Como fazer seu shih tzu parar de comer tão rápido - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como fazer seu shih tzu parar de comer tão rápido

Como fazer o shih tzu parar de comer rápido -  Fazendo com que o shih tzu coma mais lentamente Lidando com o comportamento competitivo ao comer. Entendendo os perigos de comer rápido demais.

O seu shih tzu come muito rápido? Alimentar-se com muita voracidade pode atrapalhar a digestão do seu shih tzu; ele pode engasgar, arrotar, expelir gases, inchar e até vomitar. Felizmente, existem diversas coisas que você pode fazer para que ele ingira a comida mais lentamente. Lide com estes comportamentos diferentes quando o assunto é comer e aprenda o que deve ser feito para que seu shih tzu ingira os alimentos com menos voracidade.

Fazendo com que o shih tzu coma mais lentamente

  
Encha a tigela de comida do shih tzu de forma diferente - Ao invés de jogar toda a ração na tigela do shih tzu, vire-a ao contrário (desde que não seja uma de metal). Espalhe os pedaços por todo o anel que cerca o centro, para que o shih tzu tenha que circular pela tigela e levantar a cabeça para chegar ao outro lado.

Até algo simples assim pode fazer com que o shih tzu seja mais calmo na hora de comer, não precisando comprar nenhum equipamento novo.

Compre uma tigela especial -  Se quiser adquirir uma tigela plástica, comercial, procure pelas que possuem saliências no centro, e que possam deslizar pelo chão, de forma que o shih tzu tenha que "correr atrás" do alimento. Existem também tigelas que são cobertas por pecinhas semelhantes às de quebra-cabeças, onde a ração deve ser colocada por baixo, de maneira que o cão deve movimentá-las para encontrar a comida.

Divida o alimento do seu shih tzu em porções -  Você deve dividir a comida entre pequenos pires (muitos deles) e espalhá-las pelo local ou então colocar a ração entre potinhos (semelhantes aos de cupcakes) para que o shih tzu tenha que respirar um pouco antes de comer mais ou até encontrar os pires.

Coloque uma pedra grande no meio da tigela e espalhe a comida em volta dela. Use uma pedra grande, porque alguns shih tzu irão engoli-la se for pequena! Para raças pequenas, coloque 2 ou 3 bolas de golfe na tigela e coloque ração em volta delas, de forma que o cão tenha que mover as bolas para ingerir o alimento, atrasando-o.

Levante a tigela de ração -  Se nada disto funcionar, coloque a tigela de alimento num cadeira ou mesa baixa. Isto forçará o shih tzu a colocar as patas na superfície do móvel, além de direcionar o esôfago para baixo, o que pode diminuir a quantidade de ar engolida. Isto também fará com que a cabeça dele fique para cima, facilitando que os gases sejam expelidos pelo arroto.

Lidando com o comportamento competitivo ao comer

  
Determine se o shih tzu "compete" na hora de comer. Tem mais que um shih tzu? Talvez você perceba que ele come rápido demais pois tem medo que o outro roube sua comida ou até se apressa para comer a ração deste shih tzu! Este é o comportamento competitivo ao comer.

Separe as tigelas de comida -  Dê a ração aos seus shih tzu em pratinhos separados, colocados um em cada extremidade do quarto. Assim, cada shih tzu terá a chance de comer da própria tigela sem a pressão do outro logo ao lado. Se o shih tzu esfomeado estiver determinado a roubar a comida do companheiro, dê a ração em outro cômodo, de maneira que o outro cachorro shi tzu não o veja. Isto tira a pressão do shih tzu"vitimado" e a tentação do esfomeado.

Alimente seus shih tzu regularmente - Talvez você perceba que o shih tzu ainda assim irá comer rapidamente para ingerir os restos do outro puramente por hábito. Isto pode ser resultado da insegurança alimentar; ao dar a comida sempre num horário, ele terá "segurança" que irá receber sua ração.

O shih tzu pode ter passado por uma experiência desagradável que fez com que ele sentisse que este comportamento é necessário. Por exemplo, quando o dono chegou tarde em casa e o shih tzu acabou encontrando sobras de uma refeição. Quando a próxima refeição apareceu, ele "engoliu" sua parte e foi diretamente procurar os restos (da tigela do outro) por ter esta sensação de insegurança em relação aos alimentos.

Treine seu shih tzu novamente - Se ele adora um afago e atenção, distraia-o imediatamente após ele acabar de comer. Fale para ele sentar e recompense-o com muita atenção positiva. Se isto for feito de forma constante, ele virá até você para pedir atenção ao invés de disparar em direção à tigela do outro shih tzu!

Mantenha este comportamento -  Persevere em relação às mudanças na alimentação. Nem tudo pode funcionar, mas talvez você encontre algo que ajude seu shih tzu. Lembre-se, vai demorar para que aprendam a ir com calma na hora de comer. Se ainda achar que o shih tzu possui um comportamento egoísta e agressivo em relação aos alimentos, pode ser um problema de posse e não de pressa para comer. Geralmente, os shih tzu possuem tendência de serem mais agressivos em relação aos alimentos se um deles possuir algo que o outro quer.

Entendendo os perigos de comer rápido demais

   
Perceba que alimentar-se com muita velocidade pode causar problemas de saúde. Se alimentar seu shih tzu se assemelha à experiência de jogar frangos para um crocodilo, tudo pode tornar-se mais frustrante. Mais que isso, engolir a comida apressadamente pode levar a diversos problemas perigosos.Nunca ignore o hábito de comer rápido demais. Tente solucioná-lo enquanto fica de olho em potenciais problemas de saúde.

Observe problemas de arrotos e flatulência -  Quando o shih tzu é voraz demais, ele também ingere muito ar. Isto pode resultar em coisas simples como arrotos ou a eliminação de gases intestinais, algo que não é algo agradável para quem está por perto, mas é relativamente inofensivo.

Veja se o shih tzu engasga -  Quanto mais rápido ele come, menos irá mastigar, o que pode fazer com que ele engasgue se algo grande passar pelo esôfago.

Procure por sinais de inchaço - Estes sinais incluem: barriga inchada, andar "corcunda", tentar e não conseguir vomitar, apatia e ritmo incomum. Sempre ligue para seu veterinário se suspeitar de inchaço, pois é algo emergencial, sendo melhor perder alguns minutos para ligar do que ignorar um problema potencialmente fatal.

Inchaço causado por alimentos pode aumentar a chance de contorcer o estômago do seu cão, cortando o fluxo sanguíneo para o órgão, o que pode causar danos irreversíveis a ele ou até mesmo a morte. Um cachorro com este sintoma deve ser tratado imediatamente por um veterinário. Não existe remédio caseiro.

Fonte do Texto: Wiki How
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato