Como Ensinar o Shih tzu a Passear Sem Guia - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como Ensinar o Shih tzu a Passear Sem Guia

Ensinar o shih tzu a passear sem guia é considerado adestramento avançado. Para passear sem guia de forma segura, os shih tzu precisam aprender manter posições por um certo período de tempo, responder a comandos acerca de distrações e à distância. Nem todos os filhotes de shih tzu estão prontos para este tipo de treinamento e alguns filhotes de cachorro shih tzu impõe dificuldades maiores que outros.

Alguns cães, como os sabujos (farejadores) e galgos (cães que se destacam pela visão), foram seletivamente procriados para trabalhar com os caçadores e o mero cheiro ou vista da presa podem fazê-los correr instintivamente sem dar a menor atenção aos chamados de retorno do dono. Se você tiver sorte de ter um shih tzu dócil e for paciente, consistente e comprometido, você pode treinar o seu shih tzu seja filhote ou não a passear sem guia e conseguir resultados confiáveis também desde que siga certas regras.

Comece em uma área cercada

  
Como você está treinando o shih tzu, é melhor iniciar praticando em uma área segura e cercada. Afinal de contas, como você pode ensinar o shih tzu a passear sem guia se ele está sempre com guia? Assim como você não consegue aprender a andar de bicicleta numa bicicleta ergométrica que não sai do lugar, o seu shih tzu não aprenderá a passear sem guia estando sempre na guia. Dentro de uma área segura e cercada, o seu shih tzu pode finalmente ficar sem guia, e se ele decidir sair correndo não poderá ir muito longe e, melhor de tudo, não será exposto a perigos.

Não se preocupe, você e seu shih tzu não ficarão restritos a uma área cercada para sempre. A medida que o seu shih tzu melhorar, o treinamento avança e você poderá então trabalhar em áreas cercadas maiores e com mais distrações. A área cercada irá ajudá-lo a “testar as águas” e determinar o quão confiável pode ser o seu shih tzu sem guia sem maiores riscos.

Trabalhe no comando de vir quando chamado

  
Quando o seu shih tzu estiver sem guia em uma área fechada, você pode trabalhar em testar alguns importantes comandos de voz. Você não necessariamente precisa contar com comandos de voz, algumas pessoas gostam de usar apitos. Um dos mais importantes comandos do adestramento sem guia é uma chamada confiável, um comando que simplesmente diz ao seu shih tzu para voltar até você não importa o que aconteça.

Isso significa ser possível chamar o seu shih tzu para longe de situações que possam distraí-lo como um animal fugindo, pessoas e outros shih tzu. Você não quer o seu shih tzu correndo atrás de animais e outras pessoas durante o passeio! Também considere que para muitos cachorro da raça shitzu que não estão acostumados sem a guia, a liberdade pode parecer bastante emocionante no inicio, e chamá-lo para longe da diversão pode parecer punição. Sempre garanta que coisas muito legais aconteçam quando você chamar o seu shih tzu!

Recompense apresentações voluntárias

    
Quando o seu shih tzu estiver sem guia, preste atenção àqueles momentos em que ele decide voltar até você voluntariamente. Demonstre que reconheceu essa apresentação parabenizando e recompensando o seu shih tzu quando ele fizer isso. Com tempo e prática, você deverá ver o seu shih tzu vindo até você mais e mais. Quando comportamentos persistem e aumentam em frequência é uma indicação de que você está reforçando-o corretamente.

Caso você não veja muitas apresentações voluntárias, pergunte-se se talvez você não esteja recompensando-o suficientemente. Muito provavelmente o seu shih tzu achará outros estímulos a sua volta que ele considere muito mais interessantes que você. Para suceder, você terá que competir com esses estímulos do ambiente. Recompense em abundância e ofereça petiscos especiais trocando-os de tempos em tempos para adicionar um elemento surpresa.

Trabalhe no comando parar

   

Enquanto uma chamada confiável é importante para um shih tzu sem guia, é igualmente importante ter um shih tzu capaz de parar ao seu comando, mesmo a distância. Diferentemente de chamada, quando o seu shih tzu vêm prontamente correndo até você, um cachorro da raça shih tzu que para sob comando simplesmente não se move mais. Esse comando pode se tornar salvador caso o seu shih tzu se coloque numa situação, por exemplo, em que você não quer que ele atravesse a rua ou persiga um animal perigoso.

O comando parar pode simplesmente significar que o seu shih tzu congele na posição, imediatamente sente ou deite e fique aguardando até que você libere-o. Caso você queira, pode combinar o comando de parar com o chamar treinando o seu shih tzu para parar e então liberando-o com o comando de chamada. Desta forma, o seu cão recebe dois tipos de reforço: primeiro, ele está livre para se mover novamente o que para muitos cães é recompensador, e além disso, ele é recompensado por vir até você.

Isto pode ser tornar num jogo divertido e você pode conseguir um bom nível de controle. Pode soar um tanto quanto irônico, mas cães que realmente colhem os benefícios do passeio sem guia são ultimamente os que estão sob maior controle!

Trabalhe no comando para ficar junto

   
Podem ter vezes que você pode querer que o seu shih tzu sem guia fique junto a você. Por exemplo, você pode estar caminhando e encontrar outras pessoas. Não é muito legal se o seu shih tzu sair correndo até eles e, mesmo que você possa chamá-lo, as pessoas podem se assustar do cachorro que está prestes a chegar solto perto deles.

Também pode acontecer de repentinamente você ouvir algum outro animal aos redores e quiser que o seu shih tzu fique junto a você em segurança em vez de arriscar. Antes de sair a passear sem guia, pratique este comando com o seu cachorro shih tzu de forma que ele execute bem mesmo num ambiente cheio de distrações.

Como visto, ensinar o cachorro da raça shitzu a passear sem guia requer que você treine uma combinação de comandos para manter o seu shih tzu seguro e esses comandos devem estar dominados antes de sair sem a guia. Quanto mais você treinar acerca de distrações em áreas cercadas, mais preparado seu shih tzu estará para confrontá-las em situações reais. Então não é uma má ideia convidar amigos e ter outros shih tzu ao redor a medida que você trabalha em áreas seguras confinadas.

Mas lembre-se, não importa o esforço que você coloque em ensinar o seu cão da raça shih tzu, nenhum nível de treinamento pode torná-lo 100 por cento seguro, então escolha com prudência as áreas que você deixará o seu shih tzu livre. Obviamente seria muito arriscado andar com um cachorro da raça shih tzu sem guia perto de uma rua cheia de carros. Também considere que nem todos os lugares permitem os shih tzu sem guia, então haja de forma segura, respeite os demais e siga as leis locais.

Fonte do Texto: Caes Mania
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato