Como saber se o meu shih tzu está doente - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como saber se o meu shih tzu está doente

Sinais que indicam que o seu shih tzu está doente: Mudanças na rotina ou comportamento são perceptíveis para donos que participam ativamente da vida do seu shih tzu. Abaixo você saberá quais são os sinais que indicam quando eles estão com alguma doença. Na dúvida, leve imediatamente ao veterinário. No entanto, por não ter uma linguagem verbal, muitas vezes é difícil detectar se o shih tzu  tem algum problema de saúde podendo passar algum tempo antes de notarmos sinais específicos de alarme. Por isso quando nosso shih tzu parece apático, com pouca energia e apagado costumamos nos preocupar, temendo sempre que algo importante esteja acontecendo. 
Como saber se o meu shih tzu está doente


SHIH TZU COM VÔMITOS


O fato de os shih tzus vomitarem de vez em quando não é motivo de alarme. Vez que outra o organismo ordena uma limpeza do estômago. Se o seu cachorro vomitar, mas permanecer disposto e brincalhão, sinal que está tudo dentro da normalidade. Contudo, ligue o alerta se ele não conseguir sustentar a comida e ainda mostrar sintomas de fraqueza e desanimo. Leve ao especialista sem demora.

SHIH TZU COM RESPIRAÇÃO DIFÍCIL


O calor pode fazer com que o shih tzu fique arfante, situação agravada pelo excesso de pelos. Nestes casos, providencie um ambiente mais fresco ou com ventilação para ele ficar mais confortável. Falta de ar está ligada a doenças do coração ou respiratórias. Se ele não melhorar, não hesite em levá-lo ao veterinário. Nos gatos esta situação é mais preocupante. Ao primeiro sinal de que o bichano está com dificuldade para puxar o ar, chame o especialista.

SHIH TZU COM DIARREIA


A diarreia em pets não é motivo de grande preocupação, mas mesmo assim deve ser tratada. Passando das 24 horas merece uma investigação. Se for causada por parasitas e vírus, não há com o que se preocupar. A diarréia também é sintoma de doenças bem mais graves como pancreatite ou tumores. É sempre importante estar atentos às evacuações do seu shih tzu, pois a diarreia persistente é um sinal inequívoco de que seu cachorro está doente, possivelmente com algum parasita, principalmente se este sintoma vier acompanhado de vômitos.

SHIH TZU COM EXCESSO OU POUCO XIXI


Se o  shih tzu faz muito xixi, sinal que ele está bebendo água demais. Contudo, sentir sede demais não é normal e é um dos sintomas de diabetes. Fique alerta. Se estiver ocorrendo o contrário, pode ser que o pet esteja desidratado. Em ambos os casos é necessário uma visita ao especialista.

SHIH TZU COM PERDA DE APETITE


Mudanças na rotina do cachorro podem provocar sentimentos de tristeza e o deixarem sem fome ou desanimado. Mas se nada mudou no seu dia a dia e a perda de apetite estiver acompanhada de diarreia ou muita sede, seu shih tzu está doente e precisa de um tratamento sem demora. Um dos sinais mais comuns que indicam que seu cachorro está doente ou que algo importante está acontecendo é a perda repentina de apetite. Todos sabemos que os cachorros são gulosos por natureza e que estão sempre dispostos a comer o que você colocar, por isso se depois de uns dois dias seu prato não esvazia e seu cachorro não quer comer, nem mesmo sua ração favorita ou outro tipo de comida diferente, é hora de ir ao veterinário.

SHIH TZU COM OLHOS COM SECREÇÃO


Secreção no cantinho do olho ao acordar é absolutamente normal. Preste atenção, no entanto, se a secreção for em excesso, com odor ruim e os olhos estiverem vermelhos. Pode ser uma doença simples como a conjuntivite, sendo o tratamento bem fácil. A cinomose, uma doença viral muito grave, também apresenta este tipo de sintoma. Convém levar logo ao veterinário para tirar a dúvida e iniciar o tratamento logo.

SINTOMAS DE CACHORRO DOENTE



Outros sinais importantes de que seu cachorro está doente são:

  1. Excesso na ingestão de água fora dos dias de muita atividade física ou de muito calor. O aumento repentino no consumo de água pode ser sinal de alguma doença crônica, como diabetes.
  2. Urina com sangue ou muito turva pode ser sinal de uma infecção ou de problemas renais.
  3. Se o seu animal tocar muito uma parte específica do corpo, por exemplo as orelhas, isso indica que algo está errado nessa área.
  4.  Inquietude, choro ou uivos.
Em todos estes casos é conveniente levar o cachorro ao veterinário para uma revisão.Se deseja ler mais artigo parecidos a Como saber se meu shih tzu está doente , recomendamos que entre na nossa categoria de saúde.

Fonte: Caes online - Um como
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato