Qual é a melhor escolha Shih tzu Macho ou Fêmea? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Qual é a melhor escolha Shih tzu Macho ou Fêmea?



Shih Tzu Fêmea ou Macho: Essa é uma decisão importante, as fêmeas em algumas raças são mais dóceis, mas isso não é regra. O shih tzu macho são tão dóceis quanto as fêmeas.
Tanto machos quanto fêmeas tem alguns inconvenientes. As fêmeas quando entram no cio tem o inconveniente da sujeira ( mais hoje tem as fraudas para cachorro que você pode usar em sua shih tzu). Se você mora numa casa com quintal, pode ser mais tranquilo, mas se você mora em um apartamento vai ser mais complicado. Nas raças pequenas o primeiro cio em geral vem antes do 1º ano e se repete 2 a 4 vezes ao ano. Uma opção é a castração; converse com um medico veterinário a respeito da castração.


Outro hábito dos machos que pode ser inconveniente é levantar a perna para fazer xixi. No caso do nosso shih tzu, como ele vive dentro de casa e quase não tem contato com outros cães, ele nunca aprendeu a levantar a perna, mas se o seu cão levantar a perninha, você pode utilizar o cone vendido em pet shops.
Com a castração o shih tzu pode engordar, por isso é preciso fazer o acompanhamento com o veterinário que pode indicar uma ração apropriada.
O nosso shih tzu não engordou com a castração e o problema de comportamento dele foi resolvido.


Vantagens de um Shih Tzu Macho:

  • Seu temperamento é mais constante pela ausência de mudanças hormonais.
  • Os machos não entram no cio e não engravidam, o que poupa um grande trabalho com possíveis crias.
  • São mais agressivos, o que é vantajoso para o caso de cães de guarda.

Desvantagens em ter um Shih Tzu Macho:

  • O macho tem o instinto de marcar território, então pode insistir em fazer xixi em lugares errados, espalhados pela casa. Ele pode até aprender a fazer no lugar certo, mas vez ou outra o instinto de demarcação falará mais alto. O
  • Outra desvantagem (mas que se olhada com outros olhos pode ser uma fofura) é o comportamento bobalhão do macho, por vezes com brincadeiras incovenientes, como morder, rolar, correr. Ele é mais arteiro e levado.
  • Se não for castrado, ao sentir o cheiro de uma fêmea no cio, corre o risco de fugir e não encontrar o caminho de volta para casa. Outros cheiros também podem incentivar o instinto de caça e a fuga. 
 

 Vantagens de uma Shih Tzu fêmea:

  • A fêmea é mais carinhosa e meiga, apesar da imprevisibilidade causada pelos hormônios.
  • Suas brincadeiras são menos brutas que as dos machos, principalmente à medida que fica adulta.
  • A fêmea não tem o instinto de marcar território, assim aprende mais rápido e obedece as ordens de fazer suas necessidades no lugar certo.
  • Se castradas as fêmeas ficam tranquilamente em casa, sem necessidade de ir para a rua para procurar um macho.
 

Desvantagens em ter uma Shih Tzu fêmea:

  • O cio das fêmeas é quase sempre barulhento e agitado. Elas sentem cólicas e podem miar ou latir muito por isso. Podem se contorcer, se esfregar no chão e mesmo nas pernas das pessoas. O cio também pode fazer uma grande sujeira de sangue pela casa.
  • Quando estão no cio existe a grande possibilidade de fuga para encontrar um macho para cruzar.
  • Se a cadela cruzar irá gerar uma cria. Você deverá mantê-los em casa até o desmame e depois dar um destino responsável para essa cria, tendo o trabalho de procurar pessoas dispostas a adotar, etc.

Em nosso caso, nós optamos por um shih tzu macho, e ele nos causou um sério inconveniente... ele se agarrava nas pernas das visitas (uma situação muito constrangedora). O veterinário disse para nós pensarmos na castração. Depois de algumas pesquisas nós optamos pela castração por dois motivos:

  • 1º nós não tínhamos intenção de cruza-lo 
  • 2º a castração reduz o risco de câncer.





Fonte do Texto: Estimacao - Pequeno pet 
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato