Tosar ou não tosar o meu shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Tosar ou não tosar o meu shih tzu

Tosa shih tzu -  shih tzu tosa - Tosa de shih tzu é o ato de aparar, tosquiar, cortar rente os pelos de nossos shih tzu. A tosa também envolve cuidados de higiene e limpeza do shih tzu,  e também possui uma grande importância no processo pelo qual a aparência física do cachorro shih tzu é modelada para apresentação dos shitzu em competições de beleza. a tosa mais querida dos proprietários e a tosa bebe shih tzu essa e a campeã nos banho e tosa para shitzu. Vamos descobrir no post abaixo Tosar ou não tosar o meu shih tzu?

Função dos pelos do shitzu


Tosar ou não tosar o meu shih tzu
O pelo tem a função de evitar que o shih tzu perca calor ou que absorva calor em excesso, atuando como um tipo de isolante térmico, porém por outro lado, um pelo que não é cuidado, pelo menos escovado frequentemente, pode gerar o acúmulo de fungos, bactérias e parasitas, nocivos para a saúde do shitzu .

Especialmente na época de calor, o aumento de moscas e mosquitos começam a rondar os cachorro shitzu, por isso é importante a tosa shih tzu. Porque adere um pouco da urina no pelo do shitzu e por vezes, pode acabar ficando até um resíduo de fezes no shitzu, estes insetos atraídos pelo odor e resíduos, acabam colocando ovos que causam as indesejadas bicheiras e bernes.

Cuidados

 

Alguns shitzu se lambem bastante, mantendo sempre a pelagem limpa e não correm risco de desenvolver bicheiras e bernes, já no caso de outros cães, a infestação por parasitas e insetos se torna mais frequente no verão, ou quando o shih tzu fica velhinho, e já não tem mais aquela elasticidade para alcançar as partes intimas, ou sofrem de incontinência urinária, ou são muito peludos, enfim, a tosa higiênica nestes casos é sempre uma boa opção.

Qual a frequência que devo tosar meu shitzu?

    
Qual a frequência que devo tosar meu shih tzu?
Shih tzu é uma raça que necessitam de tosa mais frequente, em torno de 45 dias, e necessitam de banho quase que semanalmente para que os pelos não embolem. Alguns cães sem raça definida também necessitam de tosa mais ou menos frequentes e caberá ao tosador analisar o caso de seu peludo com um acompanhamento mais personalizado. A escovação do pelo do shih tzu frequente também evita os nós, remove a pelagem morta, ativa a irrigação sanguínea melhorando a circulação, além de espalhar a gordura natural da pele deixando os pelos mais brilhantes.

Posso tosar meu shitzu em casa?


Posso tosar meu shih tzu em casa?
Não, a tosa merece cuidados de um profissional especializado, as máquinas de tosa podem ferir o shih tzu quando utilizadas por pessoas inexperientes, as lâminas aquecem, podem queimar o shih tzu, principalmente as tosas higiênicas que são partes mais delicadas corre-se o risco de ferir o cachorro. As máquinas de tosa também precisam ser específicas para cachorro, com lâminas especialmente desenvolvidas para cada tipo de tosa. Também é importante ressaltar que uma máquina utilizada para corte de cabelo humano não estará preparada para cortar pelo de cachorro, não aguentará.

A escolha de um tosador


A escolha de um tosador
A escolha do tosador para seu shih tzu é muito importante, verifique se o tosador é treinado em caso de uma emergência, se o ambiente é limpo e seguro evitando fugas, se ele tem experiência em banho e tosa, além de ser muito importante que ele goste do que faz, goste de cachorro, isto você conseguirá perceber observando o seu shih tzu ou até assistindo através de paredes de vidro, ou em último caso, peça para ver como é feito, escolhido o tosador, o ideal é que não fique mudando, o shih tzu acostuma com o local e o tosador e acaba se tornando menos estressante para ele estar no meio de pessoas já conhecidas por ele.

Enfim, por trás da tosa do shitzu não esta apenas a estética, a saúde e o bem estar também são fatores importantíssimos, portanto, curta o seu shih tzu quando chegar limpinho e cheiroso, vocês terão momentos muito agradáveis juntos.

Fonte do Texto: Blog do Cachorro
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato