Como educar o shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como educar o shih tzu

Como educar o shih tzu
Não existem Shih tzu que não façam traquinagens. É necessário lembrar-se que ele não possui nossas noções de valor; tão pouco fala ou entende nossa linguagem. 

Nossa espécie é privilegiada pela linguagem verbal, mais também a gestual. Os cães são mais sensíveis a esta segunda opção.




Um bom dono é aquele que guia e educa o shih tzu, e não, aquele que o castiga e puni. Cavar o jardim, fazer xixi no local errado, roer móveis. Pode ser estresse ou tédio. 

Se seu filhote de shih tzu começa a cavar pode ser para esconder alguma coisa ou simplesmente ele esta necessitando de exercício. Leve ele mais vezes para passear. 

Roer, na fase de filhote é normal, pois eles estão na idade em que os dentes começam a sair. De brinquedinhos para ele!

Desde cedo mostre sua autoridade dizendo: não


Um shih tzu nunca é pequeno demais para ser educado.
Deve-se corrigir maus hábitos desde cedo. Mostre sua autoridade dizendo: não.  


Deve ensinar ao shih tzu seu nome sem apelidos ou diminutivos. Palavras: não, vem e quieto.

Para dar uma ordem a um shih tzu você deve ser firme e escolher comandos curtos e repeti-los frequentemente. Você deve dar um firme não ele estiver fazendo algo errado.Até os 4 meses de vida, o filhote de shih tzu pode aprender bastante coisa! Além de saber onde fazer as necessidades no lugar certo, ele pode aprender alguns comandos de adestramento.

A primeira coisa é ensinar o nome a ele. Chame pelo nome, e quando ele olhar, recompense com algum petisco ou com a própria ração.  


Depois, um comando bem importante: Vem. É muito simples, chame o nome do cachorro, e assim que ele olhar, diga VEM! Quando ele vier, recompense! 

Se ele não vier, mostre algo interessante pra ele, como um brinquedo ou petisco. Ele com certeza virá. 

OBS: Nunca chame o shih tzu quando for brigar com ele. Isto pode fazer o shih tzu relacionar o nome ou o VEM com algo ruim, e depois não obedecer mais.

Outra coisa muito importante:
Nunca bata no seu shih tzu. Existem outras maneiras de puni-lo por algo que fez errado. Cuide bastante com o NÃO. 


Não utilize a todo momento, mas quando utilizar, diga somente uma vez, e não deixe o filhote continuar o que estava fazendo de errado. Você também pode dar um sustinho nele, como fazer um barulho forte simultaneamente ao NÃO.

Brinque muito com seu shih tzu filhote , dê atenção a ele, cuide... Ele não vai esquecer disto depois que crescer, e com certeza será manso e não terá atitudes agressivas.  


Brinque de jogar a bolinha, mas não de cabo de guerra, pois esta brincadeira pode levar à uma disputa por liderança, e seu filhote querer mandar em você! 

Lembre-se você é o líder, então tome atitudes como tal. Ande sempre à frente, entre nos lugares primeiro, não deixe te morder, e sempre exija um comando antes de dar a comida ou levar para passear.

Comandos que você pode ir ensinando ao seu filhote de shih tzu de até 4 meses: Vem, Senta, Fica, Deita, Dá a pata, Rasteja, Gira e etc.

Treinamento Básico para educar shih tzu filhote



 Se o seu shih tzu passa muito tempo sozinho, você deve deixar com ele alguns brinquedos, entre os quais no mínimo dois devem ser “inteligentes”, ossos variados e colocar músicas relaxantes em baixo volume. Se ele ainda for filhotinho, deixe uma roupa sua com seu cheiro junto a ele.  

Lembre-se do procedimento a ser feito na sua chegada.  Saia sem falar absolutamente nada com seu shih tzu.  Ao chegar, ignore-o totalmente. 

Caso não consiga, faça no máximo um carinho curto e o mais frio possível.  Guarde suas coisas, faça o que tem de fazer e espere alguns minutos até que seu cão fique tranquilo e entre em estado normal. Aí sim você pode chamá-lo e dar bastante carinho e a atenção que ele merece.


Como adestrar um Shih tzu :  


Se o seu shih tzu vier brincar com você, ignore-o sem falar absolutamente nada, fazendo de conta que ele nem existe.  Mova-se e saia do local momentaneamente.  Quando seu shih tzu estiver quieto e calmo, chame-o pelo nome, dê-lhe carinho e brinque com ele pelo tempo que quiser. 

Lembre-se! Você é quem deve iniciar sempre a brincadeira com o seu cão e atente para o detalhe de ele estar calmo e quieto quando for chamá-lo para as brincadeiras e interações.


 Quando sair de casa e quando chegar.

  
Saia sem falar absolutamente nada com seu shih tzu.  Ao chegar, ignore-o totalmente. Caso não consiga, faça no máximo um carinho curto e o mais frio possível.  

Guarde suas coisas, faça o que tem de fazer e espere alguns minutos até que seu cão fique tranquilo e entre em estado normal. Aí sim você pode chamá-lo e dar bastante carinho e a atenção que ele merece. Espero que essas dicas possa ajudar a você educar o seu shih tzu.



Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato