Como limpar as orelhas do shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como limpar as orelhas do shih tzu

É muito importante manter as orelhas do seu cachorro sempre limpas. As orelhas são muito sensíveis e fundamentais para que um cachorro viva bem, portanto não podemos esquecer de cuidar delas. Quando for fazer a limpeza, sempre olhe com cuidado pra ver se não tem excesso de cera, feridas ou sujeiras. O excesso de cera pode ser um sinal inflamação ou infecção no ouvido (leia aqui sobre a Otite ) e nesse caso o cão precisa ser tratado com medicamentos. Limpar as orelhas do seu shih tzu pode se tornar uma rotina fácil e rápida uma vez que você aprender como realizá-la. Devemos lembrar que as orelhas dos cães são órgãos sensíveis e de muita importância em nossos amigos caninos, devemos ter sempre muita atenção a qualquer sinal de feridas e/ou sujeiras. Manter as orelhas do shih tzu limpas pode evitar problemas.  
orelhas do shih tzu
Enquanto nosso canal auditivo é horizontal, o do cachorro é em formato “L”, que o deixa mais propício a ter problemas de ouvido. Orelhas sujas podem causar inflamações e infecções no ouvido. Veja na imagem abaixo alguns sintomas de que seu shioh tzu pode estar com problemas de ouvido.
  

Como identificar problemas com o ouvido do shih tzu

Alguns sintomas de que o cachorro pode estar com problemas de ouvido:

  • O shih tzu balança demais a cabeça, algo o parece incomodar. ( como se ele estivesse se secando depois do banho, mas ele faz isso com mais frequência quando tem dor de ouvido)
  • Forte odor no ouvido
  • O cachorro está com feridas na parte interna da orelha
  • Excesso de cera na parte interna da orelha/ouvido

Veja o passo a passo de como limpar a orelha do seu shih tzu

Material para a limpeza do ouvido do shih tzu

  • Um frasco de loção para limpeza de ouvidos caninos
  • Algodão

Devemos analisar como está a orelha do shih tzu . Caso você ache que está muito suja, com forte odor e/ou machucada,  com muita cera escura, odor forte ou feridas. Isso pode significar inflamação ou infecção e você deve levá-lo ao veterinário, pois provavelmente o shih tzu está com dor.

Aplique o produto dentro da orelha do shih tzu ,Deixe agir por alguns minutos para amolecer a cera. Limpe com algodão ou gaze e deixe o cão se sacudir. Massageie a orelha de forma a espalhar o produto e também amolecer a sujeira.

Dicas para limpar a orelha do seu cachorro


1. Esteja preparado para seu cachorro não querer
Dependendo do temperamento do shih tzu ou se for um shih tzu filhote, pode acontecer do cão reagir na hora da limpeza. Ele pode ficar agitado demais, fugir e em casos mais extremos, rosnar e morder. Se você não tem 100% de confiança, peça pra alguém segurar o cachorro enquanto você limpa as orelhas. É importante acostumar o cão desde filhote para que ele não fique assustado quando adulto.

2. Não improvise
Não introduza nada na orelha do animal, pois você corre o risco de machucá-lo. Objetos pontiagudos, palitos e qualquer outra coisa semelhante, não devem ser usados para a limpeza da orelha do animal. Você pode usar cotonete, mas não introduza demais.

3. Associe a uma coisa boa
Depois de limpar as orelhas, dê um petisco caso o cachorro se comporte bem. Se você der um biscoito ou petisco toda vez que limpar as orelhas do shih tzu, ele vai associar isso a uma coisa boa e não irá fugir nem terá medo de limpar as orelhas futuramente, pois ele sabe que depois vem o petisco. Toda vez que o seu cachorro se comportar bem em alguma atividade de rotina, dê uma recompensa, dessa forma podemos garantir que ele se comporte adequadamente outras vezes.

4. Cuidados
Não recomendamos a utilização de cotonetes, o uso incorreto pode acarretar danos ao ouvido do seu cachorro. Pegue uma bolinha de algodão e comece a retirar a sujeira da orelha, se o algodão estiver sujo, troque por outro e continue a limpeza até não haver mais sujeira ou líquido no ouvido do cachorro. Repita o procedimento na outra ouvido do shih tzu.

Alguns cuidados que devemos tomar ao limpar a orelha do cachorro

  • Esteja preparado para uma reação do animal. O ouvido é uma parte sensível, e normalmente os cachorros se sentem incomodados. 
  • Peça a ajuda de alguém para segurar o cachorro.
  • Jamais improvise, não utilize objetos pontiagudos. O recomendado é utilizar somente o dedo com algodão.
  • Não utilize água dentro do canal auditivo do cachorro. O acúmulo pode levar a formação de bactérias e fungos.

Vídeo de como limpar a orelha do seu shih tzu em casa


 Faça a limpeza dos ouvidos uma vez por semana pra garantir o bem-estar do seu shih tzu. É sempre bom alertar, caso você se sinta desconfortável em fazer a limpeza, leve ao veterinário, não levará mais do que 5 minutos e evitará diversos problemas para o seu shih tzu.

Fonte do Texto: Portal do dog - Tudo sobre Cachorros
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato