Conheça a saúde de seu cachorro


 
Saiba o que é normal e saudável e relate quaisquer anormalidades ao seu veterinário o mais rápido possível. Ele terá sempre o conselho mais atualizado sobre todos os distúrbios que seu filhote possa vir a ter.

Olhos: Devem estar brilhantes e sem manchas. Qualquer secreção nos cantos dos olhos deverá ser suavemente removida com um chumaço de algodão embebido em água morna, com movimentos de limpeza para fora do olho.
Ouvidos: Devem estar limpos e livres de secreções e odores. Problemas de ouvido são dolorosos e podem causar perda auditiva se não forem tratados.
Nariz: Deve estar sempre úmido, desobstruído, sem secreções ou feridas.
Boca: As gengivas devem ser rosadas e sadias. Os dentes devem ser claros, sem manchas ou tártaro. O mau hálito significa saúde oral ruim. Verifique se há feridas nos lábios.
Pelagem: O pelo de seu cãozinho deve ser brilhante e limpo.
Peso: Faça o teste das costelas com as palmas das mãos voltadas para baixo e os polegares sobre a coluna do seu cão, deslize os dedos verticalmente ao longo das laterais do corpo de seu amiguinho. Não conseguiu sentir suas costelas com facilidade? Seu cão está acima do peso e sob risco de problemas de saúde. Consulte seu veterinário acerca de conselhos nutricionais.

Dicas de Hill’s.