Truques e dicas para escovar seu shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Truques e dicas para escovar seu shih tzu

Dicas para escovar o shih tzu - Escovar o shih tzu pode ser uma atividade divertida e da qual o shih tzu pode gostar. Mas você sabe como se deve escovar um shih tzu? Com que frequência essa atividade deve ser feita? Qual é o pente mais adequado? Em seguida, compartilhamos com você alguns truques e dicas que podem lhe ajudar a pentear o shih tzu. Vamos conhecê-los.

Porque é importante escovar e pentear o shih tzu?

   
Shih tzu com pelo saudável - Escovar e pentear o seu shih tzu é higiênico e permite que a seu animal se sinta mais saudável. Além disso, ele gosta quando é escovado, lhe agrada o contato próximo e a atenção extra recebida. Por outro lado, quando escovar o seu shih tzu, tire os pelos adicionais. E se seu animal tiver pelo comprido, penteá-lo permite que o seu shih tzu mostre seu pelo com brilho e elegância.

Além disso, enquanto você penteia o seu shih tzu, você pode detectar rapidamente se ele tem algum problema de pele ou qualquer outro mal-estar.

Escolha a escova adequado para o shih tzu


Escova para o pelo do shih tzu - A escolha de uma escova para shih tzu pode não ser tão simples. O melhor é se guiar pelo tipo de pelo que seu shih tzu tem. Tente evitar os pentes de cerdas porque não são suaves e, quando usado, pode machucar a pele do seu shih tzu. Os shih tzu de pelo comprido, precisam ser escovadas diariamente. Uma escova de cerdas firmes é uma boa opção para os shih tzu peludos, porque a inclinação dos fios das suas cerdas chegam na capa inferior e eliminam os pelos soltos sem causar dor.

Os shih tzude pelo curto, não precisam ser escovados frequentemente, porque seu pelo não se enrola tão facilmente. Mesmo assim, é aconselhável penteá-los 1 fez por semana para eliminar o pelo solto. Para isso, é possível usar uma escova de borracha ou uma luva que permite atrair a sujeira e o pelo solto que está na superfície. As luvas se ajustam sobre as mãos, elas são uma boa alternativa já que seu shih tzu irá imaginar que está sendo acariciado e não irá suspeitar, que na verdade, ele está sendo escovado.

Se tiver um shih tzu com pelo enrolado,  é aconselhável que ele seja escovado com frequência para evitar que o pelo se enrole. Para escová-lo, você pode escolher as escovas que têm cerdas de metal. Mas lembre-se de escovar suavemente para não danificar a pele e causar mal-estar no shih tzu.

Como começar a escovar o shih tzu?


Primeiro, dê banho no shih tzu -  Use um xampu adequado para o pelo do shih tzu. O xampu fabricado para as pessoas – inclusive o xampu de bebê – tem um pH diferente daquele que seu shih tzu precisa. Pergunte ao veterinário qual é o melhor produto para o seu animal. Se seu shih tzu tiver problemas de pele, é provável que ele precise de um xampu especial.

Logo depois de concluído o banho, é hora de penteá-lo. Primeiro, você deve começar pelo seu rosto. Embora seu rosto não seja muito peludo, ajuda a secar mais rápido os pelos e eles ficarão mais brilhantes.

Atrás de suas orelhas podem se formar alguns nós, por isso é recomendável dar uma atenção especial a essa área. Para isso, segure uma de suas orelhas com uma mão, com a outra sustente o pente e penteie suavemente o seu pelo. A forma de manusear o pente pode ser semelhante a de como se usa um pincel, quer dizer, primeiro penteie todo o seu pelo em direção do crescimento do pelo e logo depois em sentido contrário.


Isso faz com que o pelo brilhe muito mais e, além disso, é uma técnica simples que vai lhe economizar muito tempo. Você também pode começar por baixo e, em seguida, continuar com as partes superiores do corpo do seu shih tzu. As passadas têm que se caracterizar por serem curtas e suaves.

Muita atenção aos nós que se formam atrás das orelhas, também podem se formar no rabo, pernas e axilas do seu shih tzu. Se detectar nós, comece a escovação nos extremos dos pelos e depois trabalhe perto da pele.

Como tirar os nós?

  
Como tirar os nós do pelo do shih tzu - Os nós no pelo costumam se formar nos shih tzu que têm pelo comprido. Nos climas quentes, este processo de formação pode se acelerar. Por isso, é recomendável  que ele seja frequentemente escovado.

Se você encontrar um nó, irá precisar de um pente fino. Use a ponta do pente para desfazer o nó do pelo do shih tzu. E pouco a pouco, vá alisando os pelos até que o nó seja eliminado.

Fonte do Texto: Meus Animais 
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato