
Como proteger o shi tzu do frio?
Agora que você sabe que shi tzu no frio tremem e ficam desconfortáveis, é importante protegê-los das sensações ruins que a queda de temperatura traz, cuidando da saúde do seu shi tzu.
A primeira coisa a fazer é mantê-lo em casa nos dias mais frios, principalmente se ele tiver pelos curtos, longe de cômodos que possam ter correntes de ar. Assim, ele evita complicações de saúde e se sente mais confortável.
Outros cuidados com o shi tzu no frio
A friagem gera uma sensação ruim e compromete a qualidade de vida do shi tzu. Também pode agravar algumas situações, contribuindo para os sintomas de gripe e resfriado.
O frio extremo ainda prejudica o sistema imunológico do pet. Por isso, durante o inverno, mude algumas práticas do cotidiano.
Banho e tosa no inverno
Um dos hábitos que deve mudar é o banho, dado somente quando for necessário e, de preferência, pela manhã (com água morna), com a autorização do médico-veterinário. Dar banho em pet shop é o mais recomendado nas épocas frias, pois a secagem é mais rápida e eficiente.
Além disso, evite tosar o shi tzu. O pelo é o responsável por ajudar na manutenção da temperatura do animal. Também é melhor dispensar passeios nas horas mais frias do dia, dando preferência para o período da manhã. Passear quando ainda estiver sol é uma maneira de aquecer o shi tzu.
Frio e gripe canina
A gripe canina é contagiosa e mais comum no inverno. Embora seja passageira, quando o cachorro está com frio, pode ter a imunidade prejudicada e apresentar sintomas mais graves. Portanto, lembre-se de sempre manter o calendário vacinal do pet atualizado e de fazer check-ups constantes no médico-veterinário.
- Referencia: Petz