Fratura em Cachorro-Dicas - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Fratura em Cachorro-Dicas

Fratura - Cachorros: As fraturas em cachorros são em grande parte decorrentes de atropelamentos, e geralmente atingem com maior frequência as suas pernas, sendo também a principal causa de ida e internação de cachorros no setor de ortopedia veterinária. E há varias formas e alternativas para o tratamento e a recuperação de uma fratura em cachorros. E todas tem por objetivo restabelecer a união óssea da melhor e mais rápida formas possíveis, recuperando e preservando a rigidez óssea e a funcionalidade normal das articulações e tecidos moles próximos, como músculos e tendões. E maioria das fraturas sem muita gravidade, consolidam de forma rápida e adequadamente. Em consequência principalmente devido ao correto atendimento inicial, e também a utilização adequada de métodos de tratamento e imobilização. 


Entretanto dependendo da extensão e da gravidade da fratura, a consolidação óssea pode ocorrer de forma demorada ou em determinadas situações, mesmo com todo atendimento e procedimento adequados, pode nem vir a acontecer esta consolidação. E a consolidação óssea decorrente de uma fratura, envolve consequentemente uma sucessão de situações. Que evoluem desde o trauma da fratura propriamente dita, a formação do hematoma, a iniciação do atendimento e tratamento veterinário/ortopédico. 
 
Com todos os procedimentos de reposicionamento ou se necessário reconstituição óssea através de cirurgias para a fixação de pinos e parafusos, e sua consequente imobilização, para o posterior processo de consolidação e cicatrização óssea. 


E para se prestar o socorro inicial, e se cuidar de forma apropriada de um cachorro que apresente sintomas de suspeitas de fraturas em que não se saibam as causas, ou fraturas decorrentes de acidentes conhecidos e recentes. No caso de suspeita de fratura sem causa conhecida, deve-se observar a existência de hematomas ou inchaços, perna deformada ou que não consiga se apoiar no chão. Inclusive em muitos casos, os cachorros toleram o incomodo provocado pela presença da fratura, somente demonstrando dor quando a perna fraturada toca no chão. Então, nestes casos, se necessário, contenha o cachorro e amarre a sua boca ou ponha uma focinheira no mesmo. E comece fazendo um exame visual e vá tocando cuidadosamente o membro com suspeita de fratura. 
O cachorro vai reagir imediatamente ao toque, demonstrando a intensidade e o local exato da origem da dor. Faça então uma tala, preferencialmente com ripas de madeira ou papelão grosso, e prenda ao membro fraturado com tiras de tecido ou gaze. e amarre as tiras com firmeza, porem sem apertar demasiadamente, para não prejudicar a circulação sanguínea. Pois o objetivo da tala, é somente para imobilizar temporária e provisoriamente o membro fraturado, até a chegada ao atendimento medico veterinário. E no caso de uma fratura decorrente de um acidente recente e conhecido, deve-se aproximar do cachorro de uma maneira cuidadosa e tranquila, e falando com o mesmo com um tom de voz suave, passe lentamente uma coleira com corrente pelo seu pescoço e prenda-o. 


Fixando a corrente de uma maneira que o cachorro não consiga mover a cabeça, e se possível tambem ponha uma focinheira no mesmo para uma maior proteção. Examine a perna com cuidado e suavemente, e localize o local do trauma, verificando se é fratura fechada, sem lesão na pele ou fratura exposta, que é o tipo de fratura mais grave, em que o osso fraturado rasga a pele, e como o próprio nome já diz, fica exposto. Nesta situação, se possivel, lave bem o ferimento com água limpa, e depois cubra-o com um curativo estéril ou um pano limpo. Porem se o ferimento for muito grave, e o membro fraturado estiver muito deformado ou se o cachorro estiver demonstrando muita dor, não tente fazer limpeza, curativos ou tala. Somente envolva suavemente o membro fraturado, com uma toalha grande e limpa, e leve urgentemente o cachorro ao medico veterinário. 

Fonte:cachorrosblogs
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato