Shih Tzu roncando é normal ? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih Tzu roncando é normal ?

O ronco do shih tzu é simplesmente ruídos respiratórios altos causados ​​pelo fluxo de ar anormal ou fluxo aéreo durante o sono. Um desenvolvimento súbito de ronco ou aumento de sua gravidade, deve alertar o proprietário do cão/gato para a possibilidade deste desenvolver alguma doença das vias aéreas.Condições que podem contribuir com o ronco do shihtzu incluem:

- Defeitos anatômicos-Braquicéfalos 
- Alergias e infecções das vias aéreas que causam inchaço dos tecidos
- Corpos estranhos
- Acrescimentos, como pólipos ou tumores. 
- Colapso traqueal ou paralisia da laringe (paralisia das cordas vocais, a abertura da traquéia) também podem causar o ronco.Paralisia da laringe não é incomum em cães, especialmente aqueles com hipotireoidismo. 
- Obesidade (Veterinários geralmente definem um cão que pesa 20 % mais do que seu peso ideal como obesos. obesidade de cães é um fator importante em causar o ronco porque o peso adicional ajuda a entrar em colapso o palato mole da boca do cachorro à noite, levando ao ronco)
- É comum também se ver o ronco desenvolver em cães idosos sem nenhuma doença subjacente aparente, talvez por causa de maior relaxamento e diminuição da audição. 

Shih Tzu roncando é normal ?     


O ideal é levá-lo ao veterinário para uma avaliação cuidadosa da saúde geral do seu shih tzu e observar como estão as vias aéreas.  

O que fazer para diminuir ou parar o ronco do shih tzu?

- Cama 
  • Procure fazer uso de uma cama onde ele possa se esticar  (essa posição pode reduzir sua dificuldade de respiração)
  • Evite as camas redondas.
  • Eleve a posição da cabeça (isso o ajudará a respirar  melhor)
  • Você pode prender uma bola com uma faixa no meio das costas ,evitando que durma com a barriga para cima. (sempre que tentar ficar nessa posição a bola causará um incomodo). A faixa deve ser presa suavemente para não atrapalhar a respiração.
- Alergia
faça anotações durante as mudanças de estações, e observe  se a intensidade do ronco por exemplo aumentou  no mesmo período do ano anterior. (se coincide por exemplo com o período da polinização), Nunca fume perto do seu peludo


- Peso
Converse com o veterinário sobre uma dieta saudável para redução do peso (Não dê comida humana como, frituras, doces, salgados . Forneça água fresca em abundancia .


- Exercícios
Brincar com seu gato por 15 min duas vezes ao dia. Caminhar com seu cão 30 a 40 min todos os dias (se possível 2 vezes ao dia)


Cachorros Braquicéfalos por terem seu focinho encurtado são os animais com maior tendencia a problemas respiratórios e consequentemente os maiores "roncadores"
    
Nos cães: Boxer, Bulldog, Pequinês, Pug, Shih Tzu, Boston Terrier, entre outras.

Nos gatos: Persa, Himalaia

Se perceber que o ronco do shih tzu vem aumentando devido a dificuldade respiratória e isso tem deixado seu animal ofegante,converse com seu veterinário sobre a possibilidade de uma cirurgia corretiva.

Nesse vídeo fica bem perceptível a dificuldade respiratória de um Braquicéfalo 




Fontes do Texto: Dog channel - Snoring treatmentinfo
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato