Olfato canino - como funciona

Todos nos sabemos que os cães tem um olfato muito poderoso. Eles conseguem reconhece o cheiro de uma pessoas a uma distancia incrível. O que não sabemos e como olfato dos cachorros funciona ele funciona.Quem nunca se surpreendeu com a facilidade que os cachorros possuem em reconhecer as pessoas apenas pelo seu cheiro, ainda que estejam distantes? Os cães são muito famosos por seu olfato apurado que não se engana nunca. É como ver o mundo usando apenas o nariz.


Enquanto nós humanos temos como principal sentido a visão (que não consegue fazer coisas incríveis), os cães conseguem fazer maravilhas apenas usando o olfato. Já imaginou como deve ser sentir o cheiro de alguém conhecido no meio das movimentadas ruas de São Paulo? Os cachorros vivem dessa forma.


 

Como o olfato canino funciona

 

Já notou que por muitas vezes o nariz dos nossos cães está um pouco úmido? Se não for o resultado de uma bela gripe vindo por aí, saiba que um nariz molhado permite que o cachorro capture com mais facilidade diversos odores que o vento traz consigo. Além disso, as narinas trabalham de forma separada: enquanto uma está ocupada identificando o cheiro, a outra tenta localizar de onde ele vem.


Quando o ar adentra pelas vias aéreas dos cachorros, um tecido orgânico separa essa região em dois compartimentos: um para respirar e outro para cheirar. Para trabalhar na segunda função existem 300 milhões de células receptoras olfativas. Só para se ter uma ideia de como esse número é grande, nós humanos temos apenas 5 milhões delas.
Para armazenar todas as informações que chegam desse mundo mundo celular, o cérebro dos cães reserva uma área significativa para isso. Quando se fala em “cheiro”, o cérebro canino possui um espaço 40% maior do que o nosso apenas para essa funcionalidade.

 

Como eles identificam os cheiros?


  O cachorro possui um órgão especialmente desenvolvido apenas para o olfato: o vomeronasal. Ele se localiza na região do palato duro (céu da boca) e consegue identificar os hormônios que outros animais liberam através do cheiro. Dessa forma, os cães conseguem identificar parceiros consideráveis para o acasalamento.
Outra função surpreendente que o olfato canino possui é o fato de conseguir identificar o nosso cheiro em locais que já passamos e para onde fomos. É dessa forma que muitos cachorros policiais conseguem encontrar e perseguir pessoas mesmo dentro da mata fechada.

E ai o que você achou sobre olfato canino, deixe um comentario dizendo o que você achou? BJS

Fonte: web cachorros