A importância do OVO para a alimentação do SHIH TZU - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

A importância do OVO para a alimentação do SHIH TZU

Os shih tzu podem comer ovo? Garantir uma boa alimentação para o nosso shih tzu é uma das melhores coisas que podemos fazer para mantê-lo saudável e fazer com que desfrute de uma boa qualidade de vida.
Cada vez somos mais conscientes desta informação e, por isso, são muitos os tutores que procuram soluções mais naturais para alimentar os shih tzu e fornecer todos os nutrientes necessários. A verdade é que hoje até é possível encontrar comida ecológica para shih tzu.

O ovo é mais do que adequado para a nutrição do shih tzu



Os ovos de galinha são um bom alimento para os shih tzu? Sim, principalmente pelo seu alto teor proteico, caracterizado pelo seu alto valor biológico, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais, aqueles que o organismo do seu shih tzu não consegue sintetizar se forma interna mas sim obter diretamente dos alimentos.

As proteínas são um dos nutrientes que devem ser encontrados em maior proporção na dieta do shih tzu. Além disso, o ovo também é rico em gorduras e estas são igualmente necessárias. Devemos entender que, em nenhum contexto, elas vão provocar colesterol no seu shih tzu, uma vez que estas gorduras são benéficas para ele.

Por fim, o ovo contém vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro e selênio, o que faz dele um alimento muito completo, assim como econômico e acessível.

Ovo cru ou cozido?



O shih tzu pode encontrar um ovo de forma esporádica na vida selvagem. Por esse motivo, os especialistas em nutrição canina que defendem a alimentação BARF recomendam dar o ovo cru e, além disso, com um pedaço de casca bem moída para aumentar o conteúdo mineral.

Mas não pode isso ser prejudicial para o sistema digestivo do shih tzu? O certo é que a clara de ovo não cozinhada contém uma proteína chamada avidina que atua como anti-nutriente, interferindo na absorção da vitamina H ou biotina. Contudo, o shih tzu pode digerir o ovo cru muito melhor do que nós e, para criar uma deficiência de biotina, seria necessário consumir grandes quantidades deste alimento cru, o que não é recomendado, como verá em seguida.

Contudo, é necessário ter em conta que o ovo cru pode ser portador da bactéria salmonela. Por isso, antes de quebrar o ovo (se vai dá-lo cru para o seu shih tzu), lave muito bem o alimento.

Saiba mais...

A importância do mamão para a alimentação do SHIH TZU

A importância da melancia para a alimentação do SHIH TZU

A importância da cenoura para a alimentação do SHIH TZU


Uma boa opção para eliminar o risco de que o shih tzu pegue salmonelose é cozinhar o ovo por completo. Cozer o ovo desnaturaliza a avidina, embora seja igualmente benéfico para o seu organismo e garanta as proteínas e gorduras anteriormente mencionadas. A salmonelose pode também afetar os gatos.

Com que frequência posso dar ovo para o meu shih tzu?



As proteínas devem ser a maior parte da dieta do shih tzue o ovo é um alimento rico em proteínas. Contudo, elas devem ser obtidas através da carne, principalmente, uma vez que o shih tzu é carnívoro e esse é o melhor alimento para ele.

Por esse motivo, o ovo deve ser oferecido esporadicamente, para que o seu pet possa beneficiar de todos os nutrientes que oferece. Para isso, basta um ovo, uma a duas vezes por semana.

Fonte: Perito Animal
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato