Porque meu cachorro fica triste

Motivos para um cachorro ficar deprimido - A depressão canina pode ter várias causas. Se você conhece bem o seu cachorro, saberá identificar a causa.   
Porque meu cachorro fica triste

Mudanças na rotina

Por exemplo, se todos os dias o cão saía pra passear em determinado horário e agora não sai mais. Se nasceu um bebê na família e ele não recebe mais atenção. Se seu dono brincava com ele todos os dias e não brinca mais. Se chegou um novo cachorro em casa e o antigo ficou de lado.

Mudanças de local

O cão pode estranhar uma mudança de ambiente, por exemplo, se ele morava em um apartamento e se mudou pra outro, ou se estava em um abrigo e agora foi adotado.

Morte de pessoas queridas ou cães próximos

 Há também a história do Hachiko, o Akita que esperou por anos seu dono chegar na estação de trem e ele nunca chegou, pois havia morrido. Cães criam ligações fortes com quem convive com ele e quando esse alguém vai embora, ele não entende a morte e fica muito triste.

Perda da liberdade

Se antes ele morava em uma fazenda ou em uma casa com o quintal enorme e agora ele vive em um apartamento de 50m2 e mal sai pra passear.

Período de doença

Os cães que tiveram alguma doença grave acabam ficando muito estressados porque a rotina deles mudou. Por exemplo, se o cão teve que ficar deitado por muitos dias, ou se não pôde sair pra passear. Após se recuperarem da doença em questão, não é incomum que se sintam deprimidos.


Veja também 



Sintomas da depressão em cães

Isolamento (o cachorro não fica mais perto das pessoas da casa como costumava)
Falta de apetite (pára de comer, começa a rejeitar a ração)
Tristeza e apatia (não liga pra bolinha, não liga pra passeios, não se mostra entusiasmado com nada)

Fonte: Tudo Sobre Cachorros