Como socorrer um cachorro? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como socorrer um cachorro?



veterinario



Ferimentos, como cuidar?

Se você suspeita que seu cachorro tem um ferimento perfurante, observe sinais de choque, que incluem gengivas pálidas ou brancas, batimento cardíaco e respiração rápidas.
Passe uma guia ao redor do pescoço do cachorro e então ao redor de um objeto fixo. Puxe o cachorro para perto deste objeto e amarre a guia de maneira que ele não possa mover a cabeça. Faça uma focinheira no cachorro para sua proteção se necessário.
Mantenha a pressão sobre a compressa para parar o sangramento.
Se o sangue encharcar o curativo, NÃO o remova.
Coloque outro curativo por cima e continue pressionando até parar de sangrar.
Se o sangramento não parar em até 5 min, continue pressionando o ferimento e leve o cachorro imediatamente ao veterinário.
Se você não consegue remover o objeto e o cachorro é grande demais para ser erguido, coloque-o deitado de lado no chão.
Se retirar o objeto e o cachorro ainda não estiver respirando, sinta sua pulsação colocando seus dedos 5 cm atrás do cotovelo do cachorro no meio do peito. Faça respiração artificial.
NÃO tente remover o objeto.

Coloque panos limpos ou compressas estéreis ao redor do ponto de entrada. Faça uma bandagem firme ao redor do ponto de entrada. Leve o cachorro imediatamente ao veterinário.
No caso de um grande ferimento, coloque sua mão sobre o curativo e pressione com firmeza.

 
Meu cão foi envenenado, o que fazer?
 

Alguns sinais são baba excessiva, vômitos, diarréia, dor abdominal, tremores, nervosismo, convulsões, coma e odor característico do produto químico no corpo.
Se o cão estiver comatoso ou convulsivando, enrole-o em um cobertor e leve-o imediatamente a um veterinário junto com a embalagem do produto, planta ou folha suspeito de ser a causa do envenenamento.

E se ele engasgar?




Abra a boca do cachorro cuidadosamente, segurando a mandíbula superior com uma mão sobre o focinho.
Pressione os lábios do cão sobre os dentes superiores apertando com seu polegar em um lado e os outros dedos no outro, de maneira que os lábios do cachorro fiquem entre seus dentes e os dedos. Aperte com firmeza para forçar a boca a ficar aberta.
Se você consegue ver o objeto, tente removê-lo com seus dedos. Se não conseguir remover o objeto e o cachorro for pequeno o suficiente, segure ele pelas pernas traseiras, vire-o de cabeça para baixo e chacoalhe vigorosamente. Bater nas costas também pode ajudar a mover o objeto.
Coloque a sua mão atrás da caixa torácica e aperte para baixo e um pouco para frente, com firmeza. Solte. Repita rapidamente várias vezes até o objeto ser expelido.
Se não conseguir retirar o objeto, leve o cachorro imediatamente ao veterinário.

 
O que fazer se meu cachorro tiver um ataque cardíaco?
 

Ao receber um forte choque ao morder fio elétrico, ser atropelado, sofrer quedas ou traumatismos graves, afogamentos ou ainda se o cachorro for cardíaco isso pode acontecer.
Para identificar a parada cardíaca deve-se colocar a mão sobre o lado esquerdo do peito do cão. Se não há sinais de batimentos cardíacos ou não há movimentos respiratórios deve-se iniciar a massagem cardíaca:
Dentro de no máximo 5 minutos deite o cão sobre o lado direito.
Respiração artificial: com a sua mão, feche a boca do cachorro segurando firmemente o focinho. Eleve a cabeça dele e encoste sua boca no focinho dele. Sopre para dentro das narinas até sentir que o peito do animal se eleva. Deite a cabeça do animal e pressione o peito dele delicadamente para que o ar saia. Em 1 minuto, repita o procedimento 8 a 10 vezes. Verifique se o animal volta a respirar. Continue a respiração artificial, caso ele ainda não esteja respirando.
Massagem cardíaca: Coloque a palma da sua mão sobre o coração dele. Faça uma pressão firme e rápida sobre a região e solte. Você deve pressionar rapidamente e soltar uma vez por segundo. No caso de cães muito pequenos, use as pontas dos dedos para pressionar o coração. Massageie por um minuto e observar se os batimentos cardíacos voltam.
OBS: no caso de você ter que realizar conjuntamente a massagem cardíaca e respiração artificial, faça uma seqüência de 5 ou 6 pressões sobre o coração, intercaladas por uma respiração.
É isso aí pessoal, até a próxima!!!
 
 
Fonte: www.meucaomeuamigo.blogspot.com.br
 
 
 
 
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato