Saiba identificar os sintomas de dor no seu shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Saiba identificar os sintomas de dor no seu shih tzu

Mudanças comportamentais, como apatia, falta de apetite, agressividade, entre outras são alguns dos sinais de problemas que o shih tzu está enfrentando. A dor pode ser sintoma de problemas mais graves como infecções, doenças ortopédicas, entre outras. Os shih tzu, assim como o homem, sentem medo, tristeza, solidão e dor. Mas identificar o que está acontecendo com seu shih tzu pode ser mais difícil do que parece. “Reconhecer a dor em um shih tzu pode ser algo complexo. Envolve perceber sinais evidentes e sutis”, explica José Roberto July, médico veterinário da Julyvet Clínica Veterinária.

Segundo o especialista, o tutor tem que conhecer muito bem seu shih tzu, assim como o comportamento natural de sua espécie e seu comportamento individual, para assim reconhecer mudanças que possam estar associadas a dores. Tudo isso porque o shih tzu não pode verbalizar o que está sentindo, mas pode apresentar algumas alterações em seu comportamento.

Para o médico veterinário, shih tzu calmos e comportados podem ficar agressivos, enquanto shih tzu considerados bravos podem ficar apáticos. Cada shih tzu demonstra mudanças distintas, odem ser mudanças na ingestão de alimentos, na frequência ou modo como faz suas necessidades ou na sociabilidade. A automutilação também é um sintoma muito comum no shih tzu com dor, e geralmente vem acompanhada de diminuição do apetite, depressão e apatia. As mudanças dependem e variam de acordo com o nível da dor, da tolerância do animal, das condições em que a dor ocorre, entre outros fatores.

Possíveis causas de dor no shih tzu


Saiba identificar os sintomas de dor no seu shih tzu
As causas para o shih tzu sentir dor são muitas, segundo o dr. José Roberto July. Pode ser desde a uma reação local após vacinação a uma infestação por ácaros, que causam coceira intensa, além de uma dor menos grave, ou ainda por causa de artrite (inflamação das articulações), artrose (degeneração da articulação) ou até procedimentos ortopédicos.

Também são comuns dores mais intensas em vísceras (órgãos, como torção de estômago ou de intestino, infecção urinária, pancreatite, entre outros). Lembrando que todos esses casos podem fazer com que o shih tzu se isole ou mesmo agrida ao ser tocado. Várias doenças podem causar dor em níveis variados, sendo importante observar os detalhes e a intensidade dessas manifestações. Um shih tzu que reage à aproximação de uma pessoa rosnando pode estar sentindo menos dor que um que reage latindo e ameaçando morder”, avalia.  
Uma vez observadas mudanças no comportamento do shih tzu que possam indicar dor, o tutor deve levar o shih tzu ao veterinário para que ele seja avaliado, examinado, e a fonte da dor possa ser identificada e tratada de forma adequada. Manifestação de agressividade pode indicar que o shih tzu está sentindo dor.

Perda de apetite no shih tzu

Shih tzu não que comer: Este sintoma  muitas pessoas não associam  a dor. Mas é um sinal de que algo não vai bem. Fique atento! Se ele continuar sem querer comer por algumas vezes, procure seu veterinário.

Shih tzu Agressivo

Shih tzu bravo: Um shih tzu que é normalmente muito amigável pode se tornar  agressivo e até mesmo tentar morder, quando está com dor intensa. Especialmente se eles são tocados em uma área que dói. Outros podem buscar mais atenção de sua família, muito mais do que o habitual. Outras mudanças de comportamento, como se recusar a subir as escadas, não querer abaixar a cabeça para comer ou não saltar para cima do sofá, são grandes pistas para você detectar uma dor no pescoço ou nas costas

Shih tzu com a Respiração ofegante

Shih tzu com dificuldade para respirar: Você sabia que ficar ofegante é sinal de dor nos shih tzu? Este sintoma é muito difícil de  ser detectado, uma vez que ficar ofegante é uma coisa muito normal para shih tzu. Se seu shih tzu ficar ofegante , de repente ou no meio da noite,  Fique atento e procure outros sinais de dor.

Lambida

Shih tzu se lambendo: Se o seu shih tzu está lambendo  em excesso, uma área localizada, isso pode indicar que dói. Muitos cães vão lamber suas feridas,  os coxins das patas feridas e outras áreas do corpo onde sente dor. Nem sempre é óbvio que alguma coisa dói, mas geralmente é fácil dizer que algo não está certo quando você pegar seu shi tzu mastigando e lambendo insistentemente um determinado ponto.

Shih tzu mancando

Shih tzu mancando o que pode ser:  Os shi tzu podem mancar por várias razões, todas elas relacionadas à dor. Na velhice os shih tzu costumam ter artrite. Algumas pistas  de que seu shih tzu está com dor relacionada à artrite  pode ser quando ele se recusa a subir as escadas ou tem dificuldade  para se levantar .Se ele for jovem e estiver mancando, pode estar com algum vidro ou outra coisa na pata ou até mesmo uma fratura.

Shih tzu dor de barriga

Shih tzu com diarreia: Salivação excessiva é uma boa indicação de náusea e claro, vômitos, diarreia são sinais fáceis de serem identificados como dores abdominais no shih tzu.

Shih tzu uivando

Por que os Shih tzu uiva: Gritar de dor pode ser melhor maneira de um shih tzu para dizer às pessoas de que algo dói. É algo mais próximos eles têm de falar. Uivar ou choramingar sem motivo aparente pode ser um sinal de dor em seu shih tzu. Saber onde a dor vem pode ser a parte mais difícil neste caso. Se o seu shih tzu chora quando uma determinada área é tocada, leve-o ao veterinário.

Postura ou movimento - Mancar ou manter um membro erguido sem tentar utilizá-lo; posição tensa e anormal, variando com o local da dor: dor na cabeça ou orelhas pode fazer o gato virar a cabeça para o lado afetado. Dor generalizada no tórax ou abdômen pode fazer o gato ficar encolhido ou curvado. Se a dor for torácica, o gato pode estender sua cabeça, pescoço e corpo. Um gato com dor abdominal ou nas costas pode se manter em pé, deitar de lado ou caminhar com um andar alterado.

Fontes do Texto: Pet Mag / Luisa Mell
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato