DEMARTITE ALERGIA OU SARNA? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

DEMARTITE ALERGIA OU SARNA?

É normal o shih tzu ter coceiras esporádicas - Contudo, se elas se tornarem frequentes, com queda de pêlos e feridas pelo corpo do shih tzu, podem causar grandes inquietude, deixando o shih tzu com falta de apetite, o shih tzu com perda de peso e infecção crônica de pele. As doenças de pele nos cães da raça shih tzu aparecem muitas vezes devido a maus tratos ou desleixo dos donos. O tratamento destas doenças exige um grande esforço do dono e um grande compromisso e se forem tratadas de inicio facilmente são travadas.

Dermatites alérgicas Por picada de pulgas



Causa coceira intermitente com queda de pêlos nos shih tzu. Ocorre mais na base da cauda, nas pernas e na barriga, mas em casos crônicos pode atingir outras partes do corpo, como o dorso.É tratada com anti-pulgas e,se a alergia for forte, com anti-alérgicos corticóides ou não esteróides.

Dermatites alérgicas Por inalantes


Conhecida como atopia, origina-se de poeira, ácaros, pólen, desinfetantes e outros produtos químicos aspirados pelo do shih tzu.A coceira aparece primeiro no abdômen e depois se espalha pelo corpo. Há também queda de pêlo, feridas na pele com infecções, pêlo seco ou engordurado e escurecimento da pele.Evite o contato do shih tzu com a substância que lhe causa alergia. Os sintomas são combatidos com anti-alérgico corticóides ou não esteróides, xampus medicamentosos e, havendo feridas infectadas, anti-bióticos.

Dermatites alérgicas Medicamentosa


Aparece primeiro na barriga e se alastra por outras áreas, causando coceira, queda de pêlo, feridas na pele com infecções, pêlo seco ou engordurado e escurecimento da pele. Evite o uso de medicamentos que já causaram alergias no shih tzu. O tratamento consiste no uso de anti-alérgicos corticóides ou não esteróides, xampus medicamentosos e anti-bióticos, no caso de haver feridas infectadas.

Dermatites alérgicas Alimentar


Conhecida como dermatite genérico-alimentar, é causada pelo excesso ou falta de algum nutriente na alimentação, ou pela sensibilidade do shih tzu a um de seus componentes. No primeiro caso, há coceira, perda de peso, queda acentuada dos pêlos, vômito e diarréia. Os tipos mais comuns dessa dermatite são causadas pela deficiência de zinco e pela falta de vitamina A.

No outro caso, há coceiras intensa pelo corpo todo, queda generalizada dos pêlos e feridas por toda a pele. No tratamento combatem-se os sintomas através de anti-alérgicos corticóides ou não esteróides, xampus medicamentosos e anti-bióticos, se houver feridas infectadas.

Sarcóptica: Conhecida como escabiose canina, é causada pelo ácaro Sarcoptes Canis.O contágio acontece por contato com animal afetado ou com objeto utilizado por este.No início, há uma coceira muito intensa na cabeça, no abdômen e nas patas do shih tzu, que,de tão intensa, é capaz de levar à perda de peso. Pode evoluir para queda progressiva de pêlos por todo o corpo, vermelhidão na pele, com aparecimento de crostas e infecções, e posterior enegrecimento da pele.

Cuidados com a alergia


Deve-se tosar o shih tzu para retirar uma das fontes de alimento do ácaro e inibir a proliferação de bactérias anaeróbicas.Utiliza-se também soluções parasiticidas à base de amitraz ou lindane e, nos casos mais graves, anti-bióticos e anti-alérgicos.O uso da ivermectina também é indicado, mas só deve ser feito por um veterinário, pois algumas raças, como Collies, Old English Sheepdogs e Pastores de Shetland, são muito sensíveis a esse medicamento, podendo até morrer se houver uma reação alérgica.

Demodécica: Conhecida como sarna negra ou demodicose, é causada pelo ácaro Demodex canis. Os primeiros sintomas são queda de pêlos na cabeça e nas extremidades do corpo. Quando está associada a uma infecção bacteriana, há uma coceira intensa.Acredita-se que o contágio acontece por contato direto durante os primeiros dias de vida. Os sintomas só costumam aparecer quando há baixa resistência ( no primeiro ano de vida ou em cães idosos).

Se não for tratada, a queda de pêlos se generaliza e a pele fica enegrecida e com elevações. Aparecem crostas, úlceras, pus e há sangramento. É tratada com acaricidas à base de amitraz. Deve-se também usar anti-bióticos, por causa da infecção bacteriana secundária.

Otodécica: Chamada de otoacaríase, é causada pelo ácaro Octodectes cynos.Ela causa intensa coceira nas orelhas, podendo se estender para a cabeça e o pescoço.Há ainda o aparecimento de cerume enegrecido nas orelhas.Se não tratada surgem lesões próximo à região.O contágio se dá por contato direto. No tratamento, aplicam-se gotas otológicas de acaricidas à base de amitraz diluídas em óleo mineral. A ivermectina também é indicada, o que só deve ser feito por um veterinário. Dermatite seborréica secundária Normalmente acompanha dermatites que causam feridas infeccionadas.

Provoca caspa, coceira e muita queda de pêlos. Raças como Beagle, Cocker Spaniel Inglês e Pastor Alemão têm tendências hereditária a desenvolver o problema. Deve-se descobrir a causa da dermatite e tratá-la, além de usar xampus medicamentos para pêlos secos ou oleosos. Existe um tipo de seborréia, chamada de idiopática, que apresenta os mesmos sintomas, mas cuja causa ainda é desconhecida. Causas menos freqüentes:

Acme: Espécie de espinha que causa coceira e queda de pêlo. em geral, aparece sob o queixo. É tratada com cremes anti-alérgicos, anti-inflamatórios e anit-fúngicos.

Dermatite pelo uso de coleira anti-pulgas


Surge quando o shih tzu é alérgico à coleira anti-pulgas. Provoca coceira e vermelhidão ao redor do pescoço. Deve-se retirar a coleira e usar anti-alérgicos.

Queiletielose: Provocada pelo ácaro Cheyletiella blakei, causa coceira intensa no dorso e abdômen. Trata-se com acaricidas à base de amitraz e carbamatos.

Rabujo: O excesso de secreção das glândulas lubrificadoras do ânus faz o shih tzu coçar-se, causando infecção local e até auto-mutilação. O tratamento é feito com anti-bióticos e, nos casos mais graves, com a retirada cirúrgica da glândula.

Fonte do Texto: Matéria publicada na Revista Cães
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato