Qual a maneira correta para levantar um cachorro?

VOCÊ SABIA QUE CARREGAR UM CÃO DE GRANDE PORTE (OU PESADO) APOIANDO NO ABDOME PODE CAUSAR LESÕES NOS ORGÃOS INTERNOS DESTE ANIMAL?

SE FOR UMA CADELA GRÁVIDA,TENHA CUIDADO REDOBRADO.
FIQUE ATENTO NAS PET SHOPS NA HORA DO BANHO,SE VER O SEU OU OUTRO ANIMAL DE GRANDE PORTE SENDO ERGUIDO PELO ABDOME,CHAME A ATENÇÃO E ENSINE A FORMA CORRETA.


Se o cachorro for pesado, peça ajuda a alguém. Evite levantar cães com 18 kg ou mais por conta própria. A força das pessoas tem limite; priorize a segurança (sua e do bicho) quando decidir prosseguir.
  • O animal resistirá mais se achar que pode cair por não estar seguro ou se você tiver dificuldades.

Saiba a forma correta de carregar/levantar no colo seu "grande amigo grande".



Donos de cães de grande porte esbarram sempre num problema que é a necessidade de carregar/levantar/mover seu amigo numa determinada situação, por exemplo, a mais comum, numa visita ao veterinario (naquela mesa de alumínio velha conhecida nossa!). Sendo grandes e pesados, esses cães requerem uma forma cuidadosa e especial de manejo.
Outra situação comum é o banho. "Já percebi que não posso deixar a Clara ir ao banho na pet shop sozinha. Invariavelmente, sempre levantavam minha Labrador segurando pela barriga .E lá ia ela "pendurada" pela barriga tomar seu banho. Tenho sempre que estar presente para orientar os rapazes que felizmente já fazem tudo certinho."
Se você tiver um cão de grande porte e precisar levá-lo ao banho, por exemplo, fique atento a esse detalhe. Levantar um cão grande e pesado pela barriga é, além de extremamente desconfortável para o animal (imagine se você fosse suspenso por uma corda tendo todo o peso do seu corpo apoiado na sua barriga...), é muito perigoso, pois pode causar lesões sérias nos órgãos internos como a ruptura de alças intestinais (o mais comum).




Se sua cadela de grande porte estiver prenhe, REDOBRE a sua atenção. Apoiá-la pela barriga, poderá causar danos perigosos e irreparáveis. (Evite carregar qualquer cadela prenhe apoiando na barriga)



Tenha sempre muito cuidado ao manejar qualquer cão, de qualquer tamanho. Pugs, por exemplo, considerados de pequeno porte também NÃO devem ser apoiados pela barriga, por ser um Braquicéfalo (saiba mais AQUI) 



E isso acontece com cães de raças e tamanhos variados. Use sempre seu bom senso.


Dicas

  • Evite tocar a área do ferimento. Se possível, use um lençol ou uma toalha como padiola. Uma pessoa pode segurá-la pela frente e a outra, por trás. Em vez de tentar manter o objeto reto, transforme-o em uma "rede", com as extremidades para cima. Assim, o animal ficará menos tentado a fugir.
  • Você também pode conseguir por o cachorro em um cesto de roupas ou uma caixa de plástico grande coberta com toalhas. Isso evitará que os ferimentos se intensifiquem no caminho ao consultório veterinário.
  • Proteja seu rosto. Alguns cachorros ficam agitados quando erguidos. Afaste seu rosto para que a cabeça ou os dentes do animal não o acertem por acidente. Use a coleira para controlar o pescoço do bicho (se ele for pequeno).


E lembre-se que quanto mais pesado for o cão, maior poderá ser o dano causado.
 
Tenha sempre muito cuidado ao manejar qualquer cão, de qualquer tamanho. Pugs, por exemplo, considerados de pequeno porte também NÃO devem ser apoiados pela barriga.

Fonte: www.pugalicedisse.blogspot.com
            www.confrariadosgalgos.blogspot.com