Meu shih tzu adora morder chinelos e sapatos: O que fazer - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Meu shih tzu adora morder chinelos e sapatos: O que fazer

Existe um grupo de cães da raça shih tzu levados da breca, que de jeito algum podem avistar um suculento chinelo, tênis, sapato – principalmente se forem recém comprados – que já querem tacar os dentinhos vorazes ! Os calçados sofrem ficando furados, molhados de baba e totalmente inutilizados! Afinal Como fazer o shih tzu parar de comer chinelo e sapatos? Para isso temos que adestrar o filhote de shih tzu desde seus primeiros meses de vida. Vamos as dicas para evitar que seu shih tzu destrua seu chinelo e sapatos.

Por que os shih tzu mordem sapatos

    
Meu shih tzu adora morder chinelos e sapatos  –  A maioria dos donos de shih tzu tem uma história dessas para contar, e essa repetição de padrão tem sim explicação. Saiba aqui no STB as razões que levam seu SHIH TZU a esse comportamento.

Exploração e crescimento da dentição

   
Sendo o shih tzu filhotinho, ele vai morder o seu chinelo como forma de explorar o ambiente, ou mesmo pra aliviar a dor nas gengivas e desconforto gerados pelo crescimento da dentição.

O crescimento da dentição completa por volta de 6 meses. Após terminado, o shih tzu pode permanecer explorando o ambiente com a boca. As temidas mordidas no seu tênis costumam terminar quando o shih tzu atinge a maturidade, ao atingir dois anos de idade.

Tédio e Atenção


Um shih tzu que não se exercita regularmente, acumula muito energia. Dessa forma procura outras formas de aliviar sua tensão, e uma delas é mordiscar os calçados em vista. Outra forma de deixar o shih tzu ansioso, é deixá-lo no ócio, shih tzu sem ocupação – shih tzu sozinho em casa por exemplo – causando certamente problemas!

Ansiedade de separação


Se você tem um amigo shih tzu que é um grude só com você, te segue em todos os lugares e fica deprimido quando você sai, eufórico quando você chega, são sintomas de ansiedade de separação.

O shih tzu vai mordiscar seu sapato pois nele sente o seu cheiro e lhe dá uma certa sensação de alívio e segurança.

Estresse

   
Mastigar calçados é um comportamento canino para lidar com o estresse do dia-a-dia. ele pode estar fazendo isso por alívio de frustrações.
    

Como fazer o shih tzu parar de comer chinelo


  • Deixe no ambiente do cão brinquedos de borracha próprios para pets, com imensa variedade em Pet Shops de todo o Brasil;

  • Pegou seu shih tzu no flagra com o calçado? Não puxe-o da boca do shih tzu, ele pode achar que é uma brincadeira de cabo de guerra. Ao invés disso, distraia-o e mude seu foco para outro objeto, só então tire o calçado.

  • Ao avistar seu shih tzu em direção ao sapato, diga “não” de maneira assertiva e dominadora e dê um brinquedinho pet próprio para mordidas. Quando ele se mostrar interessado, elogie e demonstre afeto, reforçando o comportamento certo;

  • Brinque com o brinquedo pet para shhih tzu de mastigar, valorize-o, mostre para seu shih tzu que ele é especial;

  • Não presenteie seu shih tzu com calçados antigos e inutilizados ou mesmo brinquedos pets que tem a forma de um sapato. Isso irá causar confusão mental;

  • No período de aprendizado, tire da vista de seu shih tzu todo e qualquer tipo de sapato, mantenha-os sem acesso, em local fechado;

  • Se o caso é ansiedade de separação, deixe com seu shih tzu uma peça de roupa ou manta que tenha seu cheiro, para diminuir aos poucos o desequilíbrio do cão na sua ausência de casa;

  • É muito importante estimular física e mentalmente seu melhor amigo shih tzu. Faça exercícios com ele, desafie-o. Ele merece uma vida feliz e livre do tédio!

  • Se a causa das mordiscadas é o estresse, identifique os momentos exatos em que isso ocorre. Investigue e resolva a raiz do problema que deixa seu shih tzu frustrado.

  • Mesmo depois destas dicas o mau comportamento continua? Calma. Consulte um médico veterinário e um especialista em comportamento canino para solucionar o problema de vez. Boa sorte! :)

Fonte do Texto: Dog Care/Cesarsway
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato